Alimentação e Sono

cantinhodospaisAs visitas regulares ao pediatra são fundamentais para acompanhar a saúde do pequeno. A criança está em fase de crescimento e o médico irá acompanhar e orientar os pais passo a passo neste processo de desenvolvimento, prevenindo doenças e indicando tratamentos caso haja alguma alteração no estado de saúde da criança.

As crianças gastam muita energia possuem grande vitalidade e por isso necessitam de um sono tranqüilo e revigorante.

alimentacao01Geralmente as crianças tendem a “lutar” contra o sono e querem permanecer acordadas até mais tarde. O mais importante é que a criança durma a quantidade de horas de sono suficiente para “recarregar suas energias” e tenha uma boa qualidade de sono principalmente.

Um bom sono é importante para que a criança descanse de modo suficiente que não atrapalhe suas atividades diárias. Caso apresente sintomas de cansaço físico constante sem razões aparentes se faz necessário uma avaliação do pediatra para verificar o que possa estar ocorrendo.

Em relação a alimentação o pediatra também irá avaliar se a criança está com o peso certo para sua idade e se sua alimentação está adequada.

Algumas crianças se alimentam bem e comem de tudo, já outras dão mais trabalho negando alguns tipos de alimentos, fazendo birras e protestos.

Os alimentos oferecidos devem ser atrativos e o adulto não deve “barganhar”, ou seja, “se você comer eu lhe dou um brinquedo!” ou dizer que fica triste caso ela não coma. Os argumentos devem ser reais: “Se você se alimentar bem ficará forte para brincar mais, além disso, é importante para que não adoeça!”, caso nada resolva procure um pediatra para orientação.

As guloseimas tão adoradas pelas crianças devem ser controladas. Não devemos proibi-las de comer coisas gostosas e que lhes dão tanto prazer, porém, o consumo deve ser moderado, evitando problemas como a obesidade, mal estar e/ou deficiência de vitaminas, pois elas necessitam de vitaminas provindas dos alimentos necessários para o fortalecimento do organismo que está em fase de desenvolvimento para um crescimento saudável.

Nenhum Comentário »

No comments yet.

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados