01

dez

2012

Cantinho dos Pais

Buscar Ajuda

Não acredito nas famosas palmadas como uma forma eficaz de castigo. Acredito que podem gerar apenas revolta e rebeldia ocasionando até problemas futuros, além de não corrigir os “maus” comportamentos.

O adulto deve tomar cuidado também com as ameaças não cumpridas, pois geram ansiedade e falta de confiança, sendo que a criança volta a repetir o mal comportamento já que não tem nenhuma conseqüência ruim em sua atitude.

Já o excesso de permissividade pode ocasionar problemas futuros na vida da criança, pois não conseguirá adquirir consciência dos limites frente à vida, sem parâmetros do “certo e errado”, podendo sofrer diante da realidade mais tarde.

Acredito que uma boa alternativa para punir a criança no momento que teve algum comportamento impróprio, seja tirar algo que ela goste muito temporariamente explicando de forma clara, sincera e firme o motivo da sua atitude.

Criança Desobediente

Provavelmente ela irá protestar, mas se houver uma relação de confiança entre o adulto e a criança, esta acabará compreendendo a atitude do adulto, e já vai saber o que ocorrerá caso repita o comportamento.

Os limites são imprescindíveis às crianças. Devem aprender desde cedo sobre cidadania e boa educação, respeitando as outras pessoas, o meio ambiente, aprender a ter responsabilidade com suas tarefas. Tudo isso faz parte do processo de um crescimento mais sadio da criança, ajudando-o a transformar-se em um adulto mais consciente da realidade e pronto de forma a compreender que é preciso respeitar os deveres e direitos das outras pessoas.

A criança precisa aprender esses valores desde cedo, pois vai tomando consciência do mundo em que vive e percebendo que seus bons comportamentos e boas atitudes refletem boas respostas do mundo que a cerca.

É importante dar às crianças pequenas tarefas domésticas, pois desta forma sentem-se úteis e importantes, criando um senso de responsabilidade e assumindo um papel significativo no contexto do mundo em que vivem.

Bom, é lógico que nem tudo corre perfeitamente e como estão num processo de aprendizagem vão cometer muitos erros, mas o importante é que consigam reconhecer erros e acertos neste longo caminho.

Nossa sociedade hoje é repleta de jovens que cometem infrações e crimes indiscriminadamente, pois não tiveram a noção de limites. Acham que podem fazer tudo sem nenhum tipo de punição, prejudicando a si e a outros.

Na orientação quanto a disciplina de nossas crianças não deve haver nem o radicalismo que exige da criança o comportamento perfeito e nem a falta dos valores básicos para a formação da personalidade e isto inclui o respeito como valor primordial.

A educação de nossos filhos deve ser embasada numa relação criança-adulto de compreensão, carinho, amor atenção e sinceridade. São critérios que auxiliam na formação da personalidade e do caráter de forma.

23 ideias sobre “Como Punir a Criança Desobediente?

  1. olá!
    Sou educador infantil, e para repreender os meus alunos eu os tiro da brincadeira e deixo-os observando por algum tempo, logo após eu falo com ele dizendo por que ele estava ali, logo após dou um abraço e digo que o amo!
    Estou fazendo o procedimento certo?

    • Me ajudem minha filha de 15 anos é muito desobediente, mentirosa, desonesta, faz tudo pelas costas.
      Já dei todos os castigos possíveis, tipo: Ficar sem ouvir musica que ela gosta, sem internet, sem computador, sem celular, sem sair com amigas, etc… Quanto a educação sempre mostrei pra ela tudo de certo e errado, explicando as consequencias de seus maus atos, sempre ensinei a se portar com decencia e ordem, ensinei a como agir em momentos de desesperos. Só que mesmo assim ela continua sendo rebelde, nao quer estudar, tira notas ruins, desobedece, menti na minha cara mesmo eu vendo a verdade, nega ate o fim, e ainda me olha com cara de: “idaí eu fiz mesmo”. Estou quase pegando ela e levando para casa do pai dela pra ele e a madastra cuidarem, pois sou separada dele a 12 anos, o que faço?

  2. tenho uma bebê de 1 ano e 7 meses ela e muito teimosa e mexe em tudo desde bebezinha sempre tento conversa com ela mais nao tem conversa e nem castigo para fazer com que ela me obedeça mesmo tirando o que ela gosta ela não obedeçe.

  3. Tomo conta de uma criança com quase 3 anos que na rua me desobedece, fugindo e não me ouvindo.
    Já lhe dei uma palmada no rabo e não adiantou, mas também já expliquei os perigos da rua, ou seja que há carros que a podem magoar e que há pessoas que são más e a podem levar e ela nunca mais me ver ou nunca mais ver os Pais, mas não adianta pois está sempre a fugir e não tem medo de nada.

    Acontece que tb tomo conta de outro bebé com 9 meses e quando vamos aos parques infantis levo o bebé no sling e o mais crescido pela mão, mas o mais crescido sempre que me apanha distraída foge e apesar de pequenino não se perde.

    Ajude me por favor pois já experimentei por uma trela para crianças, mas tb não resultou. Não quero privar a criança de ir a parques, mas tenho receio que aconteça uma tragédia.

  4. Tenho uma filha de 11 anos ja nao sei mas o que fazer. Quando ela faz algo errado dou castigo tiro o celular dela e nao deixo ela sair para casa da minha irma. Mas ela fica sem falar comigo, e continua com pirraças, ela teve uma doença chamada alopcia areata, estress ja levei em psicologa, melhorou um pouco, mas ja tem 5 anos que nao vamos mais nao sei o que fazer alguem mim ajude por favor.
    Amo muito minha filha o que devo fazer mim reponde por favor

  5. tenho uma criança de 1 ano , um de 9 e uma de doze e são muito desobidiente , ñ sei mas o que fazer o de 1 ano é muito desobidiente e mexe muito em tudo , vc repreende mas ele continua , dorme quando quer , ñ sei mas o que fazer me ajuda , os outros são pior são respondão , desobidiente , a de doze me responde , só quer fazer o que quer , se irrita com facilidade , comigo e com todos ao seu redor , começa a fazer algo e ñ termina ,ñ tenhe responsabilidade nem com nada , me ajuda

  6. tenho 03 filhos eu naõ trabalho fora porque tenho que cuida dele eles mim responde briga o tempo imtero meu esposo trabalha odia inteiro a idade dele e nataianny 11 gabrielhy 9 Arthur 4 que devo fazer para puni eles

  7. OLA….TENHO UM FILHO DE 5 ANOS E PRA ELE NAO TEM ACORDO E MUITO DESOBEDIENTE NAO OBEDESCE A NIMGUEM POIS NIMGUEM QUER FICAR COM ELE POIS DEBOXA DE MIM QUANDO FALO COM ELE NAO MIM RESPEITA E DIFICIL NAO SEI O Q FAZER….

  8. OLÁ MEU FILHO TEM 4 ANOS E 5 MESES MEU DEUS TA TÃO DESOBDIENTE NÃO SEI MAS O QUE FAZER.
    JA CONVERSEI COM ELE, COLOQUEI DE CASTIGO, TIREI TUDO QUE ELE GOSTA DE FAZER E JA DEI ATÉ UMAS PALMADAS.
    O QUE TENHO QUE FAZER PRA QUE ELE MELHORE JA CHOREI DE TÃO NERVOSA QUE FIQUEI COM ELE HOJE.
    POR QUE ELE ESTÁ DESOBEDECENDO NA IGREJA, ESCOLA EM CASA.
    POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!! EU AMO MEU FILHO É A RAZÃO DO MEU VIVER!

  9. OLA TENHO UM FILHO DE DOIS ANOS ELE NAO ME OBEDECE E AINDA POR CIMA ELA GRITA O TEMPO TODO NAO TEM PACIENCIA PARA OUVIR ,E QUER FALAR MAS ALTO DO QUE EU OQ EU FAÇO NAO SEI MAS ME AJUDA..AMO MUITO MEU FILHO ME DE UMA RESPOSTA.

  10. Olá tenho um filho de 9 anos e estou quebrando a cabeça em cuidar dele sozinha o menino eh desobediente respondão mente em relações das tarefas escolar nao sei mais oque fazer por favor alguém me ajude como educar uma criança de nove anos

  11. tenho um menino de 4 anos e em casa nao me da trabalho nenhum,mas na escola ele nao obedece a professora, corre, sobe no armario, nas mesinhas, ela diz q xinga ela( mas em casa nao falamos palavroes e ele tambem nao em casa) como devo agir…pois deixo ele de castigo sem as coisas q ele gosta e falo claramente o porque ele nao ta por ex: assistindo os desenhos q ele gosta…o q devo fazer??? me respondam urgente por favor

    • Olá Franciele, sou professora… vou dar uma opinião: o problema do seu filho é só na escola??? ou em outros lugares longe de vc também? pois se for só na escola talvez o problema não seja ele e sim a professora dele… Pergunte ao seu filho o que ele fez na escola, se ele gosta, etc… mostre interesse por ele e confiança também… Espero ter ajudado! Fica com Deus!

  12. Tenho enfrentado muitas lutas na educação dos meus filhos,tenho um de 13 anos e outro de 8 anos.
    Eles não me obedecem, o mais velho não quer estudar, o mais novo apronta na escola ,tenho feito de tudo, leio muito pra tentar acertar,e muitas vezes dá certo.Porem o meu marido que é pai deles é muito permissivo e sempre faz tudo que eles querem,muitas vezes dou castigo e ele tira me desautorizando na frente deles. JÁ conversei com ele varias vezes pois isso atrapalha na educação deles,que sou eu que fico maior parte do tempo com eles. Mais ele diz que não tem forças para castigar ou não gosta de fazer isso. Acho que o problema tá nele. Isso me faz sofrer muito pois me sinto só, nessa árdua tarefa de educar. Meus filhos me acham chata,pois sou sempre eu quem reclamo ou castigo. ME AJUDE POR FAVOR!!!

  13. eu tenho um irmao de 2 anos sou eu quem cuido dele ele nao me obedece ele chora esperneia por tudo meche em tudo bate em min me grita eu nao aguento mas o que eu faço

  14. Tenho um filho de 4 anos, ele é muito amoroso e carinhoso comigo e com todos, mas está muito desobediente, eu sou professora e trabalho na escola que ele estuda, então ele teima muito comigo perto das outras professoras e da minha patroa eu quase morro de vergonha, pois na escola eu não posso “ficar brava” com ele, por estar perto de outros alunos. Meu marido ele obedece como um adulto, as vezes acho até que ele tem é medo do pai dele, pois vai até ao supermercado e fica comportado, já comigo ele faz birra, chora, grita…. o que eu faço? me ajudem por favor!!! pois as regrinhas de comportamento, cadeira de pensamento, isso tudo já fiz… eu tenho 37 alunos de 3 anos que me obedecem, ou seja, minha tristeza e medo é que dou conta de uma sala de aula com 37 alunos de 3 anos e não estou dando conta do meu filho de 4 anos… porquê?????????

  15. Olá, tenho 15 anos e tenho dois primos, o Rômulo de 4 anos e o Gustavo de 8.
    Minha tia, apesar de ser uma ótima mãe, não sabe mais o que fazer com meu primo mais velho Gustavo, quero poder ajudá-la, ele é um tipo de criança que não obedece e não quer saber de estudar.
    Minha tia conversa toda vez antes dele ir pra aula, deixa de castigo ms não adianta, ele continua fazendo as mesmas coisas. Fico triste, pois queria muita ajudar, e gostaria que meu primo melhorasse o comportamento inadequado. Você poderia ajudar, por favor?

  16. ola.
    meu filho fez 12 anos ,ele e um adolescente otimo ,estudioso amoroso e calma,mas esta dando pra ficar mentindo pra mim, ele esta faltando a escola a explicadora e nao me fla nada quando eu vou descobri ele fala que foi que o professores que esqueceu de coloca presente na agenda dele,
    quando eu vou conversa sobre os assunto ele nao olha nos meus olhos fica olhando para o chao ou desvia o olhar.
    coloquei de castigo tirando celular ,computador,e televisão que ele mas gosta de fazer.
    estou em duvida como proceder este castigo ,eu trabalho em horarios que ele esta em casa, quando ele chega em casa eu saio para trabalhar e retorno so a noite.
    pois sou separada do pai dele .
    me oriente como educar e proceder nestas punição.
    grata..

  17. Tenho um filho de 6 anos matheus nao me obedece d maneira alguma perto de mim ele e de um jeito eu dou as costas ele apronta tds ja bate na professora bate nos amigos chinga mtos palavroes dessafia agente o tempo todo sai correndo grita ele vai no psicolago mas ate agr nenhuma melhora ele ja tomou maracujina tava tomando floral infantil mas nao ajudou nda oke eu faco me ajude me diz oke eu faco com esse comportamento agressivo nao aguento mas isso tdo dia sou chamada na escola e na creche tbm me ajude por fvor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>