Amor ou Dependência Emocional?

O que é dependencia emocional?

dep_emocional1

O dependente emocional demonstra uma dependência afetiva em relação a uma outra pessoa. Ele necessita da aprovação, aceitação e reconhecimento do outro para lidar com as situações da vida. Assim pois não acredita no seu próprio valor.

No seu poder de tomar decisões. E assim fazer escolhas e até mesmo na sua capacidade de conquistar alguém. Portanto muitas vezes aceita relações destrutivas como um prêmio de recompensa.

É uma pessoa submissa e insegura. Pois sua percepção de si mesma é muito frágil. Sente-se incapaz de agir adequadamente sem ajuda de outras pessoas e por isso recorre frequentemente aos outros para ser orientada. Ajudada e direcionada. Sendo que tudo isto surge da necessidade de satisfazer suas necessidades internas e não pelo desejo de estar na companhia da outra pessoa.

Transtorno De Personalidade Dependente.

Critérios Para Diagnóstico.

Conforme DMS-IV-TR “O transtorno da Personalidade Dependente é um padrão de comportamento submisso e aderente. Relacionado a uma necessidade excessiva de proteção e cuidados.

Seguem alguns critérios para diagnóstico do transtorno:

  • Dificuldade em tomar decisões sozinho. Fato que gera uma necessidade excessiva em pedir opiniões alheias para resolver situações da vida cotidiana.
  • Necessidade em transferir a responsabilidade de suas ações para outras pessoas.
  • Geralmente apresentam dificuldade em discordar das opiniões das pessoas por medo de ser desaprovado e perder o apoio delas. já que não acreditam ser capazes de “funcionarem” sozinhos.
  • Por não acreditarem em si próprios. Sentem-se incapazes de iniciar projetos ou fazer coisas de forma independente. Precisam de supervisão para realizar as coisas, ou seja. Alguém que “garanta”, de alguma forma, que as coisas vão dar certo.
  • Sentem-se inseguros e desamparados sozinhos. pois acreditam ser incapazes de cuidar de si próprios, demonstrando um medo excessivo de serem rejeitados ou abandonado.
  • Quando um relacionamento amoroso é rompido. Sentem assim a necessidade de procurar um novo relacionamento para suprir uma carência e um sentimento abandono.
    Dependente Emocional.

Uma pessoa dependente emocionalmente demonstra em suas ações e sentimentos uma fragilidade e carência, que pode afetar negativamente seus relacionamentos. Seja nas relações amorosas , como entre amigos, colegas de trabalho, pais e filhos, entre outras.

O fato que torna mais grave essa situação é que o dependente emocional. Muitas vezes, aceita qualquer tipo de relação por medo de perder a outra pessoa. Com o medo de ser abandonada, muitas vezes tolera abusos sexuais, verbais, físicos, entre outros.

Origem Da Dependência Emocional

DependênciaA maneira como as crianças são criadas na infância são fundamentais para o desenvolvimento de adultos seguros. Confiantes e independentes emocionalmente, portanto. A forma como somos educados e preparados por nossos pais, professores, avós e parentes mais íntimos possuem um papel prioritário em nossas vidas.

Os adultos dependentes emocionalmente geralmente foram crianças que não se sentiram amadas. Queridas e importantes. Dessa forma, sentem a necessidade quase que vital de dependerem do amor de outra pessoa. Já que não viveram isso em sua fase mais tenra.

Existem pais que culpam, desprezam, humilham e que não respeitam os sentimentos de seus filhos. As crianças que são tratadas assim sentem que não são dignas de serem queridas. Amadas e passam a omitir seus sentimentos porque não sentem estes como sendo importantes.

O fato não é que os pais não amem seus filhos. Mas assim muitas vezes com a intenção de acertar. Supervalorizam o que seus filhos fazem de errado (apontando frequentemente uma falha) e desprezam totalmente as vitórias e as conquistas dele.

DependênciaOutros tipos de pais protegem demasiadamente seus filhos. É bastante comum que muitos pais protejam seu filho em excesso. Satisfazendo todas as suas necessidades. Como uma forma de compensar sua ausência frequente no papel de pai.

Proteger e bom mas não muito!!!

Outros protegem demais por medo de “perder” o filho e ficarem sozinhos. Dessa forma, induzem os filhos a acreditarem que só debaixo de suas asas estarão seguros.

Os pais tornam-se permissivos em excesso, pagando todas as contas do filho. Cedem coisas materiais sem limites e não incentivam os filhos a trabalhem fora para ganhar seu próprio sustento, ou seja. Propiciam ao filho um mundo de fantasias que na realidade não existe.

Os filhos que não precisam fazer muito esforço para conquistar as coisas por si próprio. Apresentarão dificuldades a ser mais independentes no futuro quando forem adultos. Já que os pais supriram todas as suas necessidades.

Como Os Pais Podem Ajudar?

Os pais precisam estimular seus filhos a adquirir autonomia e auto confiança.

Como conseguir isso?

DependênciaDemonstrando amor e confiança nas ações de nossos filhos. Desenvolvemos adultos com uma boa auto estima. Seguros de si e pouco dependentes da aprovação dos outros.

Tanto a falta de demonstração de amor e carinho como a superproteção exagerada podem desenvolver adultos dependentes. A criança que não sente que é amada. Pode se tornar insegura em relação ao amor dos outros. Pois cresce com a crença que não será amada nas relações futuras no decorrer de sua vida.

A criança precisa se sentir valorizada e amada para acreditar em si própria. E na sua capacidade de se nutrir principalmente emocionalmente. Assim, se tornam pessoas completas e não pessoas que ficam à espera dos outros para se completar.

Essas pessoas acreditam que são incapazes sozinhos (porque em algum momento alguém o fez acreditar que era incapaz).

Por outro lado. Não devemos superproteger nossos filhos para que ele possa aprender a caminhar com suas próprias pernas adquirindo segurança.

Necessitamos de uma forma de proteção mesmo depois de nos tornarmos adultos.

Esta proteção significa um apoio emocional. Mas muitas pessoas “dependem “ deste apoio como algo ou alguém que pode salvá-lo de situações extremas e impedir suas frustrações. Essa é a dependência doente que faz com que muitas pessoas se mantenham em relações destrutivas e de muito sofrimento.

Dependência Emocional Ou Amor?

Muitas vezes as pessoas justificam a entrega total ao outro dizendo: “olha como eu amo essa pessoa!!!” e não percebem o quanto as suas fragilidades estão embutidas neste pensamento…

A pessoa anula-se de tal forma que perde sua identidade e exige do outro este empenho na mesma proporção. Quando não recebe esse retorno afetivo revoltam-se pela falta de gratidão e reconhecimento.

Chegando ao ponto de sentir uma raiva incontrolável sobre os outros e sobre si próprios porque fica com o sentimento: “Eu dei tudo de mim e não percebi mudanças”.

A pessoa estrutura a sua vida em torno da vida do “outro” de tal forma que é difícil para ela imaginar que pode existir sozinha. O dependente emocional demonstra uma forma de dependência em relação às pessoas semelhante à dependência de drogas ou álcool. Sexo ou compulsão alimentar e necessita de tratamento. Pois pode destruir a própria vida.

DependênciaSão pessoas que apresentam baixa autoestima. Se autodepreciam frequentemente e magoam-se facilmente com as opiniões alheias, além disso.

Apresentam dificuldade em expressar seus sentimentos. Por medo de sentirem-se vulneráveis.

Quando o relacionamento amoroso do dependente emocional chega ao fim. Este tem a tendência em procurar outra pessoa problemática. Para dar início a um novo ciclo.

O problema é que muitos adultos não amadurecem e permanecem como crianças por toda a vida num relacionamento amoroso. O ser humano se torna maduro no momento em que ama e não somente necessita do outro.

Abastece sua relação de trocas e não só recebe…. Este é um amor verdadeiro!

Uma flor que nasce no meio de uma grande floresta, exala seu perfume. Demonstra sua beleza e leveza. Independente da admiração dos outros…

Assim é o verdadeiro amor!!!

Psicoterapia.

O primeiro passo para reduzir esta dependência é iniciar um processo de psicoterapia. Para assim adquirir auto conhecimento e consciência do seu próprio valor.

O psicólogo irá ajuda-lo a identificar em que áreas da vida essa dependência surge. E de que forma está afetando sua vida e suas relações. Além de buscar assim as causas e tratá-las.

Neste processo fortaleceremos a sua autoestima. Tornando-o mais seguro e dependente de si próprio. Quando as pessoas começam a gostar de si mesmas. E assim aprendem a cuidar de suas próprias feridas. Quando nos amamos, procuramos pessoas que nos valorizem e nos respeitem pelo que somos.

Este ciclo de dependência pode ser interrompido e desfeito quando a pessoa dependente. Dessa forma o com auxílio do psicólogo. Compreende que a solução do seu problema mora dentro de si próprio. Pois precisa tomar responsabilidade por si. Tomar conta da sua vida e assim ficar disponível para poder verdadeiramente amar.

A psicoterapia irá auxiliar a pessoa a expressar os seus sentimentos e necessidades de forma mais adequada e, a partir daí. Ela adquire noção dos seus limites e ganha perspectiva sobre si própria.

Utilizaremos técnicas que ajudam na busca da individualidade dentro de um relacionamento amoroso, por exemplo. Para que cada um tenha seu espaço de tempo e privacidade que é fundamental para a autoestima de ambos.

A dependência emocional pode influenciar negativamente. Cegar e impedir seu crescimento. Assim aceite-se mais. Ame-se muito mais e dependa especialmente de você!

Veja Todos os Post. me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.

Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

248 comentários em “Amor ou Dependência Emocional?”

  1. blank
    Karina

    Mim separei há 8 meses e não consigo prosseguir,

  2. blank
    cristiane aparecida carlota

    estou uma mulher sem vida , sem animo , não consigo dar atenção para meus filhos , tenho vontade de morrer , porem penso muito neles , meu esposo com quem estou há mais de quinze anos ,só sabe me deixar pra baixo ,mas mesmo com tudo que ele faz não consigo largar e tentar outra vida, sou negativa , penso em dormir o tempo todo , trabalho por obrigação ,quero ficar sempre sozinha. afinal preciso de ajuda para tentar ver se ainda ha tempo de saber o que é felicidade….

  3. blank
    Renata Carvalhaes Silva

    Me identifiquei como dependente emocional qd percebi que a forma como as pessoas agiam comigo fazia com que eu me anulasse como pessoa. Vivi um relacionamento por 3 anos e 5 separações, devido ao jeito dele grosseiro e brigão, eu não conseguia aguentar as agressões verbais, que sempre atirei da minha mãe desde criança. Acabei tendo coragem de terminar mas não sei se falhei e deveria insisyir pois ainda o amo ou se fui corajosa e não tenho que aceitar esse tipo de tratamento. Está doendo muito a falta mas preciso me amar e me respeitar.

  4. blank
    56-01

    Oi gente, hoje eu tava precisando desabafa, é eu não consigo dizer pra ninguém, mais vou tentar. Eu conheci um rapaz e éramos amigos, a família dele sempre foi complicada, mas pra mim só tava dizendo onde ele errava. Quando ele quis se aproxima foi meio que espantoso pra mim, eu srmpre gostei de ficar sozinha por medo de alguém me magoar, por medo de ficar nessa dependência emocional. Mais ai, eu confiei nele dei um voto. No início era tudo perfeito, super se entendiamos , mais um 6 meses se passaram e ele me traiu por termos brigado, so que nesse momento ele falou com a ex dele, dizendo coisas que ele nunca havia dito pra mim, que queria voltar com ela, que amava ela, que ela sempre foi o amor da vida dele, até então eu não sabia disso, passou 1 mês e meio e ele ja tava estranho comigo, tava seco, me ignorando, é eu fui conversar e aí eu mexi no computador dele entrei no Facebook e fui fuxicar e daí apareceu tudo em peso, qnd ele me viu q já tinha visto tudo, ja tava chorando horrores ele ainda teve cara de pau de dizer tanta coisa, tempo depois eu já não tava mais suoortands ficar longe dele poq no fundo eu amei ele de verdade, mais eu idiota, voltei. Depois a gente já tinha começado a brigar de novo poq ele nunca aceita o que digo a respeito dos erros deles, ele nunca me ouve, ele nao para pra me entender, ele sempre diz que sou culpada, que tenho que supera e guarda tudo. Já tava ficando cansada de vê ele dizendo que não sente nada por mim, sabe eu confiei nele, eu fazia tudo por ela até ser uma coisa que nunca fui ser romanticr eu fui, sabe eu nao queria reconhecimento do que eu faço pra ele, eu queria me sentir amada, eu queria sentir que ele se importa, eu queria reciprocidade, eu tinha levado isso tudo a serio, eu queria realmente monta uma família. Eu só queria amor o tempo todo. Talvez eu seja dependente emocional, eu era ciumenta nao nego, eu irritava eles as vezes, eu sempre entendi ele, sempre ouvir, sempre dei conselhos, puxao de orelha. O que mais me doeu k-56/01 foi que voce nunca fez esforço por mim.

  5. blank
    pedrito

    nao sei por onde comecar mas sinto que tambem sofro da dependencia emocional….namoro a 6 anos uma mulher que amo tanto e sei que ela tbem me ama mas ela ainda tem aquela de quer brincar ainda..por vezes brigamos por nada e eu fico furioso ao ponto de nos falarmos coisas que magoam..ja nos separamos varias vezes mais depois voltavamos da ultima vez que nos separamos foi por causa de uma traicao foi deficil perdoa-la mas em fim acabamos voltando agora to vivendo um inferno pior ela vive me dizendo que se eu continuar assim vai me deixar vives me ameacando mas por vezes sinto que tbem n tenho culpa…preciso de ajuda bja nao aguento viver assim opior e que nao consigo deixa-la quando penso em terminar um medo grande me assola nao sei porque ajudem-me

  6. blank
    Laura Medeiros

    Estou passando por uma crise no meu relacionamento e lendo esse artigo.. me identifiquei com cada palavra. meu pai foi muito ausente (emocionalmente) na minha vida, eu tinha a necessidade de amar e me sentir amada. foi quando conheci meu marido, ate que nos damos bem, mas ultimamente estou … nao sei nem como me definir…. ansiedade aumentou, acredito estar em depressão,muita turbulência na minha vida e ele nao compreende, nao me ajuda, não sei quem sou eu mais, nao sei do que gosto pois meu gosto mudou para ficar parecido com o dele, me moldei para viver esse relacionamento, e agora corro o risco de perder tudo! 7 anos! e um filho.. tenho tricotilomania, me julgo, me acho burra, me xingo na frente do espelho e vivo chorando, naã me imagino sem ele, as vezes da vontade de morrer. E quando penso que tudo acabou fico imaginando quando aparecera outra pessoa na minha vida, quanto tempo terei que esperar.. e não tenho dinheiro nem para pagar um psicologo pois tudo o que já juntei de dinheiro nessa vida dei pra ele.. nesse momento estou caindo do abismo bem próximo ao chão.

  7. blank
    Naia Caroline Silveira

    Precioso de ajuda .. pois eu não sei o que fazer estou nessa dependência e tenho me dedicado fazer merda é tira minha vida pois eu penso que só fiz errado até aqui

  8. blank
    Allan Lopes

    Ola! Pra tudo preciso de opinião de colegas. No meu relacionamento me sinto vazio, incompleto. Faço de tudo tudo tudo pra ela. Tenho muito ciúmes, qual quer coisa me aborrece, sou muito ansioso. Preciso de ajuda. Até que eu me abro com ela, falo tudo isso, mas não resolve. Minha infância não foi fácil, sempre achei aue depois de “velho” seria diferente, mas só piora. Sou compulsivo, faço por impulso…

  9. blank
    Diego Oliveira

    Minha situação tbm é meio que chato pq eu acredito que sou dependente emocional e, para piorar, parece que minha namorada tbm é. Mas, sinto q a amo. Porém, as vezes duvido que ela me ame tbm. Nunca brigamos. Namoramos a 8 meses. No passado, eu e ela eramos deixados de lado por nossas respectivas famílias. O problema é que ela depende mais de mim para resolver situações, enquanto a mim, as vezes não consigo carinhos dela. Para piorar, tenho ciumes demais da conta, mesmo que sem motivos, até fico desanimado comigo mesmo. Bem, ela sabe minha história e eu sei a dela.

  10. blank
    Soares Vieira Ilma

    238. Essa dependência emocional foi muito incentivada desde o Romantismo século XVIII na Europa e na América. “Eu não posso viver sem você.”claro que pode! A midia na época e até hoje incentiva muito na música, nas telenovelas, as mães, avós, parentes, colegas e amigas. Depois mulheres e homens caem na real. Não é nada disso.Toma até um choque emocional. romantismo é uma farsa. Cinderela foi um conto de fadas escrito no século XVIII Eu prefiro o ultra romantismo e o realismo. Até hoje as telenovelas ressuscitam um romantismo de que mulher pobre se casa com homem rico e vice-versa de que hoje em pobre se casa com mulher rica. Enquanto se vive nessa ilusão, aumenta-se cada vez mais a prostituição de alto luxo. O homem bonito e de classe pobre vira gigolô de madame e a mulher bonita e pobre vira puta de luxo de executivos. Enquanto se vive nessa ilusão, vive-se numa dependência emocional em que o ser humano que nunca se liberta desse ciclo vicioso que passa de geração em geração. Muda-se a aparência mas a essência nunca muda.

  11. blank
    janaina

    Lendo todos os comentários pude ver que sou mais uma com o mesmo problema que muitos, muito triste de encarar a realidade, mais eu acho que nem sinto mais amor pelo meu marido acho que é dependência emocional mesmo, desde que nós nos conhecemos sempre tivemos muitos problemas com aceitação da família e um ex namorado que eu tive, mas sempre lutamos para ficarmos juntos até que hoje estamos juntos a 5 anos e temos uma filha de 4 anos, ele é um homem bom não nos deixa faltar nada, não tem vícios e nem é de ficar na rua com amigos, porem é muito imaturo em algumas atitudes, eu sou mais velha que ele 6 anos e ja fui casada tenho mais experiência de vida do que ele, já nos separamos e voltamos algumas vezes, parei de trabalhar para me dedicar a faculdade e cuidar da minha família, ele achou melhor que fosse assim, já tem 2 anos que eu vendi meu salão de beleza e estou só na dependência dele para tudo, mais não gosto porem, não tenho outra opção, depois que eu passei a ficar totalmente na dependência dele parece que eu perdi a minha identidade ñ sou mais eu,não sei mais fazer nada sozinha sem que ele me ajude ou aprove dou satisfação de tudo que eu faço, ele as vezes nem quer saber, não saio sozinha a não ser com ele ou minha filha, ele é muito comunicativo e simpático conhece muita gente e é de familia conhecida e respeitada na nossa cidade, no começo da relação eu não sentia ciúmes dele hje em dia eu morro de ciúmes, e quero controlar todos os passos dele, mais não queria ser assim! isso ñ incomoda só a ele mais a mim tbm, mais tenho muito medo de perde- lo, eu tenho ele como se fosse as minhas pernas os meus braços, literalmente como se eu não soubesse me virar sozinha, estou totalmente condicionado a meu marido e não estou feliz com isso, muito estranho o que eu sinto, eu tenho carinho por ele e o respeito muito, mais não consigo demonstrar amor e carinho por ele, e as vezes quando ele faz algo p mim eu demonstro insatisfação mesmo tendo gostado d tudo…
    mais ele tem um jeito estranho tbm que me irrita muito, ele foge de diálogo nunca quer conversar sobre nada quer levar tudo na esportiva coisas sérias seja em casa ou na relação ou até mesmo quando o assunto é nossa filha, é um homem apesar d novo tem duas faculdades e atualmente trabalha como advogado pensa muito no futuro brilhante e tem uma visão bem ampla na carreira dele, e torce pelo meu sucesso profissional tbm, mais como marido está deixando a desejar já não me faz elogios como antes já não repara se cortei cabelo se estou com roupa nova, e com tudo isso tenho ficado cada vez mais fria, triste, não tendo mais vontades d sair, deixando de ser vaidosa ficando com baixa autoestima e com sentimento de inferioridade com tudo e com todos, as vezes penso em dar um basta na relação, mais logo em seguida eu penso, o que será de mim sem ele, e tbm minha filha iria sofrer muito com a separação, já até pensei que ele tivesse envolvido com alguém, mais tenho a total certeza que isso não! esses dias falei em separar ele não aceitou e falou assim… todo casal tem problemas e nós não somo diferentes, relaxa que essa fase vai passar e tudo vai melhorar rsrs, meus sogros falam que ele só vai amadurecer mesmo como homem mesmo e marido depois dos 30 anos kkk.
    Então é isso ai a minha história, eis a questão que atitude tomar.

  12. blank
    Tami

    Tô nesse mesmo inferno!!!! Estou a ponto de fazer 20 anos e já enfiei minha vida no lixo…
    Aos 18 me entreguei pra alguém que dizia me amar muito… Inclusive fez de tudo pra que eu fosse dele…. Hoje sou totalmente outra… Perdi minha identidade.. tudo que eu gostava de fazer na adolescência acabou. .!!!! Sou vazia.. vivo pra agradar alguém e não adianta nada… Ele parece bom, parece se importar mas sei lá .. eu só presto quando estou bem, quando estou mal ou preciso de um pouco mais de atenção a pessoa já fica estranha… Me culpa… Não admite seus erros… Usa minhas atitudes pra justificar as suas.. como se tudo fosse culpa minha… ele até me largou uma vez pra voltar pra ex é só largou quando vou o que ela só queria aproveitar dele… e eu burra voltei com
    a ele .. acreditei de novo!!! Me arrependo muito … Queria voltar dois anos atrás e ter 18 anos de novo e fazer tudo diferente… Ser uma moça normal, feliz… Esquecer tudo isso…mas tenho medo…queria mesmo era pegar nojo da pessoa pra esquecer pra sempre! E queria um dia ver ele pagar tudo isso … Que sinta o mesmo q eu!!!!!! Alguém que soube trabalhar em cima das minhas fraquezas, sabia muito bem q eu era uma menina pura, inocente, que não tinha tudo pai e mãe que fossem presentes, aproveitou minha insegurança e ofereceu um apoio e um amor que eu não conhecia e agora olha só… Queria conseguir largar tudo isso! Ser forte e viver. Já tentei várias vezes mas daí vem aquele melodrama de não querer q eu vá embora, e a tonta aqui acredita que é importante pra ele e cede…tá difícil.. tô sofrendo demais…como dói…….

  13. blank
    madaya

    Só reforçando meu comentário(…)não esta sendo fácil esta decisão porque no fundo o amo mais entre viver para o outro e escolher a mim prefiro euzinha…e sei que foi perda de tempo!.
    Mas com muita força e fé damos a volta por cima.
    Abraço

  14. blank
    madaya

    Olá, li quase todos os comentários e não me demorou para desabafar e pedir socorro!
    Tenho 29 anos e estou vivendo com meu marido ha 10 anos entre estes longos anos ida e volta que perdi a conta!
    O fato é que quando o conheci tinha 17 para 18 anos muito nova e sem experiência de nada, então nos unimos e ao longo de alguns meses veio meu menino, foi quando tudo começou saia para o trabalho e não voltava eu passei a sofrer a tormenta…quando meu filho tinha seis meses de vida fui abandonada ele sumiu simples…procurei ele no trabalho foi transferido para outro município eu com meu filho muito pequeno desempregada olha o desespero?!
    Passaram-se 1 ano fui novamente atrás dele descobrir que ele tinha outra mulher e que ela estava gravida! Quase morrir desde então comecei a sofrer demasiadamente perdi muitos kilos e só sobrevivir por causa do apoio da marinha mãe… Muito difícil me debruço a chorar neste mormente de mágoas (…) logo apos um ano levantei das cinzas, comecei a me valorizar e me ajeitar e a sair, logo conheci um rapaz que também sofria por ter sido abandonado lá cá nos namoramos a aproximadamente 5 meses, mas o difícil era esquecer meu ex, fato é que durante eu esta namorando, ele apareceu e para mudar tudo de cabeça para baixo…enlouqueci deixei tudo e voltei com ele…mas adivinha só?! Ele dizia esta solteiro fui investigar ainda estava vivendo com a dita cuja que fui traída…desabei novamente e sofrimento e mais sofrimento separei…mas ele andando chorando atrás de mim…voltei novamente …resumindo nestas ida e volta o pivô de tudo é sempre esta mulher….vivo a 10 anos com este drama não confio nele a mágoa não me deixa ser feliz não consigo esquecer tudo que sofrir por ele…acho que chegou ao fim…já meditei de todas as formas mas não consigo perdoa-lo…tenho nojo dele, só que no meu interior eu o amo mas o sofrimento por desgosto foi tanto que não consigo ser feliz…ele devastou minha vida não confio em ninguém todos q se aproximam de mim são picaretas mentirosos me tornei fria e não tenho a intenção de me relacionar com mais ninguém…
    A pouco menos de um mês separei só QUE definitivo, decidi eu + eu ou ele..e claro escolhi por mim porque primeiro para amar temos que nos amar primeiramente não importa oque os outros pensam…não sei se tomei tarde esta decisão, mas sei que aprendi muito com tanto sofrimento….e a seqüela ficou!

  15. blank
    Ínndyra Rêgo

    PRECISO MUITO DE AJUDA SOU TUDO ISSO DO BLOG E MUITO MAIS DEMOREI MUITO PARA PERCEBER ME AJUDEM POR FAVOR

  16. blank
    Tania leoni

    Me identifico com tudo que li , artigo e posts. Há 4 meses me separei, de um relacionamento de 26 anos, hoje reconheço, de pura dependência, que somente há dois meses consegui identificar assistindo a uma palestra sobre co-dependência, Dai descobri quão corajosa eu sou. E quanta força eu tenho. Compartilho minha experiência com amigos e familiares, aqueles que tentei esconder e mais uma surpresa, somente eu não via essa relação doentia. Busquei os meios jurídicos para me ajudar. Minha filha e eu já iniciamos psicoterapia. E ainda conto com a ajuda espiritual na minha religião. Sinto-me muito leve e com muita esperança de um futuro mais sereno e feliz.

  17. blank
    eduardo

    Preciso de ajuda não aguento mais da ate vergonha contar isso …Tenho uma relacionamento com uma pessoa que grita , me agride verbalmente , fisicamente e não consigo me separa dela já não sei se gosto dela como antes só consigo pensar no filho .
    tenho medo de acabar fazendo besteira comigo mesmo não sei o que fazer mais

  18. blank
    José Carlos da Silva Duarte

    Meu problema não e no relacionamento conjugal e pq eu penso muito nos meus amigos e isso afeta a minha vida,por exemplo se eles por algum motivo sei lá ficam sem me ver ou agente nao se fala nao se encontra por alguma razão ja fico pensando se aconteceu alguma coisa porque eles nao me ligam mais ja fico pensando em ligar pra eles e perguntar o q aconteceu e quando estou com eles tenho um sentimento de paz e realização por mais que seja só pra descontrair beber sei la mas pra mim é importante do mesmo jeito e confio muito e amo eles a ponto de chorar de saudade isso tanto faz ser mulher ou homem destaco isso para que bao pensem que estou falando so de homens,não estou falando de amigos no geral ,entao me acho uma pessoa carente e so pra registrar sou casado a 10 anos e tenho 2 filhos.
    Se alguém puder me ajudar qualquer pessoa ou um psicólogo me de uma opinião

  19. blank
    kali

    Sei lá o que acontece.. só sei que no começo é tudo belo… é tudo conversável… é tudo entendível… que o que agente diz eles escutam! Depois agente passa a não poder dizer mais nada… Ele diz que tudo o que eu falo é confuso, que eu estou brigando; o que antes era um assunto! Ele diz que eu não deveria pensar assim ou assado! Mas porr_a, isso é o que eu estou pensando e querendo argumentar… Ele dia que estou cassando briga e discutindo… Mas não! EU SÓ ESTOU ARGUMENTANDO!!! Essa sou eu… sempre fui prolixa! QUERO CONVERSAR COM QUEM EU DIVIDA O MEU LAR!!! quero poder dar voz aos meus pensamentos… Estou cansada de não poder falar!!!
    Quem sabe eu tenha a FORÇA para conseguir me separar e poder ser quem eu sou de verdade!!!
    Só sei que, depois de tantos relacionamentos, acho que a culpa é de nós mesmos e que agente deve aprender a se AMAR em 1o lugar!!! Se não o fato é que: ficaremos batendo na mesma tecla… mesmo em notas diferentes!!!
    Salve!

  20. blank
    kali

    Depois de ler o texto e à todos os comentários, concluo que o inferno é aqui e que cada um/uma de nós tem o inferno queimando dentro de si. Que a vida é um calvário e que todos os seres humanos têm muitas apreensões. E o que muda é onde a apreensão finalmente bate, ou seja, as vezes pensamos que temos um problema, e o outro tem um problema semelhante, e semelhante… Porém, cada problema pende para um lado… e… são todos GIGANTES!!!!! não tenho uma religião espeçifica, eu acredito em um mix de coisas… mas, sei que o sofrimento é do tamanho de quem passa por ele… as vezes coisas parecidas são menores ou maiores… Salve a HUmanidade!!!

  21. blank
    samy

    olá estou me envolvendo com um homem de 39 anos e ele aparenta ser uma pessoa legal, porem acho ele muito frio ele trabalha muito então quase não se vemos na semana ele ta hospedado no hotel que trabalho, e ele nunca tem tempo pra mim e o pouco que conversamos trocamos apenas algumas palavras pelo watzzap mas ele diz que ta muito enrolado por que tem muito trabalho então não sei o que eu faço eu gosto dele mas não se isso vai da certo estamos algumas semanas só mas a gente ser ver muito raro e eu falei pra ele que se ele não quisesse fica cmg que ele me avisasse pra mim não criar expectativas ele só me respondeu certo, aviso sim, fica tranquila sabe essas atitudes fria eu acho q ele não é a pessoa certa pra mim.. o que eu devo fazer?

  22. blank
    Daniele Aparecida Pereira Bueno silva

    busquei este assunto, porque faco um acompanhamento psiologico, por causa da violencia domestica que vivo a mais ou menos 8 anos. com o tempo de conversa com a psicologa descobri que sou dependente emocional desta pessoa com quem estou casada. e por isso veimtentar descobrir como sair deste quadro.

  23. blank
    Janete Machado Rios

    tenho 20 anos tive depressão,e sinto que ela voltou tenho vontade de dormir e não acordar,e muita vontade de comer,faço faculdade,mas estou desmotivada,sinto-me incapaz de fazer amigos,meu namorado mora em outra cidade,vejo ele a cada dois meses,sinto falta dele,mas quando estou com ele,não tenho vontade de transar,terminamos por causa disso mas voltamos e ele me aconselhou a procurar ajuda,não sei o que fazer,no começo do namoro era tudo normal fazem dois anos que estamos juntos é meu primeiro namorado ele é muito dedicado e adoro isso nele,o que esta acontecendo,porque não sou normal me ajude

  24. blank
    Midiam

    Enfim achei o meu problema infelizmente não ganhei carinhos de minha mãe as vezes vejo ela e meu pai como dois estranhos os respeitos mais nada divido, a minha mãe é terrível não me apóia em nada grita comigo muito desde criança e o pior fala que eu nunca vou ser amada nunca tudo começou pq ela queria com 12anos que eu ficasse noiva de um cara pra quando eu crescece casa se com ele só que eu não dai ela começou a me chamar de burra de otaria que não tira vantagens das coisa dai eu cresci e tudo foi piora ndo e eu cada vez mais me sentido mal amada assim como ela falou as vezes acho que é praga só que antes disso ela já me maltratava enfim tenho medo de não ser amada e de não amar
    um dia meu filho sou traltatizada e mal resolvida.

  25. blank
    R.A

    Vivo em um relacionamento totalmente conturbado a quase 7 anos, são poucos os momentos de paz, carinho, afeto…. as brigas são constantes, nos separamos uma vez, mas pra mim foi o fim do mundo, um buraco enorme se abriu e consegui fazer a pessoa voltar, não demorou muito e começou tudo de novo!
    Hoje ouço muitas ofensas, ouço em voz alta que esse “relacionamento” está seguindo por que eu insisto, e que a pessoa não me larga por que tem dó de mim, muitas magoas tenho guardadas, mas não consigo me desvincilhar, em um momento de lucidez eu até tomo um pouco de coragem, mas em outro momento escuro eu desabo, não me imagino sem essa pessoa, eu sinto que ela é tudo pra mim, por que em alguns momentos de paz essa pessoa diz que foi tudo da boca pra fora, que me ama e que se arrepende, mas ai na outra semana tudo novamente….
    Preciso de ajuda, não tenho amor próprio, não consigo me olhar no espelho, trabalho por necessidade, em dias de folga não abro portas e janelas, as vezes quando há brigas fico 3..4 dias sem me alimentar LITERALMENTE, as vezes nem água desce, e fico lá esperando que essa pessoa me veja, que tente cuidar de mim, que peça-me perdão, enfim estou totalmente cega, dependente, estou acabada, mas mesmo assim tenho esperanças que isso mude, e eu receba esse amor de verdade!
    È muito difícil, as pessoas me julgam, falam que sou trouxa, as vezes realmente eu acho tudo isso de mim, mas esse amor, ou dependência, ou obsessão é muito forte, é mais forte que eu, minha vontade de viver se baseia em receber esse amor…
    PRECISO DE AJUDA, porque eu não quero um fim trágico para minha vida, nem posso, porque minha mãezinha não pode sofrer 🙁
    Agradeço desde já, só esse desabafo faz com que eu me sinta melhor! Boa tarde

  26. blank
    Liciana silva

    Sou a Lu, tinha um relaciomento de 6 anos, porem moramos juntas ainda, mas a uns 8 meses nao transamos mais, é a alguns dias vi que ela estava num motel com outra mulher, mesmo eu tendo consciencia de que estavamos como amigas apenas, mas isso me abalou muito, preciso de uma opinião, a tenho muito carinho e sei q ela estava passando e passa por momentos dificeis, onde nos ajudamos muito, e nao queria perder esse contato, mas o que fazer realmente?.
    Grata

  27. blank
    Paloma de Souza

    Já o meu caso era assim, gostava de um rapaz, e ele me deu um fora na minha cara que doeu muitoo, isso aconteceu devido a minha infantilidade que eu tinha na época, e porque ele vivia esfregando na minha cara que eu não era moça para ele namorar, Passou uma semana ele tava com outra e ficava me provocando de uma forma tão ridicula chega dava nojo de olhar. e muitas vezes eu me perguntava porque ele fazia isso comigo???. ele me olhava muito e eu virava a cara para ele. eu disse pronto eu mereço um tapa na cara com tanta humilhação. so depois ele veio pedir desculpas, me conçolou, tava arrependido, ele tava muito triste e chorei muito. me abraçou tão forte que fiquei emocionada e eu soube disfarçar para não cair em lágrimas muito forte. hoje nós somos amigos mas eu sinto um carinho muito forte por ele e ele 50% por mim, Eu queria ter uma forma de agradar ele com um carinho que ele merece Porque hoje ele é muito legal e me ajuda muito como um grande amigo.

  28. blank
    Deilton

    Meu nome é E.D.A .. olha vivi treze anos com uma pessoa. .nos separamos tive outros relacionamentos assim como ela tbm. . Durante três anos levamos essa vida . Temos uma filha. . De 13 anos. . E conversamos e decidimos voltar a viver juntos novamente. No começo eu achava que ia dar td certo .mais hoje tá ficando muito difícil a situação. . Ela toma remédio controlados. . E inventa um monte de história de uma pessoa que trabalha comigo. . E já faz três meses que voltamos . Tô muito triste que essa situação esteja assim.. AMO muito essa pessoa. E agora qd discutirmos ela vai dormir na sala .. isso já aconteceu três vezes inclusive agora .. Ela acabou de ir pra sala . Tomou um calmante e foi pra lá. . Mais td bem .. independente do que aconteça. Vou sempre amar essa mulher. . Que estejamos juntos ou separados … Deus no comando. .. boa madruga à todos..

  29. blank
    Fernanda

    Lendo essa matéria me reconheço em alguns pontos explanados, o ponto que me chamou atenção é na carência afetiva: tenho ciumes de tudo, me irrito facilmente pois não admito meus erros e fraquezas e sempre atribuo meus fracassos as outras pessoas, tenho convicção de minha competência más a falta de coragem em assumir liderança me entristece.

  30. blank
    Marta de OLiveira

    olá, meu nome é Marta, tenho 47 anos, tenho dois filhos adultos, estou sozinha já fazem 14 anos; ninguém me vê, ninguém me olha, ou seja, será que sou tão desinteressante?
    agora estou conversando com uma pessoa do sexo masculino pela internet, faz uns 03 meses, já o vi uma única vez pessoalmente, essas conversas são ótimas, chegamos a ficar horas conversando, temos intimidades um com outro, mas ele não diz o que realmente quer, se algo sério.
    ele não está no Brasil, mas disse que virá até janeiro/2016 para ficar comigo, mas não sei lhe dar com essa situação, pois devido estar muito tempo sozinha, acabo fantasiando algo, que talvez não seja o que ele queria, sinto que essa carência acaba me sufocando, esperando algo que não foi prometido.
    tenho medo de continuar com essas conversas, me apegar cada vez mais, e tudo não passar de fantasias minha.
    tenho medo de sofrer, tenho medo da dor, gostar e não ser correspondido é ruim demais.
    acho que ter alguém para amar e ser amado não é pra mim.

  31. blank
    Isadora Ferreira

    Meu nome é Isadora, eu tenho 18 anos e namoro a 3 anos e 5 meses , no começo éramos muito sintonizados , mas eu sempre fui dependente dele a ponto de perder amizade e me afastar da minha família. Hoje , ele é muito ciumento incontrolável , quer saber de tudo que eu faço e sempre está suspeitando que eu trame contra ele , ele da show faz com que eu chore e eu acabo implorando parar que ele não me deixe porque eu o amo muito ou penso que amo . Eu não sei porque eu deixo que ele faça o que bem entender , não sei porque eu perdôo ele por tanta merda que ele faz. Ao ler esse texto eu percebi que é isso que acontece comigo , eu me sinto nua sem ele , tudo que eu faço depende da aprovação dele , isso tem me deixado sufocada. Nós dois estamos doentes , ele tem que se encontra e ser mais confiante e confiar em mim porque eu sempre faço tudo certo , jamais enganaria ele , e eu tenho que aprender a gostar de mim mesma e aprender que não dependo dele pra viver, Hoje mesmo vou procurar uma psicóloga e vou propor que ele vá também.

  32. blank
    marta

    Meu nome e Marta, sou casada mas meu marido nao gosta de toque nem sexo, e eu depois de 20 anos acabei cedendo e fiquei com uma pessoa, e hoje lendo sobre isso, notei que sou dependente emocional, pq nao me imagino sem o outro, penso muita coisa ruim, que antes nem em sonho seria capaz, nos dois somos casados, mas ele nao quer se separar, eu por sua vez gostaria muito de viver com ele mas sei q somos errados e que um relacionamento assim nao teria futuro….penso cada coisa suicida, que sinto ate vergonha, queria que minha vida voltasse ao normal como era antes…mas ta muito dificlil, a quase tres anos tentando sair disso mas nao consigo..

  33. blank
    Mariana Reis

    Amigos preciso de um conselho estou num dilema que está me amargurando muito!! Sou mãe e pai de uma moça com 27 anos com P. Cerebral que é totalmente dependente, o pai dela faleceu quando ela tinha 2 anos de idade, foi assassinado e desde então tenho que fazer o papel dos três . Confesso que não aguento mais e a única pessoa que me ajuda a cuidar dela é meu pai que já está com 82 anos e é cardiopata, não sei o que fazer penso no meu futuro ou no dela ?Pois ela recebe a pensão por morte do pai dela ,mas como não era casada no papel não consegui a pensão para mim , não sei se largo o emprego em que sou concursada para me dedicar a ela ou continuo trabalhando e deixo ela a mercê de uma pessoa estranha que não sabe nem como lidar com ela ,pois ela tem convulsões e também engasga muito para comer e é muito difícil para encontrar alguém que queira cuidar dela por pouco dinheiro!!!! No meu lugar o que vcs fariam ? Por favor me ajudem dando a sua opinião!!! Pois estou me sentindo como se estivesse deixando um incapaz cuidando de outro ,pois meu pai já não dá conta de cuidar nem dele mais!!!

  34. blank
    sofia

    Ola eu tenho 14 anos. E tou com um problema eu ja tive varios namorados mas nnc gst tanto de um rapaz como deste …. mas o problema n é isso. ele deixa me confusa. um dia estamos bem outro ja n dps nos trocamos muitos olhares o que me faz com k fique confusa eu ja gst dele a algum tempo e ele sabe. e depois a uma rapariga que finge k namora com ele. e eu sinto me mal. umas vezes pergunto me se deva continuar a lutar e outras perhunto me se deva desistir e ser aquela k n luta por nada e é uma falhada. sera k me podes ajudar?///

  35. blank
    Jair Reis

    Cara esse texto diz tudo de mim, sou um otário um idiota muito inseguro não consigo confiar em meus amores, não consigo acreditar que a pessoa que esta comigo me ama ou gosta mesmo de mim, sou muito ciumento, fico pensando que a pessoa pode ta me traindo que vai me trocar por outro, eu não queria ser assim mas não consigo mudar, quero amar mas não queria ficar preso a ninguém, eu sempre acho que eu dou muito amor carinho atenção e a pessoa faz de menos e isso sempre me irrita, preciso de ajuda pois estou sofrendo muito com isso e tenho medo de acabar ficando louco ou depressivo.

  36. blank
    Lisi

    Boa noite.. Comentando o comentario da Isa.. Eu era que nem vc, abri mão da minha vida, família pra poder ajudar ele e ele poder conquistar seus sonhos, após 7 anos de União nos separamos.. Sofri mto e hj faz 2 anos q nos separamos ainda tento me encaixar no mundo sem meu ex marido, me envolvi com outros homens pra tentar diminuir essa ausência e solidão mas nao deu em nada procurava nos outros uma maneira de encontrar ele mas acabei somente me iludindo. Hj estou aos poucos tentando me acostumar a viver sozinha não está fácil mas estou fazendo isso por mim, mostrar q nao preciso ter alguém pra poder ser feliz. Sei que com toda essa história aprendi a ser forte, não cair no primeiro obstáculo que vier e a confiar mais em mim.

  37. blank
    Isabella

    Olá, me chamo Isa… Estou passando por uma separação, um relacionamento que durou 4 anos e vejo que sou totalmente dependente dele. Eu vivia a vida dele, os sonhos dele, os amigos, a família e agora longe vejo o quanto sofro por ter me doado tanto. Foi um maravilhoso relacionamento, algumas brigas, alguns desentendimentos (tudo normal) pra mim né. Pra ele as brigas começaram a incomodar, pois sempre eram os mesmos motivos, meu ciúme em perder acabava me afastando dele e ele de mim. Por fim, faz 1 mês e eu ainda sofro. Espero que passe logo essa dor que sinto e em breve posso vim me relacionar com outras pessoas sem fazer o mesmo erro. Acredito que tudo na vida é um aprendizado, por isso busco forças, afinal sei que se aconteceu isso era porque tinha que acontecer. Deus sabe de tudo! Creio e tenho fé da minha melhora.

  38. blank
    Thaynara Rithyelli Ferreira Araujo

    Boa tarde, tenho 20 anos e preciso muito de ajuda. Meus pais se conheceram e começaram a namorar, quando minha mãe engravidou meu pai fugiu, mas minha avo deu todo apoio para minha mãe, mesmo o marido da minha vó que não era pai da minha mãe não aceitasse minha mãe em casa minha avó não a colocou para fora e deu todo apoio para ela. Quando eu nasci meu avô mudou de opinião e mi aceitou como neta, eu não fui amamentada pela minha mãe e já ouvi histórias que ela não quis mi amamentar, quando tinha 8 meses minha mãe foi embora para trabalhar mas sempre voltava para visitar a família, eu fiquei morando com meus avôs e meus tios que mi deram muito carinho e amor. Eu entendia que minha avó era minha mãe e não aceitava minha mãe de verdade quando era pequena até que ela voltou para nossa cidade, logo que voltou arrumou um namorado que se tornou marido e que gostava muito de mim, mas não era um bom marido para ela, quando eu tinha 11 anos eles se separaram, quando fiz 14 ela conheceu outro cara e ele sempre ia na casa dela a noite, eu ainda morava com minha avó mas meu avô havia se casado com outra mulher, o resto da minha família mesmo não sendo de sangue pois minha mãe é adotada sempre mi amou muito, mas minha mãe fingia que eu nem existia, quando eu completei 15 vinha avó faleceu fiquei morando com minha tia durante 2 anos, quando terminei o ensino médio fui morar com minha mãe, eu tinha 17 ela já estava morando com esse homem e ele não mi aceitava, eu ganhei uma bolsa de estudos mas ela não mi deixou fazer porque ele não queria que eu fizesse, meus tios descobriram e foi uma briga, minha mãe é submissa a ele, ele não queria q eu namorasse sempre me chamava de **** e inventava histórias de mim, um dia tentou mi bater, meus tios expulsaram ele da casa mas ela ficou triste então resolvi sair ela ficou muito contente por que ele ia voltar e nem quis saber de mim, ai descobri que estava gravida e tive que sair quase escondida de casa meus tios me apoiam muito e mi dão todo amor, mas eu queria mesmo era o amor da minha mãe, e ela não mi dá nem vem mi ver, quando eu vou ver minha irmã de 2 anos ela age com raiva como se fosse pra eu ir embora pro marido dela não mi ver e quando ele ta la ela nem fala comigo, ela mora n mesmo terreno da casa da minha tia, então é bem complicado eu ir ver meus tios sem ver ela e ficar triste, sinto que isso ta afetando meu bebê já tive 3 sangramentos se sinto muita cólica estou com apenas 2 meses de gestação, e muitas vezes nem durmo a noite, preciso muito de ajuda.

  39. blank
    Fernanda

    Oi,
    Me identifiquei muito com o texto pq namoro a 14 anos e passei por muitas decepções, e hj ele diz que eu o sufoco e que quer ter tempo para fazer alguma coisa sozinho, isso me machuca muito pq gosto muito dele e não sei como me desprender dele.

  40. blank
    Karina

    Sou casada a 11 anos tenho 29 anos 2 filhas uma de 10 é uma de 9 meses hoje acredito Q não amo mais meu marido acho Q eu sempre tive e ainda tenho um pouco de dependência emocional, me decepcionei com ele ao saber de interesses dele por outra mulher ele nunca chegou às vias de fato mais isso foi o suficiente pra desanimar do meu casamento, algumas vezes olho pra ele e sinto pena e outras acho Q amo já pensei Q estava ficando louca por isso

  41. blank

    Olá, estou solteira novamente, sou jovem e aparentemente bonita, sou inteligente e tenho curso superior e especialização, um bom emprego e estou a cada dia mais me realizando profissionalmente, porém tenho sérios problemas de relacionamento, nunca me casei, mas já vivi em união estável duas vezes por 3 e 6 anos, meu último marido me trocou por outra, fiquei muito mal cheguei até a tentar suicídio várias vezes, eu não entendia como ele podia fazer isso comigo eu deu tudo pra ele, fiz de tudo, mas mesmo assim não adiantou nada. Fiquei sozinha, esse foi o problema eu sofri demais e como não tinha jeito de voltar pra ele comecei a namorar outro, estava indo tudo bem 8 meses de namoro ele dizia que me amava e tudo, daí essa semana ele terminou comigo, eu fiquei muito mal, aliás estou muito mal, o desejo de suicídio voltou, eu não entendo, o que tem de errado comigo, eu entreguei todos os meus sentimentos a ele, abandonei praticamente minha vida, meus gostos, minhas preferências para fazer tudo por ele, e ele fez isso comigo. ONDE ESTOU ERRANDO? tive uma infância muito sofrida, meu pai era ausente e minha mãe nunca demonstrou carinho, pelo contrário ela só me batia e dizia que tinha nojo de mim. Sinceramente, quando paro pra pensar em tudo isso, dá vontade de desistir da vida, EU QUERO MESMO MORRER, porque eu não desperto afeto nas pessoas? Logo eu que preciso tanto de carinho. Se puder me dar um conselho eu agradeço.

  42. blank
    luis

    oi sou casado digo tenho uma companheira ha 25 anos depois que enventaram essa doença de whatsap ja tivemmos varias descursoes devido as amizades que ela faz ,pois adora fazer amizade nunca vi igual inclusive ja peguei converrsas de colegas se insinuando a ela ,ja chegou a dizer que naõ larga as amizade dela por mim fiquei muito chateado mas fazer oq ne e um direito dela ,pois sempre me diz que me ama ,e eu acredito claro .temos filhos ela tem 45 e eu 46 mas fico com uma pulga atras da orelha quando diz que não tem coragem de me trair porem imagino que se tivesse coragem trairia pois se não diria que não teria nessecidade amo muito ela ,a cada dia ,não e por sexo porem não e tão boa assim na cama sou muito exigente no sexo adoro sexo sem frescura mas ela e limitada .porem por amar não insisto .porem tenho medo que essa falta de coragem dela um dia acabe .e ela acaba me traindo ,mesmo sabendo que se não tem um relacionamento normal comigo ,digo se não dar conta de mim ,como assim ,não ter coragem .

  43. blank
    li sant

    Olá,tenho apenas 18 anos e já convivo com este problema.namoro a 1e 5 meses.Ele nunca mi levou na casa da familia dele e diz que e porque sua mae nao estar la,esta viajando.Mas me contaram que ele é casado e mora com a mae ,e uma menina me ligou dizendo que era a amante dele a 4 anos e ele era casado com outra ha 6 anos e mim disse que ele tinha 2 filhos com ele e a mulher dele tinha 1 filho so com ele.Ele negou tudo ate que eu fiu atras aonde ele mora e mi deparei com um amigo dele e o irmao e mim disseram que era verdade.Ele ficou sabendo q eu tinha indo e mi ligou chorando dissendo q mi amava q td q mim contaram era mentira,bpm acreditei nele porque o amo muito e nao sei me ver sem ele.mas recentimente ele mim disse q tinha 2 filhas mas n mi contou no comeco por medo de mim perder.
    E o pior é que ele fica me chingando, me acusar de estar o traindo mas a verdade é que nem com meu amigas falo mais por causa dele,ate meu numero celulares nem minha familia tem so ele porq ele fala q ninguem é pra ter .faco isso p ver se ele para de mi humilhar mi chingar e mi ofender .mas do nada ele vem dizendo que alguen falo nao sei o que e comeca td de novo..E sempre que ele faz isso q é quase todos os dia ele fala ja em tetminar comigo e eu n sri viver sem ele e mi jogo. Na frente dele p ele n ir….ele diz q faz isso porq fica nervoso ..bom nao sei mais o que fazer mim ajudem estou sofrendo muito me ajudem n tenho mais paz alegria ja nem sei porque disso td porque eu faco td por ele e ele n reconhecir ….so nao sei que faco da minha vida e tenho medo de terminar com ele e sofrer ate n aguenta mais e fazer besteira comigo mesma..me ajudem porfavor …..

  44. blank
    rosi

    Oi!
    gostaria de saber!
    tinha 14 anos quando mim envolvi com um homem separado, então fui morar com ele ficamos juntos e sofri agressão que até fiz uma denuncia mais ai retirei a queixa pensando eu que ele mudaria, então se passou os anos hoje estou com 20 anos na ilusão de que ele mim amava, tive duas filhas dele e agora por fim se separamos as meninas estão com 3 anos e uma de 2 anos, fiquei sem ao menos uma casa sem moveis tudo foi dado pelos meus pais então fui morar com minha mãe sem condições de trabalhar por conta de tratamentos de saude, então gostaria de saber se tenho algum direito da parte dele ou se só a pensão das minhas filhas??

  45. blank
    Vera Lúcia Corrêa

    Oi meu nome é Vera tenho três filhos.um de 2 um de 12 e um de 1ano e 5meses ….desde q o BB nasceu o meu de 12tem mas atitudes estranhas…fala a todo o momento q me ama….brinca beija o irmão ao mesmo tempo q fala q vai soca-lo…mata-lo…alho q me assusta…sr o bb esta em situação de risco e como e ele nao enxergasse. ..chora por qualquer cousa q se fale a elem.se urina por medo de risco scuro ou alguma situação q o e ixe nervoso…ñ vai há lugares com muitas pessoas …mesmo q e jan conhecida estou sinceramente muito preocupada com meu menino pois considero um comportamento estranho…o q devo fazer pra q ele saiba…embora já conversei muito sempre pergunto se está lhe faltando algo se ele quer alguma coisa que ele fale o q sente…mas sempre da respostas confiantes que não me convense….

  46. blank
    Eva Maria

    Tenho muito medo de dirigir isso antes de entrar dentro do carro meus pensamentos vam la frente pensando nos obstaculos ..nos riscos …mas qdo entro dentro e saio tdo muda …qdo criança sempre tive muito medo de tdo ate de sair pra ir pra escola …eu preciso mudar isso …preciso perder esse medo de dirigir pois sofro muito com isso que as vezes me da até palpitaçoes ..

  47. blank
    Maria margarethe

    É muito difícil escrever, tenho 32 anos e meus relacionamentos não duram, ao de 2015 comecei uma relação que só causou sofrimento, magoas para nos dois, eu acredito que eu sou um problema na relação, agora me comparo com uma rosa linda mas cheia de espinhos, que machuca as pessoas que mais ama sem ter essa intenção infelizmente. Sou muito imatura, inexperiente em relacionamento, fico muito mal quando acaba porque não acaba nunca bem deixo marcas nas pessoas sem eu querer, é muito difícil pra mim ver isso acontecer eu ate peço perdão e desculpa mas a pessoa n quer nem me ouvir, não acho que sou uma pessoa dependente de afeto, porque fico muito tempo sozinha, mas tb não sei qual é meu problema de verdade. Eu acabo sofrendo muito nas minhas tentativas de relacionamento porque me envolvo muito rápido pois quero ser verdadeira com a pessoa e quero q ela tb confie em mim, mas em fiz estou muito mal com esse relacionamento, e por ele ter perdido a confiança em mim, muito triste na minha viva, estou tentando tudo para recuperar minha alegria de viver, espero conseguir, pois isso esta afetando todos a minha volta.
    Eu acreditei que ele era meu par para a vida pois tudo era muito igual tinha muita ligação em nos mas agora acabou eu sofro em pensar que acabou, que Jesus me ajude a superar isso, pois doí de mais isso.

  48. blank
    Morena

    Ola eu le a maioria dos comentaria e acho realmente que preciso de ajuda cresi vendo meus pais brigarem com direito a agressão e bebidas tentei supera pra chamar a atenção eu era pequena contada mentiras aprontava muito meu pai foi era policial foi preso larguei os estudos engravidei perdi minha filha q nasceu de 8 meses ficou 3 dias viva e veio a falecer dela pra CA só arrumei relacionamentos complicados com 21 anos conheci esse namorado q estamos e não estamos juntos tive uma filha q hj esta com 5 anos e fora desse meu relacionamento q foi de idas e vinda arrumei mais um filho q no caso hj esta com 7 meses ele ate gosta do meu filho trata ele bem e tudo mais a gente fica nesse vai e vem ele tinha um relacionamento antes de mim e já tinha terminado quando ficamos juntos e ficou nessa terminava aqui voltava com a outra terminava lá voltava comigo falava pra todo mundo q eu era o alicerce da vida dele hj eles estão separados acredito q pq ela cansou como tbm estou cansando ele e muito grosso só trata bem quando termina e quer volta , vive terminando comigo e pedindo pra volta e eu toda vez volto pra ele por gostar muito dele eu já não sei mais o que fazer ele terminou comigo mais uma vez sendo q ele mesmo foi o errado queria muito sair desse relacionamento perdi as esperanças de que ele possa mudar ele tem 32 anos e ainda mora com os pais dele não ajuda em nada na cs dele ele só pensa nele no bem estar dele e não quer saber se esta magoa ou não alguem estou aqui a 2 dias sem fala com e nem ele comigo pq me estressei quando ele terminou comigo e falei q não queria mais esse relacionamento de merda que só me traz frustração e dor de cabeca estou sofrendo me ajude por favor !

  49. blank
    Michele

    Eu desejo a todos vocês o melhor,que possam sair dessa situação,quero que reflitam no que podem mudar,o que está ao alcance de vocês,tudo depende de nossas atitudes,vamos sair dessa situação,não deixar toda essa angustia nos dominar,quem quiser fazer um desabafo é so me mandar um email,prometo responder um a um,ajudando no que eu puder,porque só o desabafar ja traz um alivio enorme em seus corações,lembrem-se existe alguém que se importa com você.

  50. blank
    Vicky

    Nossa em sei por onde começar. Bom…na minha casa nunca tive muito carinho (pai,mae)meu pai sempre foi frio minha mae nunca conversava comigo,nunca deixava eu fazer nada(sair pra rua, brincar,ir na casa de amigos,dormir na casa de ninguém) resumindo sempre me senti excluída,sozinha e em meio a isso tudo eu n sabia expressar meus sentimentos de frustração pelo fato de n poder fazer nada e os outros fazerem. eu n entendiaa .isso me fez ficar trancada,me chamavam de estranha, n gostava de ninguém como as outras pessoas , coisas de adolescentes isso eu entrei numa depressão eu me cortava por n entender nada por n saber oq estava acontecendo.nisso eu pai foi embora de casa ai tudo virou de cabeca pra baixo minha mae e minha irmã demostrava os sentimento(tristeza,anguntia,falta)mas eu n eu só chorava sem ninguém Por perto e ia pro banheiro me cortarr.nisso eu conheci uma pessoa uma amigo(a) e tudo foi se iluminando sabe sla… Eu me entreguei toda sabe ela eé diferente ela se importa ela me abraça ela demostrava oq sentia por mim dizia palavras de consolo, de ânimo, me fazia sorria a todo momento, só do fato dela se importa comigo eu já tinha forcas pra continuar mas uma semana e assim foi isso já faz 10 meses. E agora eu to insegura e ciumenta de mais .com medo de perder ela,sou ate boba por evitar o maximo os desentendimentos, brigas, faço tudo q ela ,tudo q ela me pede me pede eu faço .nisso ela disse q tolerava tudo menos ciumes q isso sufocava ela e tal.e isso eu me senti mal pq eu só quero o bem dela e n fazer mal .nisso agente brigava por qualquer coisa e eu disse q n queria mas pq se eu tava fazendo mal a ela Eu n queria . ai ela me disse q n ia se afasta q essa escolha n era minha e sim dela . Ai eu resolvi mudarr pra melhorar a nossa amizade pq eu era muito controladora.isso ela conheceu outras pessoas e começou a se aproximar mas das outras pessoas ser carinhosa com outras pessoas e comigo tudo mudou ela fazia questao de me dar uma abraco,beijos n é mas a mesma coisa e pior q eu n posso falar nada pq vai falar q eu to com ciumes e q eu disse q ia mudarr .eu aguento todas as cenas As conversas e risadass só pra n perder ela .só pra ela continuar na minha vida pra gente n se distanciar.me sintoo muito inseguraa,indiferente.

  51. blank
    ivah silva

    Lendo tudo me deparei comigo mesma de frente ao espelho, pois sofro bastante com essa dependência. Fui casada durante 8 anos e era uma pessoa totalmente segura de si mesma, só q faz 2 anos e meio q me separei e me tornei essa pessoa dependente de outras pessoas, de carinho, atenção, opiniões, afeto, amor, sou muito insegura e já sofro o bastante com tudo isso, pois não seii de fato o que me fez se torna tão dependente dos outros, não sei como lidar e a unica coisa que tenho feito é me prostrado diante de Deus e pedido p se torna a pessoa de antes.

  52. blank
    Sonia Rizato

    São palavras palavras fortes, e até aceito tudo o que está escrito.Mas já vivi todas estas situações de insegurança, mas filhos sem pais que se importam ficam a mercê da maldade das pessoas, mesmo quando somos só amor no coração, inocência e insegurança, mendigando atenção e até se sujeitando ser espancada por um cara que tinha o triplo do meu tamanho e sem uma mãe para proteger.Hoje me vejo como um verdadeiro escudo para proteger meus filhos de quem quer que seja, eles já sofreram demais, assim como eu já foram humilhados demais e magoados demais por quem deveria protegê-los, isso gerou ódio dentro de mim contra quem quer que seja ou que se atrevam a ferí-los novamente, me tornei áspera com algumas destas pessoas porque elas não souberam ou não quiseram respeitar meus filhos, e dentro do meu coração eu não consigo ter um sentimento melhor do que o desprezo e o nojo destas pessoas.

  53. blank
    Kátia pires

    Eu sinto que preciso de ajuda pois larguei minha família meus filhos par viver sei lá não sei dizer se é amor só que está me custando muito caro pois agora estou vendo tudo de um anglo diferente pois ele quer q eu siga a religião dele se não não ficará comigo que situação horrível preciso realmente de ajuda.

  54. blank
    LeilA Sandra silva e Silva guioto

    Eu percebo que preciso de ajuda…sou casada e vejo que por ser dependente meu marido que é autoritário ele se aproveita da situação para me humilhar…eu sempre coloquei a culpa nele..mas agora vejo que eu que tenho que mudar….me amar .me valorizar….cresci sendo rejeitada por minha mãe e tudo que ela fazia comigo ..meu marido continua a fazer…me sinto a pior pessoa…sirvo a todos e estou esgotada e
    isolada…preciso aprender .
    .

  55. blank
    Andreia

    Lendo muita coisa me vi num relacionamento assim, demorei pra cair na real, hoje tenho um filho, não me arrependo de tê-lo tido mas trouxe uma consequência muito grande, pois meu marido depende de mim pra tudo, e uma pessoa que não consegue lidar com problemas pequenos que podem ser resolvidos, além do mais se envolveu com drogas, jogos de máquinas, e uma pessoa agressiva ao qual tenho medo de terminar o relacionamento e ele realmente fazer algo, contra mim e contra a minha família, por um tempo de dois anos ele dominou, passou todas as suas energias negativas, criticas para mim, hoje quando brigamos ele diz que minha família não gosta de mim, que sou idiota por trabalhar corretamente, por acreditar que as coisas podem dar certo, e se eu cai não fico no chão.Depois de muito tempo, organizei meu sentimentos, não deixo sua negatividade, suas frustações me pertubarem, o que falta e conseguir sair da relação, pois já fui com ele em vários locais para tratamentos, mas ele sempre desiti. Atualmente o que faço e cuidar de mim e do meu filho, de nosso futuro, porque ele nunca vai sair desse buraco, que ele e ciente que existe, muita gente já tentou ajudar e ele não quer.

  56. blank
    Elurdiane

    Eu me identifiquei muito com esse asunto tbm sou dependente dos neus parceiros eu tenho 32anos e sai de um relacionamento de 14anos sofre muito com ele era totalmente dependente dele pra tudo quando resolve me separar nao consigo fico so sempre tenho relacionamentos conturbados eu sofro muito com isso ,agora estou no
    Novo relacionamento com um rapaz de 24 anos começou tudo muito bom maravilhoso mas com o tempo ele esta se mostrando frio e cruel comigo semore me trata com frieza com desprezo e eu sou muito apaixonada por ele parece que sem ele nao vivo quando ele briga comigo ele me empura fals coisad absurdas pra mim e eu so fasso chora tenho um ciúme doentio dele pra mim qualquer mebina mas nova e uma ameaça nao aguento mas quero ter amor proprio nao quero isso ja pesei até em suicídio me ajuda por favor

  57. blank
    Diego

    Relatos e mais relatos tristes. Hoje tenho uma namorada que é muito dependente de mim. Não sei como terminar. Vejo que ela não tem apoio da família. E ela realmente vive a minha vida. Fico me sentindo a pior pessoa do mundo por não amar ela mais. Eu tenho um carinho sem fim por ela. Mas não é amor. E ver ela tendo todas ações da vida dela voltadas pra mim é de apertar meu coração. Eu quero terminar mas tenho medo dela fazer. Alguma besteira. Já até convenci ela de fazer terapia. Mas devido a dificuldade econômica teve que parar.
    Queria muito ama lá para retribuir tudo. E toda vez que ela me faz carinho começo a chorar. Toda vez que ela fala que se arrumou pra mim eu desabo em choro.

  58. blank
    Carol de Lima

    Oi, me sinto tão infeliz a cada dia que passa me sinto mto desvaloriza. A única pessoa que me acalmava, me dava conselhos está longe de mim minha mãe!
    Tento ligar pra ela e explicar tudo oque vem ocorrendo mais tenho medo de deixa-la preocupada e tenho muita vergonha. Moro com meu noivo mais quando brigamos(quase todos os dias) me sinto muito mal minha pressão cai, fico com o peito doendo mais ele não acredita acha que é bobagem, meu sogro mora ao lado e me odeia meu noivo não sai de lá toda hora vai pra lá, grita quando briga cmg e tenho medo que meu sogro ouça e venha me chingar sei lá. Sinto que estou depressiva ele me magoo muito agr tenho muita desconfiança não sei oque faço da minha vida tenho medo de ir embora e todos da minha familia e a dele rir de mim. Não aguento mais chorar preciso de abraço de amor mais parece que estou sozinha por favor me ajudem!!!

  59. blank
    Helder

    Boa noite a todos! Li alguns relatos e me identifiquei com a maioria. Conheci uma mulher e começamos a namorar. Nos primeiros quatro meses foi tudo maravilhoso, esperimentamos tudo que a vida pôde oferecer de melhor. Com o passar do tempo fui observando a frieza dela em relação a tudo. Ela tem dois filhos, nao trabalha e depende de mim pra tudo. Ela diz me amar muito mas nao fala com palavras nem atitudes. Como pode uma mulher que diz amar seu namorado e de forma nenhuma toca ele? Eu compreendo que as veses e normal, mais dois anos sem ao menos me da um beijo e um abraço, aí tb ja é demais. Nao me sinto mais correspondido e tenho certeza que nao é amor. E com tudo isso ela pensa em se casar comigo. To fora, o minimo de respeito que ela deveria ter por mim era dizer a verdade e terminar tudo comigo, estou aguardando essa atitude dela, para que eu possa seguir meu caminho. Gosto muito dela, mas é melhor sosinho do que mal acompanhado. Quem quizer conversar vai meu email:

  60. blank
    Josi

    Estou aqui chorando emocionada… Pois vcs definiram oq sou… Tenho 26 anos e meu namorado acabou de me trocar por outra sem mais nem menos mas ele com todas as exs dele foi cruel (Ele aparenta ter a sindrome do Don Juan) e foi se relacionar logo cmg q ptz… fui definida nesse post… ate oq vcs mencionaram a respeito dos pais foi muito forte… ate hoje meus pais sao crueis comigo
    Estou numa depressao danada pois perdi meu namorado.. logo depois fui assaltada e levada no carro dos bandidos mas graças a deus nao me aconteceu o pior… e depois meus pais falaram coisas horriveis sobre mim pq me viram chorando e nao querem falar cmg pq dizem ter nojo do meu choro
    to aqui na internet buscando ajuda.. pq to me sentindo sozinha… mas tenho aprendido q tenho q me virar sozinha
    e este post ta me fazendo me conhecer um pouco meljor

  61. blank
    Sandra Fonseca

    Muito obrigada Regina por este e outros excelentes e esclarecedores textos.

  62. blank
    Dani

    Olá!
    Me chamo Daniele e tenho 28 anos.
    Faço terapia e já passei por tratamento de ansiedade por somatização.
    Hoje vejo e entendo muitas coisas. Muito da minha carga foi transferida pelos meus pais, mas em terapia tento entender e enfrentar.
    Tenho um filho, e o pai dele que na época era mu noivo, faleceu em um acidente. Isso agravou ainda mais certas faltas que tenho, receios, e de certa forma me prejudicou por muito tempo no quesito relacionamento.
    Hoje eu namoro com um homem maravilhoso mas tenho meus receios, e vivo em uma grande luta comigo mesma para não deixar manifestar essas minhas fraquezas.
    Só minha psicóloga, Deus e meu travesseiro conhecem minhas neuras e lágrimas.
    Adoro tudo relacionado a psicologia, leio muito e pesquiso muito.
    A internet facilita muitas coisas inclusive nos apresenta a possibilidade de diálogos e ajuda.
    Podemos nos ajudar!
    Quem quiser conversar, meu e-mail é: dani.lamar@hotmail.com
    Estou disposta a ouvir, trocar figurinhas, e quem sabe poder me ajudar e ajudar pessoas!
    Um abraço e força para todos nós.

  63. blank
    vanessa

    Eu sempre me senti sozinha pois minha mãe saiu de casa cedo e meu pai não conversava comigo, eu tenho 23 anos e comecei a namorar um homem mais velho que eu, ele me ajudou, me tirou de todas as coisas ruins que eu fazia e me ajudava financeiramente também, ele tomou conta de toda a minha vida e eu não sei viver sem ele. Eu me sinto sem chão e sem rumo na vida. Quem quiser conversar, fazer uma amizade , me mande um email:

  64. blank
    CLAUDIO

    Minha situação é terrível, sofri na minha infância e adolescência, sou evangélico afastado pelo fato de hoje estar casado com uma pessoa fria em todos os sentidos. Estou casado a 21 anos e tenho 2 filhas e 1 neto. Trabalho em uma escola e ha 4 anos atrás me apaixonei por uma pessoa, na qual já tinha avisado minha esposa que se não aceitasse ajuda por estar muito vulnerável poderia me apaixonar por alguém que me desse atenção. Foi dito e feito..aconteceu..Falei para minha esposa e fui atrás do ministério de minha igreja que muitos não me ajudaram e ainda um deles disseram que se eu me separar deus me condenará. Hoje não sei que caminho tomar e estou sofrendo muito inclusive dependência desta moça que sei que por causa de minha carência me tornei dependente. Passo com psiquiatra e faço terapias psicológica. Estou sofrendo por estar fraco em tomar uma decisão que inclusive nem financeiramente tenho como dar um rumo em minha vida…

  65. blank
    ABENÇOADA POR DEUS

    QUE TODAS AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM NESTA MESMA SITUAÇÃO, NÃO DESISTAM DA CAMINHADA, POIS COM JESUS NÓS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES : ) : ) : )

  66. blank
    ABENÇOADA POR DEUS

    Quando criança, perdi meu pai muito cedo, dai tive que aprender a conviver vendo todo amor e carinho que minha mãe sempre deu a minha irmã mas nova, tudo bem, foi chegando a adolescência me isolava de tudo e de todos, pois tinha acne no rosto e mim achava muito feia pra vista de minhas primas, o rapaz pelo qual mim interessei não mim dava bola, ficava com as garotas bonitas e experientes, cada vez mais eu mim isolava de tudo e de todos, no decorrer do tempo ele acabou o namoro e em um bloco de carnaval a sua ex lhe bateu no rosto, nesta mesma noite ele passou a mim olhar de forma diferente, só que ele encontrou uma garota diferente, ou seja acostumado a ter todas de maneira facil comigo foi diferente, pois mesmo gostando dele não cedia as suas cantadas, ate que enfim ele me falou namoro e começamos a namorar em casa, só passamos quinze dias, pois peguei ele levando outra pra casa, passei por eles e ele veio me apresenta-la a comprimentei e continue a pedalar, com o orgulho ferido e decepcionada com a traição, ele falou vou voltar pra casa com vc, respondi comigo não, ele falou, vc vai me deixar plantado aqui no meio da rua? respondi eu não vou deixar eu já deixei, acabamos o namoro, percebi que pra ele foi um alivio, embora que pra mim foi uma parte de mim que tinha ido embora, mais eu superei pois tinha amor proprio, hj sou casada há 18 anos, descobri que meu esposo tem outro relacionamento há 16 anos, essa pessoa é casada tem tres filhos, e que dois desses filhos sao do meu esposo, hj me pergunto onde esta aquela mulher forte e decidida do passado? que não admitia ser pisada nem humilhada por ninguem?, por mais que eu lute, mim sinto fraca, inferior a outra, é como se eu nunca tivesse tido o amor dele e muito menos o respeito, ele me priva de tudo, não tenho amizades pois ele critica, nao posso freguentar uma academia pois é motivo de briga, a outra sai com qualquer um e uma pessoa vulgar mais mesmo assim ele se relaciona com ela e porque comigo ele age diferente, ele mim faz me sentir a mulher mais feia do mundo, a outra me bateu em publico quando viu ele me beijando, foi no meu ambiente de trabalho ameaçou me faquiar e mesmo assim ainda continuo com ele e sei que ele ainda continua com ela, isso ou seja essa situação é um tormento em minha vida não mim sinto preparada a tomar nenhuma decisão busco ajuda em orações e em DEUS me trato com profissionais adequados mais DEUS sabe o desejo do meu coração. fiquem na paz do senhor e DEUS nos dê vitorias amém

  67. blank
    Bi

    Me identifiquei com esse artigo, sou dependente do namorado, ele ta cansado de mim e só ta comigo porque sem querer deixei escapar que a minha idéia era se ele terminar comigo eu me matar, sou nova, tenho 18 anos mas não consigo falar sobre isso com ninguém, estou a beira da depressão e não consigo deixar ele ir, preciso de ajuda, não vou suportar se ele me deixar, mesmo sabendo que a vontade dele é estar longe de mim, já me humilhei demais, estou no meu limite…

    1. blank
      ph

      Li muitos comentários, várias situações, porém quase unanimidade a falta de amor próprio dentro destes quadros. Não falo como um leitor ou visitante, mas como,mais um caso. Neste depoimento que estou comentando, fica inteiramente claro o que os outros já falaram, a famosa dependência. Se foce uma droga teríamos que ir em primeiro lugar a um hospital e assim fazermos uma seção de desintoxicação. Porém o nosso desintoxicar é uma profunda reflexão do nosso interior…quem nós somos? O que tivemos? Somos felizes? Nós amamos? Sou homem, tenho 26 anos, já faço terapia a algum tempo, vamos dizer que estou salvando minha vida, por mim mesmo. Sou meio que um homem diferente dos demais, pois são poucos(pelo que eu já vi) que se aprofundam em si mesmo. Fui nocauteado por inúmeras dúvidas e choques decorrentes da minha infância, onde hoje refletem em minha vida adulta. Assim posso nomear a tal desintoxicação que a pouco falei. Buscar este equilíbrio é um processo longo e doloroso, pois por mais que se queira ou esteja no processo de alto conhecimento, os problemas não param e vem átona mais forte do que se pensa. O melhor tratamento para uma doença e o diagnóstico e seu tratamento, sendo apontado no seu início. Neste caso nós(portadores) somos como uma mulher que em seu seio, vai tateando com os dedos, procurando anomalias.
      Desta forma, saberemos por que deixamos nós satisfazer com migalhas ou ser tratados como chihuahua. Não preço que se pague por ser você mesmo(a).

  68. blank
    Bruna

    A minha mãe tem esse grande problema. Ela tem dois filhos, mas sempre agiu como se tivesse só um. A atenção dela sempre foi voltada quase toda para o meu irmão. Nunca me senti amada. Raramente tive atenção. As raras vezes, foi quando fazia alguma besteira. E fiz algumas com o intuito de que ela olhasse para mim com outro olhar. Fui sempre rejeitada. Quando entrei na adolescência nutri a ideia de que ela não era a minha mãe. Para mim o motivo de tanto ódio só poderia ser porque eu era adotada ou sei lá o quê. Até hoje ela me trata muito mal. Exceção quando está perto de eu receber dinheiro. Tenho vergonha de dizer isso. Essa dependência emocional dela pelo meu irmão destruiu a minha vida. ele é tão superprotegido. Ele tem 25 anos, mas até hoje é tratado como se fosse um bebe totalmente inocente. Não faz nada para ajudar mas, mesmo assim, ainda é tratado como se fosse um príncipe. Fiquei deprimida por muito tempo. Há um pouco mais de um ano procurei psicólogos para conversar. Resolveu em parte. Ainda guardo muita mágoa. E volta e meia quando ela resolve brigar comigo e dizer o que pensa, de me humilhar, me mandar embora, porque ela sempre faz isso, só tento fingir que não é comigo.Só vou para o meu quarto e choro muito. E depois finjo que nada aconteceu. Só queria dizer com isso, que vocês que tem filhos, tentem tratá-los igualmente. Percebam que isso é muito importante para suas crianças. Doi muito. Deixa muita mágoa, e torna tudo tão mais difícil.

    1. blank
      sammmy

      Bruna também passei por isso é passo até hj… sempre me senti desprezada pela minha mãe. Há pouco tempo descobri q no passado meu Pai a traiu e sempre fui muito apegada com meu pai e muito parecida com ele fisicamente então penso q seja esse o motivo . Acho q ela sempre q me via se lembrava dele e descontava o ódio por ele em mim. Hoje busco em Deus força pra prosseguir muitas vezes já pensei em sair de casa mas não tenho pra onde ir porque meu pai se mudou pra bem londe e hoje já não temos mais tanta intímidade pra morar junto. Já até pensei em me relacionar com alguém só pra poder mudar de vida e sair de casa mas sei q não ia dar certo porque o que sustenta um relacionamento mesmo eh o amor. tenho dificuldade pra confiar nas pessoas fico achando que ninguém me ama de verdade que se nem minha mãe me amou quem vai amar mas sei que ehoras uma mentira isso porque hoje sei que não nasci em vão. Deus tinha e tem um propósito pra minha vida senão eu não estaria viva até hoje. E sei que o amor dele eh maior que o amor de uma mãe . pois na bíblia tem uma parte que diz assim Ainda que pai e mãe me abandonem. o Senhor Deus cuidará de mim. muitas vezes quis desistir de viver não encontrava sentido pra minha vida mas me apoiei nesse versículo que me consolava. Já errei mt nessa vida mas se Deus foi capaz de.me amar tenho certeza que ele ama a todos nós e q se preocupa conosco ele tem prazer em nós ouvir e nos ajudar porque somos criação dele. nessa vida passamos.por muitas dificuldades sem dúvida mas hj o q me deixa de pé eh o amor de Deus. o mundo pode até fazer a gente chorar nas Deus nos quer sorrindo

  69. blank
    Kaua

    Me identifiquei muito com a materia e acho q eu preciso muito de ajuda. Sou lesbica e meus relacionamentos nao duram muito tempo e isso acaba comigo todas as vezes. Eu fico mal por um tempo até conhecer outra pessoa. O duro q eu nao moro no Brasil e aq não tem tratamnt psicologico em portugues. Alguem q realmnt vai entender meu problema.
    Dr. Regina entre em clntato por favor. Obrigada !!!

  70. blank
    Cláudio

    O apego do homem a qualquer coisa que seja, é o que nos faz sofrer. feliz 2015 a todos que sofrem de carência!

  71. blank
    Cláudio

    PENSE NISSO: Deus não nos criou para vivermos na sombra dos outros. Temos uma identidade, somos pessoas inteiras, responsáveis por nossa própria vida, por nossas escolhas, por nossos sentimentos e destinos. Tomemos, pois, as rédeas de nossas vidas nas mãos!

    Somos livres para amar e não para aprisionar. O nosso amor pelos outros e o amor dos outros por nós sempre será imperfeito. Só Deus nos ama de forma perfeita e somente n’Ele nossos vazios são preenchidos.

  72. blank
    Um rapaz com 21 anos

    Olá, sou um jovem que tem depressão a 5 anos, com 3 recaídas e com certeza sofro de dependência emocional. Minha avó me hiperprotegeu, demais demais demais,meu pai não foi descoberto até meus 15 anos. Fui e sou muito mimado, ao ler o texto pude compreender algumas coisas na minha vida. Sou uma pessoa completamente insegura, que não é capaz de perceber muitas qualidades,não tenho amor próprio, sinto muito … Recentemente tenho sentido muita tristeza, angústia sem um motivo aparente, acredito ser a falta da minha namorada. Gostaria de uma ajuda, o médico que eu vou, ele viajou e me deixou sem saber o que fazer. Não consigo controlar minhas emoções, não tenho mais amor por mim , nem alegria. Tenho medo da minha namorada se cansar de mim por eu ser problemático nesse ponto de vista, muito instável emocionalmente, hoje ela é o motivo da minha felicidade, por favor me ajudem !

  73. blank
    jose

    Sofro em não sustentar o meu não. Já estou separada do ex marido há 6 meses. Foram 22 anos de casados com muitas alegrias e tristezas. Mas nunca pensei que ele me deixaria. Inicialmente cair num buraco escuro e fundo ( apenas uma semana), depois conseguir levantar a cabeça, trabalhar, dançar, sorrir, enfim pensar em mim. Mas já têm uns 2 meses que sedir as suas solicitações. Gente é horrível e um atraso de vida. Por que fiz isso comigo? Está pior que separado. Ele aparece quando quer e não deseja voltar a ficar casado. Controla os meus passos. Hoje criei coragem e disse que não quero ficar mais neste relacionamento. Ou fica juntos, casados ou separa de uma vez por completo. Afinal devo isso a mim. Fiquem ligados que o tempo passa. Merecemos amar mais vezes.

  74. blank
    Renan Jonas

    Meu nome é Renan jonas tenho 21 anos, ao ler essa matéria fiquei chocado,sou filho único minha mãe faz de tudo pra mim, acabei de terminar meu relacionamento minha ex namorada e eu brigávamos muito pois eu sempre fui muito exigente e fazia de tudo pra estar com ela muitas vezes deixava de ir pra igreja ou fazer coisas importantes pra ficar com ela, sempre que eu fazia algo pra ela eu queria em troca e se ela não fize-se eu brigava muito feio mais depois me arrependia e ia correndo pedir decupas me humilhava e talls porque eu sabia que estava errado mais isso aconteceu milhares de vezes agente ja terminou e voltou muitas vezes até que um dia chegou definitivamente ao fim, Estou muito triste as vezes me pego chorando….isso é muito ruim quero tirar isso de mim =\

  75. blank
    Lu sofrendo

    Vivo há dez (quase onze) anos numa relação onde quero dominar tudo, quero
    Mandar até no emprego que ele vai arrumar. Quando terminamos sinto que vou morrer e quando estamos juntos sinto que não estou feliz também, que todo mundo consegue superar uma separação só eu que não consegui, me sinto uma droga. Resumindo: com ele ou sem ele ando infeliz. Procurei uma psicóloga que não me ajudou em nada, em vez de me falar, me aconselhar, ficava quieta só me ouvindo, e só me mandava “observar”. Eu jã estava cansada de observar e não ver, queria que ela me mostrasse o que ela estava observando. Gente será que sou tão doida que nem a
    Psicóloga pode dar jeito em mim? Estou me sentindo muito mal e confusa, e pior que acabo descontando na comida e me auto flagelando.

  76. blank
    carlos

    To numa relação faz 10 anos, sou dependente e muito ciumento, o meu companheiro, acho q não quer mais, mas ele n tem condição financeira de sair daqui, e eu n consigo viver com ele como amigo. Sinto vontade q ele fique comigo e as vezes q ele suma de vez. Q situação horrível. Sinto angústia, medo, solidão, desprezo, acho q estou com depressão, pois perdi a vontade de viver. Tenho até febre emocional. Tenho q me tratar

  77. blank
    Igor

    Resposta para tudo isso.

    O Soberano, nosso DEUS e ir a um psicólogo.

  78. blank
    Fernanda

    Eu lê quase todos os depoimentos para ver se eu me encontrava em alguns deles. Sinto que preciso de desabafar, tenho 30 anos e estou vivendo meu primeiro relacionamento com uma pessoa de 50 anos que é casado e estamos juntos a mais de 4 anos. Eu sinto que ele gosta de mim, mais ele sempre me foi verdadeiro em dizer que não a possibilidade de ficarmos juntos por questões familiares o que é verdade. Então trabalhamos juntos o que nos mantém unido, antes não sei dizer a vocês eu aceitava super bem essa relação, mais de uns tempo para cá está inaceitável. Tudo isso começou quando ele me deu um beijo em meu quarto nunca tinha me relacionado com ninguém, e eu vi nele amor que eu nunca tive em mãe pai e naquela época eu tinha na minha mente que eu não queria me relacionar com ninguém pq não acreditava no homem. Não sou uma pessoa ingênua mais hoje sei que dei a permissão para viver esse relacionamento pq eu estava carente não de amor de homem, mais naquela época eu estava passando por um término de uma amizade muito forte que eu tinha, ele foi a pessoa que substitui essa perca por me ouvir já era amigo da família algum tempo. Vivemos muito bem nos primeiros 2 anos até que um dia eu descobri que ele tentou ficar com uma pessoa que eu conheço. Depois deste dia em diante eu sinto que me tornei em uma pessoa doente eu passei a desconfiar de tudo o que ele faz. O pior não para por aí hoje também desconfio que ele está pegando a cunhada também . Sinto que minha vida virou um terror não sei o que fazer eu hoje estou com ele mais não sinto mesmo amor que tinha antes eu a tormento a vida dele e a minha também. Gostaria de um ajuda de vcs conselho pq ninguém sabe disso.

  79. blank
    Camilla Junqueira

    Preciso muito comversar com alguém. Vivi 13 anos com uma pessoa e nessa semana peguei ele no.flagra com outra e ainda por cima apanhei dele e dela.E se não bastasse isso ele ainda me humilhou tanto q eu me senti.um lixo.Tive dois filhos dele e não trabalho to dezesperada e sem forças pra nada eu só fico pensando em o q irei fazer da minha vida agora .Gostaria muito d ter a certeza de que um dia eu.vou esquecer ele e d que tudo vai dá certo. To muito muito triste

    1. blank
      Helen

      Eu imagino como seja, já passei por isso de certa forma mais de chance para o tempo acredite nele e que ele vai te fazer respirar sem uma pessoa que te humilho tanto. Quando passei por isso, usei meu ódio e desprezo para me afastar e esquecer, forcei o mundo a me aceitar de novo msm sem eu ter tanta vontade de sair daquele relacionamento ruim , mais fui atrás de amigas e tentar encontrar outra pessoa, quando conheci pessoa me fez tão bem. Tudo que aconteceu use para afastar isso de você, conheça pessoas até compartilhe algumas coisas em grupos em psicologo. Arrume um emprego e quando começar a sair e trabalhar use isso também para perceber que vc esta acordando que esta se amando e que isso já é um passo grande do que você estava passando, de valor as pequenas coisas, já que são elas que vai fazer vc passar por cima e se amar mais. E não vou para a igreja mais rezo muito e sinto um alivio muito bom te aconselho. Fica com Deus e sucesso na sua vida.

  80. blank
    Alguem que sofre

    Eu hoje consegui admitir que sou dependente afetiva/emocional, não sei viver minha vida, vivo a vida do meu marido, mudei tudo por ele e ele não, agora me sinto infeliz e presa, dependo da opinião dele, da aprovação dele, do amor dele e isso me machuca por dentro, ta acabando comigo, não sei como me livra disso, não me sinto amada por ninguém, não tenho dinheiro para psicologo e o médico não quer me encaminhar para psicólogo do posto. Preciso muito de ajuda!!! Socorroooooo.

  81. blank
    Prisicila

    Namoro há quatro anos, nossa namoro é incrivel, nunca brigamos, até que no 3 ano de namoro descobri que ele estava me traindo com uma menina de 15 anos, briguei com ele mas nem terminamos, continuamos juntos e ele jurou que nunca iria mais me trair, hoje 8 meses depois descubro que ele voltou com essa menina e os dois marcam dia para irem ao motel, fingo nao saber de nada, mas ele sabe que eu sei de tudo, continuo com ele pois o amo muito, mas não quero mais essa situação pra minha vida, o que eu posso fazer

  82. blank
    mirna

    Estou sem forças…eu só preciso fechar
    os meus olhos.

  83. blank
    cordeiro

    tenho 35 anos fui casada 13 anos sofri muito, entrei em depressão ñ queria saber de nada nem ninguém perdi trabalhos por conta da separação,após 7 anos de separados,fiquei novamente com meu ex marido mais percebo que ele ñ quer nada serio, descobri que ele está comigo e com outra falei com ele, ele se irritou e terminou de novo, tou sofrendo muitooo de novo ñ tenho vontade de viver oq fazer me ajudem por favor

  84. blank
    Juliana

    Tenho um companheiro mas ele me sufoca! Amo ele demais, quero viver ao lado dele e criar uma família com filhos, mas ele não respeita meu espaço. Quando preciso sair sem a presença dele, ele fica muito chateado, acaba o dia dele… Cheguei tarde de um evento ontem a noite, hoje estou no trabalho e ele se dopou com medicação para dormir o dia inteiro, para não ficar sozinho sem mim o dia todo…. amo, mas não sei o q fazer…. Acredito que preciso me separar para poupar ele de um sofrimento maior!

    1. blank
      Alguem que sofre

      Juliana, sei que não é facil viver com um dependente emocional, mas ajuda-lo seria melhor que terminar, ele precisa de alguem q de a mao para ele e diga, vamos juntos procurar uma terapia, vamos buscar ajuda, eu estou com vc, é disso que as pessoas precisam, isso que eu queria ouvir do meu marido, ao invés de vc me sufoca ou vá se tratar, faça isso, mesmo que mais tarde vcs se separem, mas vc vai ter feito um bem enorme para um ser humano. Espero ter ajudado. Abraço.

  85. blank
    karen de souza

    Pois bem, nhá tempo que escolhi namorar um homem aparentemente maduro, nunca me tratou bem , e minha atitude era fechar os olhos e fingir estar feliz num relacionamento que era evidente que não iria prosperar. nesse embate constante da razão versus emoçäo, fiquei perdido no tempo durante 1a e meio, mas quando decidi romper foi definitivo, é doloroso esse processo de cicatrização, porém por força do destino encontrei uma ótima pessoa, o qual está cuidando de mim e estou amando conhecê -lo…De qlqr forma iríamos nos encontrar, tivemos a mesma proposta de trabalho no Rio Grande do Sul e ele também…coincidentemente no mesmo local…
    Então, peço que vocês voltem ao primeiro amor, que é nosso Deus do milagre por meio das nossas orações, iremos superar a escravidão emocional, física… devemos nos amar, para posteriormente atribuir ao outro bons sentimentos sem sufocar e tornar dependentes.
    abraços a todos¡¡

  86. blank
    Yasmin

    Eu preciso mt de ajuda eu namorei dois anos cm uma garota mais nao a valizei sempre a tratava mal mais agora q nois separamos estou sofrendo mt nao sei mais oq fazer

  87. blank
    carol

    olá doutora. meu marido é extremamente ciumento, sou eu quem tenho que resolver toda a vida dele, e ele me sufoca com tudo isso. já não aguento mais tanta pressão, e tudo ele fala que não sabe, que os pais não lhe ensinaram e etc. além de ser mãe, eu tenho que ser professora/psicóloga/amiga/instrutora e etc, e ele ainda fala que não vai fazer terapia pq não acredita em psicólogo. e eu quero me separar e ele não quer, mas também não muda. mal reconhece seus erros.

  88. blank
    Herminia

    Esse texto conversou comigo,me dei conta que meu marido e assim,me sufoca com tanta dependência ,e pior,ele só se da conta disso quando dou uma dura e digo que vou me separar,mas com 2 dias depois ele continua o mesmo,não suporto mais nem ouvir a voz dele,preciso me separar urgente,pois a doença dele tá passando pra mim.As vezes me dou conta que permaneço nessa relação hora por pena,hora por necessidade financeira(já que temos dívidas juntos e ele ameaça não compartilhar se nos separarmos),estou decidida a dá a volta por cima,ele que vá se tratar,não tenho culpa dele ser assim,e parece que o fato de está de saco cheio da pessoa dele,eu só vou piorar seu quadro clinico.

  89. blank
    kecia

    Quero ajuda Pq tenho 25 anos mas pareço ter 15 anos

  90. blank
    Roberto

    Esse texto deu um chacoalhão em mim!!!
    Sou casado a 6 anos e eu e minha esposa sempre moramos e trabalhamos juntos, por convivermos praticamente 24 horas por dia, isso acabou desgastando um pouco nosso casamento.
    Mora dor em uma cidade no interior de são paulo, e a 2 meses atras ela foi para a capital ver os pais dela, algumas semanas antes nós já estavamos discutindo muito, dai ela ficou 1 semana em sao paulo e fiquei sozinho aqui morando e trabalhando, nesse tempo eu chorava todo dia de saudade e me sentia culpado pelo nosso relacionamento estar abalado, sempre que fiz e pensei foi pensando nela e no nosso futuro, aceitava as vontades dela mesmo não concordando. eu chorava de medo dela me deixar me sentia inseguro pensava até em morte, quando ela chegou ela sempre falava q eu estava com problemas e eu perguntava sobre nosso casamento e ela sempre falava q nosso casamento nao era o problema q o problema era eu, quase 2 meses de tratamento com psicoterapia, ela ja chegou a me falar que nunca se viu indo em psicologo p fazer tratamento, isso me deixa ainda pior, sabe acho q ela está querendo terminar mas não chega em mim e fala, está esperando eu tomar alguma atitude, e tudo que eu falo ela fala q estou me fazendo de coitadinha, e tudo q falo as vezes q ela fez ela fala q eu estou querendo inverter o lado da historia….
    ela tem problemas de lidar com outras pessoas muito timida, tudo ela pede p mim fazer com ela….
    desculpe o desabafo

  91. blank
    Nogueira

    Bem, sou mulher,moro no interior, cidade pequena. Tive um relacionamento de quase 10anos. Desse relacionamento tivemos um filho que hj tem 4 anos. O relacionamento não deu certo e ainda chegou a esse tempo todo, pela minha falta de auto estima que era alimentada por ele. Como se existisse apenas ele que fosse me querer. Logo depois de uns três meses de termino, me envolvi com uma pessoa conhecida(que sabia de grande parte do que já havia vivido e passado nesse relacionamento) no começo do novo relacionamento tu foi otimo, até o momento do meu passado começar a interferir. Comecei a viver nos termos dessa pessoa, deixando pra trás algumas opiniões e desejos queeu tinha como convicção , e agora me vejo vivendo em função dessa pessoa, vivendo e agindo para tentar agrada-la e sem ser reconhecida! Minha baixa estima, está bem baixa mesmo, devido as acusações de que ninguém vai mais me querer , repetindo que meu filho é um peso , e estou prestes a deixar meu filho com minha mãe . Estou desolada, me dedico, e mal recebo elogios. E tenho na cabeça que devo reconquistalo e que de certa forma a culpa e minha. Meu coração está sangrando. Eu amo ou dependo? Me sinto a mais excluída dos meus irmãos . Queria muito viver em paz com meu filho e essa pessoa, que sempre tentou me agradar, mas q agora encherga problemas em tudo. Sou dependente das opiniões dos outros, o que acham,o que fariam no meu lugar.
    Sei q tenho q me tratar, senão isso vai me consumir. E vai me destruir por completo , meus sonhos, planos projetos, pq até nisso eu me preocupo com a opinião de outros.

  92. blank
    Alex da Silveira Teixeira

    GOSTARIA DE PARTILHAR O QUANTO FOI IMPORTANTE PRA MIM ESSE TEXTO E PARECE QUE FOI ESCRITO PRA MIM, EU TENHO 40 ANOS E CRESCI EM MEIO AS LUTAS COM A SAÚDE E COM ISSO MINHA MÃE SEMPRE ME CUIDOU, SEMPRE FUI UMA PESSOA QUE TENTEI ABRAÇAR A MINHA AUTO ESTIMA TENTANDO REALIZAR MEUS SONHOS MAS POR CAUSA DA FALTA DE CONFIANÇA DAS PESSOAS EU PAREI NO CAMINHO E POR CONSEQUÊNCIA DEIXEI TAMBÉM DE CONFIAR EM MIM MESMO E ME FECHEI , EU SEI QUE TENHO LIMITAÇÕES MAS O QUE ME DÓI SÃO AS PESSOAS ME DESANIMAREM EM DESISTIR RÁPIDO DAS COISAS E EU ACABO ME FECHANDO.HOJE EU VIVO UM MOMENTO EM QUE EU DEMOREI VIVER QUE É NAMORAR MAS ENFRENTO LUTAS, QUAL?, MINHA MÃE POR CUIDAR DE MIM TEM SENTIMENTO DE POSSO E SUPER PROTEÇÃO E SEI QUE POR UMAS QUESTÕES COMO ACHAR QUE MINHA NAMORADA TER PROBLEMAS E SAÚDE E ELA NÃO VAI SABER ME CUIDAR, O QUE DÓI É QUE MINHA NAMORADA ME ACEITOU COMO EU SOU E MESMO ASSIM ME VEJO UMA PESSOA DEPENDENTE DA MINHA MÃE AO PONTO DE EU NEM PODER OPINAR SOBRE MEU NAMORO, NÃO AGUENTO MAIS COMO PARAPLÉGICO DE NASCENÇA TAMBÉM AS PESSOAS E ESPECIALMENTE MINHA MÃE ME VER COMO UM INCAPAZ, EU NÃO ME SINTO UMA PESSOA DE CONFIANÇA PRA DAR MEUS PASSOS E DECIDIR O QUE PRECISO DECIDIR POR MIM MESMO, JÁ ACONTECEU DE EU OPINAR E SER QUESTIONADO, QUERO MUDAR ISSO!
    Alex

  93. blank
    Leo

    É difícil aceitar mais também preciso de ajuda!
    Hoje sou noivo tenho esses problemas no meu relacionamento
    Vivi muito de lembranças de um relacionamento passado
    Acho que sufoco minha noiva com essa minha insegurança, não sei se é amor ou dependência
    Já tive vontades de tirar a própria vida
    Quando meu pai se foi tudo parece que ficou mais difícil
    O pior de tudo é que sei que não sou feliz com essa situação mais também não faço nada para mudá-la parece que está ruim assim mais se não for assim pior fica

  94. blank
    Paulo

    Eu estou me sentindo enganado por mim mesmo!!! Sempre fui muito convicto em minhas decisões, mas hoje vejo como me enganei, estive com uma pessoa por 11 anos, no inicio eu estava muito carente e a unica admiração que tive por ela foi que ela me aceitou!! Não conseguia imaginar alguém gostando de mim e ela gostou. Do resto ela eu não admirava em nada, ela era somente um rostinho bonito e uma pessoa que me aceitou, me entreguei profundamente a essa relação e me afastei de amigos, familia, não sentia vontade de fazer novas amizades, não dava importância ao meu trabalho, acreditava que a única coisa que importava era faze-la feliz! Acreditava que esse era o verdadeiro amor, não gostava de viajar, de ficar longe dela, mas por outro lado, sempre a traí com prostitutas mas até isso eu achava normal, mas na verdade o que eu queria com as prostitutas era carinho, atenção, e não só sexo, daí conheci uma mulher ha dois meses que me encantou ela não me deu carinho e atenção, eu a admirei como uma mulher completa, independente, tivemos um romance e mais uma vez ia me entregando perdidamente a esse novo amor, eu queria me entregar mas no fundo sabia que estava errado, pois eu era muito inseguro, muito grudento, ciumento, desejava a mulher só pra mim e ninguem mais, isso é doentio, consigo ver isso agora, sabe as vezes penso nossa como fiquei com uma pessoa que não admirava por 11 anos! Eu sempre soube que eu não a admirava mas me submeti a isso, na minha cabeça foi falta de amor e atenção na minha infancia consigo ver isso hoje, faz um mes que estou fazendo terapia, estou conseguindo me entender, sei que falta muito, mas sinto que estou no caminho, as vezes tb tive pensamento em me causar mal, mas hoje vejo que certamente o que tenho é dependencia emocional, agora fica mais facil de tratar! Essa mulher que conheci mora em outra cidade e veio me visitar ha um mes, avisei minha esposa que eu ia viajar com essa mulher, viajamos foi muito bom, nao me arrependi, voltamos na terça e na quinta minha esposa ia embora, fiquei desesperado, nao sentia que a amava mas sim que estava sendo abandonado assim quando me senti quando tinha 4 anos numa viagem que meus pais me deixaram com meus avos por uma semana, dai resolvemos dela ficar e nós fazermos terapia para nos entender pois ela tb sentia que nao gostava mais de mim a um bom tempo que nem sentiu muito quando disse a ela que ia viajar com essa nova mulher. Nao sei se esse novo relacionamento vai dar certo mais isso nao importa!!! O que importa é que existe muitas mulheres boas por ai!!! Na minha cabeça so existia as duas tinha que escolher entre uma ou outra, mas não é isso! Não sinto admiração pela minha esposa! Isso é real! Mas preciso aprender a viver sozinho, preciso aprender a nao ser dependente emocionalmente, as vezes consigo as vezes nao, mas já é alguma coisa, pois antes não consiguia nunca!!! Por favor se tiver alguem que passou por isso que conte como foi, obrigado.

    1. blank
      Cintia

      Me separei ha quase 14 anos e fiquei muito triste e sozinha. Esperava encontrar alguem legal q me amasse. Sofri demais. Um dia decidi q eu iria me levar aonde eu queria estar c alguem, me dar, fazer e sentir por mim o q eu gostaria que alguem sentisse. Magicamente passei a ser feliz, hoje tenho amigos, paqueras e ate alguem especial que me trata muito bem. Sou livre para estar comigo sozinha ou com alguem, contanto que esteja bem e feliz. Decida sozinho te fazer feliz e vc vera q eh possivel. Boa sorte!

  95. blank
    sandra

    nunca imaginei q seria assim ou que eu diria isso
    mais sem duvidas
    PRECISO DE AJUDA
    nao aguento mais viver assim com essa insegurança
    me sentindo mal amada
    tem momentos que penso ate mesmo em sumir
    nao tenho um pingo de confiança em me mesma
    isso estar acabando comigo
    meus pais sempre cuidaram mais do meu irmao mais velho
    pq ele e deficiente e depois tiveram que cuidar do meu irmao mais novo
    pq era recenascido e eu por minha vez tiver que aprender o q sei so
    sou tao carente que ate ja sentir vontade d tirar minha propria vida
    meus relacionamentos nao sao nada duradores
    tenho muito medo de ficar sozinha de nao ser amadA
    que ate sufoco meus companheiros que acabam desisitindo de me ou eu deles que o q acontece na maioria das vezes pq acho q nao me amam o suficiente
    nao sei o q fazer quero apenas me sentir em paz e feliz pelo menos comigo mesma
    ME AJUDE A SAIR DESSA
    agora que sei o q realmente tenho……..

  96. blank
    Renatto Menezes

    Olá . primeiramente quero parabeniza ao site pela matéria. , me ajudou a ter certeza do que eu tinha em mente do que eu estava passando ! hj eu tinha acabado de ora e deitado perguntava a Deus pq eu me sentia atraido por homens se não me interessava vive e ter uma vida sexual com eles, e eu fiquei me perguntando tentando achar um pq se este sentimento é algo remetido a carência a se sentir protegido e guiado., não consegui dormi até que liguei o notebook e pesquisei ´´porque alguns homens procuram outros homens para descarregar suas carências afetivas com nenhuma intenção sexual ?“e encontrei o site. Preciso muito de ajuda já me relacionei sexualmente com homens mas sinto que não é de sexo que eu preciso minha intenção era sempre fica abraçado curtindo trocas de carinhos com alguém que pareça ter mais maturidade e força do que eu na verdade eu queria ser cuidado. tenho dificuldade em tudo auto-estima auto-confiança principalmente aquase sempre deixo de fazer as coisas de me relacionar com outras pessoas pelos medo e pelo sentimento de inferioridade,. tenho 20 anos moro sozinho as vezes sinto minha vida destruída sem perspectiva minha casa as vezes fica 1 mês bagunçada se eu estiver como sentimento abalado , sou daquele tipo de pessoa que fica trancado o dia todo em casa as vezes nem vejo o sol tudo fica trancado porta, janelas e só saio a noite para ir para o colégio . eu não entendo também as vezes que a pessoa que me ama e me dá valor as vezes eu me afasto delas já as que não me valorizam de certa forma eu fico querendo perto de mim ex: meu pai eu não foi criado com ele foi criado pelos meu avós maternos. meu pai ele é todo militarizado não é de admitir erros ele sempre esta certo … e por mais que ele me ame não demostra as vezes eu fico pensando se não dá pra liga deixa pelo menos uma mensagem no face o jeito dele é esse eu acho que talvez seja essa a origem da minha dependência. eu me encontrava em um estado que eu ia esta em um relacionamento sem gosta da pessoa achando que eu ia me acostuma e ia gosta dele mas enfim graças a Deus não aconteceu. desde já eu agradeço muitíssimo e peço em carecidamente por ajuda

  97. blank
    Diego silva dos santos

    Meu nome e Diego e tenho 21 anos, estou em uma relacionamento que já dura 1 ano e 4 meses, e minha namorada que pediu para eu ler esse artigo maravilhoso, e eu lendo este artigo vi que eu realmente sofro de dependência amorosa e emocional, eu mesmo estando com ela me sinto só, me sinto menos amado, eu tendo dar o possível e o impossível e parece que nunca a deixo satisfeita, e sentir isso e horrível, eu nunca passei nada igual e nem parecido na minha vida, mais hoje eu passo por isso e isso já está me deixando louco, não me sinto bem, não me sinto feliz, e meu maior medo e entrar em uma depressão por nada, por coisas da minha cabeça, eu perdi todo amor que eu sentia por mim mesmo, e dei tudo para ela, e não me sinto correspondido, perco noites e noites de sono, e sempre achei que tudo isso que eu sentia era muito amor e um amor que não estava a altura dela e lendo esse artigo vi que isso e um grande problema meu, meu relacionamento está horrível, está me fazendo muito mal, nos só brigamos e brigamos por que não me sinto amado, não consigo confiar na minha parceira, esse artigo abriu meus olhos e me mostrou que estou com muitos problemas.

  98. blank
    vilma

    Olá, tenho duas filhas, uma de 18 anos e a outra com 10, são muito dependentes de mim, a mais velha está na faculdade e ainda assim depende de mim pra tudo, não tem atitudes próprias, isso está me deixando preocupada e por muitas vezes me irrita… Me ajudem por favor, o que devo fazer?

  99. blank
    Rose

    !Ola!
    o meu caso ja é diferente, desde criança nasci com uma deficiência na perna,
    poiz nao tive coragem de contar pro meu namorado pessoalmente. .pois mandei uma mensagem dizendo p ele…
    sera que ele vai terminar comigo…
    Não sei se ele percebeu quase ninguém percebe…
    tenho medo da reação dele…
    estamos cn 2 meses de namoro me ajuda por favor

  100. blank
    wellyngton

    OLA ! VEJO MUITOS CASOS AI SOBRE MULHERES , MAIS EU PASSO POR COISA BEM PARECIDA SE NAO IGUAIS , SINTO QUE M7NHA ESPOSA SO TA COMIGO POR CAUSA DAS CRIANCAS NOSSOS FILHOS , JA ERREI MUITO COM ELA E ELA COMIGO , SINTO QUE ELA NAO ME AMA MAIS .TENHO 9 ANOS DE CASAMENTO JA ERREI MUITO MESMO ACHO QUE ATE DE MAIS , MAIS ELA TB DEU UMAS PISADAS FEIA NA BOLA ,MAIS TUDO ISSO PASSOU GRACAS A DEUS ,MAIS CINTO QUE SOU DEPENDENTE DELA NAO COMSIGO FAZER NADA SEM ELA E SE SAIU COM ELA OU ALGUNS MOMENTOS QUE TEMOS A SOS SEM NOSSOS FILHOS SINTO UE ELA NAO ME TRATA COMO UMA PESSOA QUE ME AME VERDADEIRAMENTE .
    ESSAS COISAS NAO ACONTECEM SO COM MULHERES ,COM HOMENS TB ,NAO SEI SE SOU FRAGIL COMO HOMEM MAIS TENTO SER FORTE OU PELO MENOS FINJO SER FORTE.
    PRECISO DE AJUDA GOSTARIA QUE MINHA ESPOSA ME AJUDASSE ,EU CONVERSO COM ELA FALO MINHAS NESSECIDADES O QUE ESTOU SENTINDO MAIS NAO OBTENHO RETORNO , TENTO FAZER DE CONTA QUE NADA ACONTECE COMIGO MAIS FICO ME SENTINDO MAU ,AS VEZES NE DURMO .
    SOU MUITO ESPERIENTE EM RELACIONAMENTO MAIS MINHA ESPOSA E A MULHER DA MINHA VIDA E NAO CONSIGO ER FELIZ COM ELA MESMO TENDO A CERTEZA QUE ELA E INHA METADE .
    MEU CONTATO :
    DESDE JA AGRADECO
    QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE AMO MUITO MINHA ESOSA E MEUS DOIS FILHOS NEM PASSA PELA MINHA CABECA SEPARACAO MUITO PELO CONTRARIO AMO MINHA FAMILIA , SO FALTA DETALHES QUE AS VEZES FAZEMOS UMA TEMPESTADE , TODOS NOS TEMOS SENTIMENTOS E FAZEMOS DELES BONS OU RUINS . AMO MINHA ESPOSA ANA PAULA , SAO DETALHES ,

    ANTES DE TOMAREM QUALQUER DESICAO PENSEI MAIS UMAS 10 VEZES ANTES POIS SOMOS LIVRES PARA FAZER NOSSAS ESCOLHAS POREM PRICIONEIROS DAS CONSEGUENCIAS .
    TODOS VCS TEM FAMILIAS FILHOS ,LOGO FORMAM UMA FAMILIA E A FAMILIA E MUITO IMORTANTE PERANTE DEUS NOSSO SALVADOR .
    HORO POR TODOS , E DEUS SEMPRE TEM O MELHOR PRA TODOS NOS

  101. blank
    rayani

    Acabando de ler vejo que preciso muito de ajuda.

  102. blank
    LARISSA

    NOSSA, O PIOR É QUE EU SEI QUE SOU ASSIM E QUE TENHO UMA DIFICULDADE DE ACEITAR O TERMINO, O QUE FAÇO?

  103. blank
    Maria Eduarda

    Gente por favor preciso que me ajudem eu tenho um amigo muito importante pra mim ele me contou a sua história de amor que acabou de um jeito muito triste e por causa dessa garota que transformou ele em praticamente um monstro pois ele não acredita em amor verdadeiro, nunca quer casar, nunca quer ter filhos e não acredita em contos de fadas e mais ainda ele não tem mais coragem de embarcar em um amor de verdade. Não sei mais o que eu faço com ele preciso que vocês me ajudem ou que me sem conselhos! Muito Obrigada
    Maria Eduarda

  104. blank
    Igor

    OLA. Tenho 19 anos, e tive relacionamentos conturbados. O meu se fosse preciso dava minha vida por ele, embora ele não desse valor. O meu atual, não me da valor. Ja me agredio fisicamente, verbalmente, não me respeita mas mesmo assim continuo o amando, arrumando desculpas para perdoa-lo embora muitos amigos meus para não dizer todos imploram para eu terminar. eu acho que tenho medo de estar sozinho. Como se uma migalha bastasse para me satisfazer. E eu dou tanto valor por migalhas…..
    meu pai sempre me abandonou, nunca demonstrou qualquer afeição por mim. De minha mãe sempre fui alvo de criticas.
    Da minha vo ouvia que eu era um erro ter nascido. Que ela me odiava e que todo mundo também me odiava. A verdade e que Não quero mais sofrer.

  105. blank
    Anonimo

    Bom , eu tenho a consciência baseado em minha historia de vida e infância que sou totalmente dependente emocional em relacionamentos sejam eles quais forem, sempre sou a piada da turma o motivo do riso , sofro muito com isso já fui agredida fisicamente , verbalmente e me coloquei em situações ridículas só pra ter a pessoa do meu lado , mas hoje decidir mudar não aguento mais essa situação e dependência onde a pessoa falta te matar e eu ainda tenho a coragem de pensar na pessoa depois de tudo isso e nutrir sentimento isso so com tratamento cheguei a essa consciência. ufaa falei.

  106. blank
    Marcelo Costa

    Aos 43 anos estou tendo as respostas que tanto procurei durante muito tempo, pena que procurei em lugares errados.

  107. blank
    Dévora

    Tenho vergonha de mim…
    Agora que começo a perceber melhor …
    É ridículo…sempre me considerei uma pessoa maravilhosa , simpática, culta … intercalado com momentos de extrema loucura e instabilidade emocional, e agora somente me acho me um monstro e ridícula!
    Porque será que isto me aconteceu?Penso se terei retido uma imagem de infância e em relação aos meus pais ( mesmo só da minha cabeça) que no meu inconsciente sem eu saber manipulou toda a minha vida, algo que talvez nunca existiu, mas que eu considerei como real.Sempre me senti sem bases, insegura com uma opinião muito negativa de mim…eu queria ser normal…mas nunca consegui, a única vez que me senti com bases foi me envolvendo com alguém que se revelou ser muito complicado egoísta e manipulador, mas que sem ele parece que perco o chão e não sou feliz…nem de uma maneira nem de outra…
    Mas ás vezes penso que ele foi abusando por eu ser tão dependente…outras vezes acho que é dele…vai uma confusão enorme na minha cabeça…eu sei bem o que tenho que fazer mas por algum motivo pareço gostar do comodismo de uma relação dependente…talvez porque nunca soube o que era vencer!!! Quero mudar …não mereço isto…não aceito….
    Talvez seja extremamente romântica….mas não quero ser, não é gratificante…ver o outro a decidir toda a sua vida com base somente na sua opinião e eu sentir me tão sozinha quando o faço….

  108. blank
    Karina

    Olá, meu nome é Karina, tenho 24 anos, e há cerca de 6 meses meus pais se separaram, minha mãe saiu de casa, e mora com minha irmã. Falo com ambos todos os dias por telefone,mas meu pai, me abala muito com certas coisas, às vezes ele culpa por eu não ajudá lo, mas como se minha mãe não o quer de volta, cresci no meio de muitas brigas, agressões verbais e corporais, só agora vejo que minha mãe esta em paz, mas não sei como reagir diante dessa situação, hoje por exemplo não me alimentei, fiquei o tempo todo no quarto trancasa,sou casada, e não sei como disfarçar todo sofrimento e angustia diante do meu esposo, nem ao menos conversamos. Me ajudem!

  109. blank
    A.

    “Os adultos dependentes emocionalmente geralmente foram crianças que não se sentiram amadas, queridas e importantes, desta forma, sentem a necessidade quase que vital de dependerem do amor de outra pessoa, já que não viveram isso em sua fase mais tenra.”

    Me idenfitiquei tanto com isso que chegou a doer.

  110. blank
    lucilene

    ola galera boa noite amei o artigo e os comentarios de todos axei q so eu tinha esses poblemas emocionais mas percebo q muintas pessoas sofre com isso.no meu caso ja fui muinto depente emocionalmente mas depois do uma certa idade ja nao sou mais assim tenho 39 anos to em um relacionamento de 6 anos ele tem 38 anos vivemos em estados diferente porq ele trabalha la nosso relacionamento esfriou muinto por conta disso eu ate ja quis separar mas tenho pena dele porq ele e muinto dependente emocionalmente fala se nos separar a vida dele
    acaba e sem mim a vida nao tem graca.eu gosto dele mas nao e desa forma doente as veses quando ele ta aqui en casa mim sinto sufocada ele e muinto melosso e eu sou uma mulher seca nao sou tao romantica ja sofri muinto na vida perdi um filho de 21anos tenho mas 2 filhos gemeos q mim dao inumeras dor de cabeca e hoje o meu pensamento o meu foco e os meus filhos vivo pra eles e esqueco de mim tenho um apego uma prucupacao esse siva pelos meus filhos tenho medo q eles se vai igual o outro e nisso o meu relacionamento esta esfriando meu marido ate quer q ajente va pra onde ele ta mas meus filhos nao quer mim acompanhar e sem eles eu nao vou os mus filhos mim domina isso mim faz mal preciso de uma solucao nurgente os meus filhos tem 19 anos mas nao quer nada da vida isso mim pertuba e briga
    todos os dias eles nao mim escuta nao mim respeita crie los sozinha o pai e nada e a mesma coisa
    mim sinto presa a eles talves eu esteja doente da alma

  111. blank
    rejane

    OLA tbm sou assim, percebir q tenho essa dependencia emocional, nunca procurei ajuda tento descobrir o motivo, talves seja por nao ter tido uma precensa de meu pai, n sei bem se e isso, hoje eu tenho 40 anos e estou envolvida com um homem de 60 q o mesmo tem dois filhos pequenos um de 2 e de 5, em 2 ezes no mes ele os pegam para o final de semana eu mi sinto mal e insiumada pois quando ele estar com com os filhos n pode mi ver pora evitar problemas com a ex, mas quando chega o final q estamos juntos quero estar sempre colada recebendo carinho ou ate mesmo dando a ele tudo q tenho penso q ele vai me retribuir mas nao , ele e totalmente frio da carinho quando ele quer e dai mi sinto mal, sinto a necessidade de querer estar sempre ao lado dele mas ele nao, quando estou so n tenho vontade de nada, so do trabalho e para casa, e quando estamos juntos ja mi sinto bem , mi sinto segura e muito mais, moro em outro país e dependo dele pra quaze tudo, fui casada e agora separada, nao tfnho muitos amigos e nem familia aqui , mi sinto praticamente so e ja tenho 2 anos com ele eu moro so e ele tbm, o problema e que ele nao se decide o que ele quer, dai o tempo passa e aceito as coisas como sao por medo de perder o que ele faz por mi em questao de mi ajudar em tudo q preciso, e quando fala q n pode fi o mal e mi ponho triste, n quero isso na minha vida o que faco?

  112. blank
    Laura

    Tive um relacionamento de dependência, fiz terapia um ano e melhorei bastante. Aconselho a procurar um Psicologo que é um personagem principal na busca pela melhora considero dependência uma doença.

  113. blank
    Paula Miranda

    O final do artigo descreve totalmente o meu ex, são as falas dele, como ele demonstrava se sentir e o que ele fez ao término do relacionamento!

  114. blank
    Leitor Anônimo

    Desde o meu primeiro relacionamento eu percebi que havia algo de errado comigo ou com o meu jeito de ”amar”. Cheguei ao ponto de anular escolhas e oportunidades que tive ao longo de meus quase trinta anos em detrimento de paixões que sempre, sempre foram rompidas pelo o outro e devido à minha dependência emocional. E vivendo essas experiências destrutivas e desgastantes, comecei a me interessar pela leitura de autoajuda, principalmente na Internet. Até que mergulhei de cabeça nesse universo. De fato, me ajudou bastante e com meu próprio mérito consegui detectar onde estava a raiz do meu problema: é que na verdade eu sofri um trauma, trauma este que foi causado pela separação dos meus pais, quando eu tinha quatorze anos. Eu nunca superei. E foi mais difícil ainda lidar com a rejeição dos mesmos em relação à mim, quando se casaram novamente com seus(as) atuais companheiros(as) e me deram a responsabilidade de viver sozinho quando minha idade vinha avançando. E desde então, percebo que sempre que entro em um relacionamento amoroso, já entro com o pensamento no término. Vivo na desconfiança de ser trocado, rejeitado, humilhado. É um sofrimento constante com o qual tenho convivido nos últimos anos e em todos os meus namoros. Mas eu acho que agora realmente é a hora de procurar uma ajuda especializada. Adorei o artigo!

  115. blank
    michele

    é hoje tive uma BRIGA DAQUELAS COM MEU ESPOSO. briga essa idiota por conta de ciume o magoei muito e acabo arrasada tb, tudo por causa de um descontrole emocional e possessivo. Mas isso vai sair de mim em nome de Jesus Cristo, este sentimento de posse, procurarei a partir de hoje um psicologo e tentarei me desvincular dele o quanto antes. Sei tb que nesse processo Deus me ajudará muito paralelo a tudo isso, pois ele é o meu criador e sabe tudo de mim, estou pedindo a Deus, para me ajudar. acredito que já está me ajudando vendo no que estou meida, em meus proprios sentimentos. oração do dia: PAI AJUDA-ME, MAIS UMA VEZ! AMÉM

  116. blank
    Mônica

    Oi, Vicent…também sou do RJ… já sofri bastante…até perdi as contas(tive muitos namorados) e todos foram mal-sucedidos creio que por imaturidade e infidelidade dos meus ex…Estou mal, na fase de não acreditar mais nos sentimentos de ninguém…sou evangélica e venho pefindo forças a Deus e ajuda com terapia. Não se desespere!Abraço

  117. blank
    Valéria

    Olá, sou Valéria e também me identifiquei com essa situação, porém não quero mais que isso continue, pois acredito que posso ir mais além e esse tipo de situação só tem me feito sofrer. Passei por uma série de coisas em minha vida muito traumatizantes que não vale a pena citar, mas que contribuíram pra me tornar assim. Só quero que isso acabe. Como posso fazer pra que isso aconteça?

  118. blank
    beatriz

    sou uma dependente do ex namorado, já voltei várias vezes pensando que poderia ser melhor mas só fiquei na mesma, só que ele tem muitas coisas que me atraem isso absorve ainda mais minha mente, acho que não encontrarei outro igual apesar de todos os defeitos que tem. Penso que o amo, mas já começo a entender que é mesmo dependência. É muito cruel, ser dependente querer alguem que não dá certo e que acaba nos usando como estepe. e o que é pior com o nosso consentimento, triste. Situação que oscila entre momentos lindos e tb momentos muito ruins, não dá pra ser feliz pela metade.não dá pra suportar um relacionamento assim. Sem segurança, sem comprometimento, só pra passar momentos, pois na verdade o outro não te quer de verdade, ele só está com vc. por um momento.

  119. blank
    Priscila

    Meu nome é Priscila tenho 19 anos, e há quatro anos sofro com essa ” dependência” de colocar meu namorado como centro de tudo, já passei por 2 relacionamentos e desde o primeiro colocava o parceiro como prioridade na minha vida, hoje namoro e mesmo tentando controlar essa mania vejo que não consigo. Esse texto mostra claramente o como sofremos e o que passamos quando dependemos de alguém, eu quero fazer diferente e preciso mudar, porque eu fico me imaginando daqui uns anos quando eu for constituir uma família não vou poder continuar nessa dependência por que afetará a vida do meu filho(a), preciso de ajuda e com certeza vou atrás disso .

  120. blank
    VICENT

    oi meu nome é vicente tnho 32 anos eu tenho mta depedencia emocional conseguir acabar c 2 relacionamentos d forma imatura por extrema carencia hj sofro c os erros q cometi e gostaria mto d conversar a respeito sou do RJ.

  121. blank
    APARECIDA SILVA

    EU SABIA QUE EU ERA UMA PESSOA DEPENDENTE EMOCIONALMENTE. LENDO ESSE ARTIGO SÓ TIVE A CONFIRMAÇÃO. SOU TÃO DEPENDENTE DE UM NAMORADO QUE TENHO DEPRESSÃO DE TANTA CARÊNCIA. JÁ TEM MAS DE DEZ ANOS QUE NAMORAMOS E NESSES DEZ ANOS JÁ SOFRI DE MAIS. JÁ TENTEI ME LIVRAR DESSE SENTIMENTO MAS NÃO CONSIGO, PRECISO DE AJUDA URGENTE.

  122. blank
    CÉLIA

    Tenho 39 anos, e ja passei por algumas decepçoes amorosas, hoje madura e em um relacionamento estou quase a ponto de acreditar que amor só o nosso por nós mesmos, eu sou carinhosa,nem melosa nem ciumenta, valorizo quem esta comigo, agrado a pessoa faço o melhor, mas tenho sentido que preciso de carinho p me manter bem com a pessoa, meu relacionamento mais duradouro foi de 13 anos, terminei pq nao sentia q a pessoa não retribuia o carinho q eu dava, enfim, me senti carente e fui viver minha vida, nao encontrei nenhum homem a altura do que penso ser bom p mim, estou triste e tentando achar uma soluçao p isso, afinal criei vinculos c essa pessoa e nao gostaria d terminar por falta de uns cafunés.foi bom falar aqui e dividir c outras pessoas a experiencia,força a todos os carentes de plantão.beijosss

  123. blank
    welder

    Eu sofro diariamente. A minha infância. N tive pai e a mãe q Eu tenho lógico Ela mi amar muito dar a vida por mim. Mas n tenho carinho dela. Ai procuro Em minhas companheiras, ai quando vem um fim d um relacionamento Eu sofro. Meu autoestima caí. Sofro choro muito. Mas tenho Deus a cima d Tudo e q nunca mi deixou Em cair Em tentação d mi fazer algo a mim mesmo. WElder

  124. blank
    Joyce

    Bom, eu quando comecei a me sentir abalada por um sentimento que queria tomar conta de mim, observei a situação em que eu me encontrava, e vi que tinha familiares que me amavam e que me amam, estava em um relacionamento que a única pessoa que estava desfalecendo nosso relacionamento era eu mesma com meus pensamentos de ciúmes, de sentimento de perda, de auto-confiança, sendo que ele queria me ajudar mais eu me sentia angustiada, sempre querendo mais e mais dele, cobrava muito, e percebi que eu estava querendo tomar conta dele,queria contato com ele todos os dias umas 5 vezes por dia, se falasse poucos minutos no telefone eu me sentia triste,me perguntando o porque não ficar horas comigo,pensava que ele estava desgostando de mim,até que eu resolvi conversar com ele sobre este assunto, e mostrei a ele que eu estava desconfiada de tudo, me sentindo mal todos os dias, e foi ele quem me ajudou porque eu passei a falar com ele para continuar me amando, mais para me deixar um pouco de lado para que eu pudesse estabelecer na minha cabeça que o que importa antes de tudo é o sentimento que eu sinto por mim mesma. Hoje estou revigorada, sou uma mulher melhor,não estou triste e nem dependente dele pra nada, sei até onde posso ir, estou com ele 2 anos e 3 meses e sinto nosso relacionamento bem melhor,pois não brigamos mais desde o dia em que eu tomei essa atitude que partiu de dentro do meu coração.

  125. blank
    Tatiane

    Lendo tudo isso acho que descobri o que tenho… e que preciso de ajuda…

  126. blank
    maria do carmo

    Quero compartilhar com vcs a experIencia que tive, namorei dois anos um homem muito bacana,eu o amava,mas ele era emocionalmente muito confuso, com um ciume doentio de mim estava me ferindo,por isso decidi terminar o relacionamento, foi muito difícil, mas como a minha vida pertence a Deus, eu sei que Ele me sustenta e cuida de mim. Um abraço à todos, e confiem em DEUS.

    1. blank
      maria do carmo

      gostaria de saber se alguem se identificou com a historia da Maria do Carmo.

  127. blank
    joseane olga camara

    eu sou muito ciumenta e não tenho comdiçoes financeiros pra poder mim trata já tentei de todos os jeito não comsigo mim comtrola eu sei qui isso e uma doença nós briga todos os dia por tudo só morra eu e ele não sou feliz no casamento já pensei em mim mata e mata ele eu não era assim fiquei assim depois qui conhecie ele tenho ciúme até de ele usa um perfume fazer uma barba eu já acho qui ta se arrumando pra outra não imagino meu marido conversando com outra mulher ou mesmo da uma carona eu acho qui se eu ver eu morreria por favor mim ajude ele não aguenta mais meus ciúme e nenhe eu

  128. blank
    Renata Souza

    muito bom seus comentários no programa do SBT Casos de família

  129. blank
    Marilia Lang

    Meu Deus! Lendo isso acabo de perceber o quanto sou dependente emocionalmente. Sempre tive esse problema mas nunca parei p pensar, achei q fosse meu jeito, algo normal. Desde pequena, nunca consegui me sentir amada, tanto pelo fato de minha mãe não me dar amor, carinho e quanto por descobrir q quem eu achava que era meu pai na verdade não era. Descobri que meu pai biologico era outra pessoa, sem contar que os dois me abandonaram, e minhas irmãs sempre jogando na minha cara que não era p mim ter nascido. Enfim, passei por muita coisa dentro de casa que me afetou muito e sou depressiva desse jeito. Foi daí que surgiu minha dependência emocional. Hoje, tenho 18 anos, tenho um namorado, e sou completamente dependente dele, vivo por ele. Qualquer briga, ou ameaça dele de querer terminar acaba comigo e eu fico sem chão. Sinto que ele me ama, mas nao demonstra da forma que eu espero, se eu fico longe dele, sinto q ele não da a mínima e mando mensagens toda hora e fico muito mal… e quando estamos juntos, eu sinto q ele nao me da a devida atenção. Ja faz 7 meses que estamos juntos mas nao me sinto feliz, mas tambem nao consigo me imaginar sem ele, mudei muito por causa dele, deixei de fazer muitas coisas ate de ver minha melhor amiga por causa dele. Ela ate me diz que sou muito submissa, com ele e com minha família. Necessito do carinho, atenção e elogios dele. Eu nao sei .ais o que eu faço, realmente não sei e preciso de ajuda.

    1. blank
      helen

      Sei o que é isso. É incrível essa dependência. Não sei mais o q fazer também. Já me superei em comportamentos adequados e em comportamentos péssimos. Minha identidade já perdi. Vivo por ele. É muito chato. Tenho consciência disso, mas não consigo me desvencilhar dessa dependência. Parece q gosto de sofrer mesmo. Me cobro por uma atitude mais independente e adequada e quando não consigo, me cobro mais ainda, É um saco. Uma avalanche.

  130. blank
    Marcos

    As vezes a vida nos traz situações inesperadas, onde temos que lidar com nossas dificuldades ou nos escondermos atrás dela … terminar um relacionamento que aparentemente esta bem, não é tarefa fácil … é como se nos jogássemos aos leões por vontade própria, é como se nos jogássemos de um abismo sem saber se sobreviveremos à queda…
    Ser dependente é achar que o outro sempre esta certo e que ele tem mais maturidade, mais competência, mais razão, mais beleza … e que se nos desvincularmos dele estaremos fadados ao fracasso emocional, profissional e pessoal … que provavelmente estamos velhos para poder ser interessante para outra pessoa, e que ficaremos sozinhos para o resto da vida … sem amor, sem dinheiro, sem os pais que morrerão em breve, sem os antigos amigos em comum, e ninguém dará espaço para alguém adulto e separado e muitas vezes “depressivo”…
    Acredito que este pequeno resumo de medos do dependente, congele seus comportamentos e decisões, seus afetos são compactados num ambiente intocável, pois se acessá-lo, corre o risco de tomar decisões e… isso é terrível, tenebroso, é a morte para o dependente…
    Eu estou prestes a me jogar de um precipício. Um precipício obscuro e desconhecido, onde nunca pensei me jogar … estou com muito medo e tenho feito força para não desistir, mesmo sabendo que posso ser destruído por isso … Acredito que só assim conseguirei sentir tudo aquilo que me assombra nesta vida e… que quero que acabe antes que meu tempo nesta vida termine …

  131. blank
    Ana Paula Felix da Silva

    EU TAMBÉM SOU ASSIM PRECISO MUITO CONVERSAR COM ALGUÉM QUE ME ORIENTE .

  132. blank
    VITÓRIA

    Oi, tenho uma grande dúvida sobre o assunto: eu tive muito amor na minha criação, fui até superprotegida pelo meu pai e de certo modo, ainda sou um pouco. Tenho muitos medos e sinto uma enorme dependência emocional do meu namorado, que é muito bom pra mim e às vezes me sinto rejeitada por ele, mas acho que o sufoco, mas é como se nada que ele fizesse fosse suficiente. Ele se sente triste com isso e eu frustrada porque gostaria que ele pensasse como eu. Ontem tivemos uma discussão e cheguei a conclusão que eu estou muito apegada a ele e a nossa relação, coloco muitas expectativas e cobro muito dele que ainda não tem uma situação financeira estável. Eu não consigo viver o agora plenamente e me preocupo demais com o futuro tanto profissional como na relação com meu namorado. Eu não consigo sair sozinha com meus amigos, pois como vejo meu namorado somente aos finais de semana, quero estar com ele nos dias que posso e se meus amigos não podem estar conosco, eu dispenso suas companhias. Acredito que já perdi alguns amigos por isso, que se sentem excluídos da minha vida, embora eu sempre convide para as coisas mas eles aparecem raríssimas vezes e nunca me chamam pra nada. Gostaria de me desapegar mais mas ainda não sei como fazer isso. Nossa relação é estável e boa, porém eu desenvolvi um comportamento um tanto doentio e gostaria de saber se isso pode ser dependência emocional. Todos os relacionamentos que eu tive eu cobrava muito das pessoas e acho que se sentiam pressionados e tínhamos muitas incompatibilidades e tive algum parceiro duvidoso e mau caráter, mas isso há muito tempo. Pode-se desenvolver esse problema com alguém que foi “bem criada porém superprotegida” e que vive uma relação estável e confiável?

  133. blank
    Marina

    Olá, me identifiquei muito com esse artigo e com todos os comentarios feitos de pessoas com problemas igual aos meus, estou passando por uma fase terrivel em minha vida, sou noiva, mais meu relacionamento esta pessimo, o que eu sei fazer é só chorar e chorar e me humilhar, aceitei tipos de violencias que eu sempre achava um absurdo alguem que se submetia a esses tipos de coisas. Não sei mais o que fazer, preciso de ajuda mesmo, hoje tive a plena certeza que preciso de tratamento para voltar a viver!!

  134. blank
    Amiguinha 01

    Realmente , descobri que sou dependente emocional. Estou sempre precisando conversar, falar de mim. Sempre buscando dar conselhos ou ate mesmo tendo a necessidade de falar algo com alguem , estar certa em alguma coisa.
    Essa dependencia me faz mal , pois acabo sufocando , amigos , esposo, colegas de trabalho, familia , alunos etc.
    As vezes quando estou sozinha , me sinto mal e ansiosa ,por estar com alguem . tenho até mesmo “taquicardia “

  135. blank
    Marcos

    Me indentifiquei com cada palavra do texto, estou sofrendo muito,e preciso de ajuda,quando estamos sozinhos é infinitamente mais dificil.

  136. blank
    Carlos Eduardo

    Tenho um filho de 2 aninhos, e minha vida conjugal está um tormento. Porém não consigo me imaginar longe dele, penso em não me divorciar por causa dele. As vezes acho que só minha mrte pode alentar isso.
    Não sei o que fazer, não guento mais chorar.

  137. blank
    eliene

    de tudo o q eu li aqui, eu tenho um pouco. estou em um relacionamento a 4 meses. ele quase não me beija, sexo ja tem duas semanas q não fazemos. em 2004 conheci um rapaz ficamos juntos durante 4 anos, nesse periodo ele me bateu inumeras vezes, sou cheia de cicatrizes. mais achava q amava ele. hoje eu me pergunto pq me sujeitei a tudo isso e pq estou nesse relacionamento atual? eu sou independente, tenho varios amigos, pessoas q gostam de mim de verdade, tenho meu trabalho… em fim eu não preciso me submeter a tudo isso, mais não tenho forças para ficar sozinha. eli

  138. blank
    Ana

    Eu tenho 28 anos, namorei por cinco anos uma rapaz 3 anos mais novo e me dediquei a essa relação integralmente.Ele usava maconha, tivemos muitos problemas por conta disso e eu condicionei a minha felicidade ao fato dele parar com isso, imaginava que somente seria feliz no dia em que ele parasse e enxergasse toda minha dedicação.Levei ele para morar na minha casa, minha familia acabou descobrindo o q ele fazia e nos separamos; ele foi morar sozinho e eu continuei dando a ele toda assistência, lavava, passava e cozinhava para ele, o ajudei a comprar um carro, auxiliava com dinheiro e assim foi por mais ou menos 9 meses após a nossa separação. Ele, após insistir muito para que voltássemos, começou a namorar outra moça, pouco mais de uma mês terminou com essa, deixou a coitada aos prantos pedindo para voltar e está com outra de 17 anos, segundo ele essa última chegou no coração dele onde ninguém havia chegado, trocou todos os telefones dele e disse que quer cortar todos os vínculos comigo.Afirma ter parado com o vício por causa dessa menina e faz questão de jogar na minha cara todas as vezes que ainda fala comigo, que não voltamos por minha culpa e que hoje ele é um homem de verdade, e por ela parou com os vícios.(ou seja fez por ela tudo o q passei todo o nosso relacionamento pedindo que fizesse).Essa atitude dele está acabando comigo, oscilo momentos de profunda vontade de falar com ele, uma vontade tão grande que chega a beirar o desespero, em outros momentos sinto tanta raiva que chego a ter vontade de matá-lo…Sei que um dia isso vai passar, mas por enquanto só posso dizer que ainda não tinha experimentado uma sensação tão ruim assim, minha vida hoje se resume em dormir até bem tarde, ir trabalhar no período da tarde e atravessar noites na internet, não tenho vontade de fzer mais nada…Passo o resto do tempo a pensar: – Será que ele vai ser feliz depois de tanto mal que fez?E eu, será que um dia vou me perdoar por ter vivido esse relacionamento sozinha tanto tempo?

    1. blank
      suelen

      Sua historia se identifica com a minha. Passei por isso, hoje tenho uns dos piorea sentimentos.

    2. blank
      Lu

      Ana eu vivo a mesma situação qhe vc… Como faz pra gente conversar? Preciso de ajuda

  139. blank
    Stella

    Dra Regina

    Desde os 15 anos sou depressiva, meus relacionamentos nunca deu certo, no meu atual sou totalmente dependente do carinho, da atenção, se não me liga cobra, e quando estamos bem eu fico bem, se briga, fico mal e sempre quero morrer, tenho esse pensamento há muito tempo,não vejo graça na vida, sou dependente dele pra ser feliz, mas sei q sou eu q tenho q ser feliz, mas não consigo, realmente eu prefiro morrer, eu sou dependente de elogio,carinho e atenção e quando não tenho eu choro sem parar, fico depressiva, tomo remédio pra dormir pro tempo passar logo (rivotril e fluoxetina). O que eu faço? qual o primeiro passo? por favor, me ajude!

  140. blank
    Jéssica

    Este artigo foi perfeito e reflete o que ocorre com muitos homens e mulheres da nossa sociedade moderna, temos tantos afazeres nesse dia a dia corrido que não sobra tempo para nos expressarmos. Tenho 22 anos, sou filha de mãe solteira, sempre vivi com ela e com minha avó, a poucos meses conheci o meu pai biológico. Sempre fui uma excelente aluna e com 15 anos conheci uma pessoa que a época tinha 33, era segurança, recém separado, e usuário de drogas (maconha, cocaina, maconha e crack – Mesclado, e bebida), acabei criando uma dependência dele,não fazia mais nada além de estar ao redor dele, acabei indo morar com ele por alguns meses e devido ao ciume doentio que ele tinha parei de estudar, passei um sufoco, entre agressões e afins, depois disto terminamos e …… conheci outra pessoa, tive um relacionamento que durou cerca de 7 meses, terminado pois nos viamos todos os dias… Fim deste relacionamento no final do ano passado vindo de uma entrevista reencontrei um amigo e ficamos, e ficamos denovo e estamos namorando desde então. Ele é bonito, chama muito a atenção e tenho um ciume excessivo, eu sou estudante do curso de Direito, quando o conheci trabalhava em uma seguradora e estudava, agora apenas estudo, PAREI DE TRABALHAR E NÃAO VOLTEI PARA FICAR AO LADO DELE, todos os dias busco ele na volta do trabalho, ficamos durante a tarde e a noite ele estuda, ultimamente as brigas são frequentes, não me sinto amada o quanto deveria em certos momentos, faço tudo para ele … desde lavar roupas,limpar a casa e emprestar meus cartões, mas parece que não é suficiente …. PRECISO DE AJUDA, PRECISO ME ENTENDER, POIS TENHO A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO ALHEIA NÃO SÓ DELE MAS DA MINHA FAMILIA. PRO FAVOR AJUDEM NÃO AGUENTO MAIS TANTAS BRIGAS E ESTE SOFRIMENTO E CONFRONTO COMIGO MESMA POR UM AMOR SEM MEDIDAS

    GRATA….

  141. blank
    fabio

    sou diagnosticado dependente emocional e sempre muito doloroso saber que o tempo todo vc tem que estar ligado para não sofrer mais que preciso para não se anular e saber que amo de forma errada e patologica e viver em eterna vigilância. fabio

    1. blank
      Clau

      Tem horas q esqueco de mim e a felicidade dele e mais importante mas isso n e certo me mande email quero conversar

  142. blank
    fabio

    sou diagnosticado dependente emocional e sempre muito doloroso saber que o tempo todo vc tem que estar ligado para não sofrer mais que preciso para não se anular e saber que amo de forma errada e patologica e viver em eterna vigilância. fabio

  143. blank
    Anedai

    Esqueci de mencionar minha idade: Tenho 26 anos!

  144. blank
    Anedai

    Meu Deus! Estou muito assustada com o que acabei de ler… Parece que o texto foi escrito baseado na minha história… Ontem meu namorado conversou comigo e me abriu os olhos para algo que eu nunca tinha notado: SER UMA PESSOA DEPENDENTE EMOCIONALMENTE! No meu caso, não apenas dele, mas, muito mais da minha família, não faço NADA, não tomo atitudes alguma se não tiver a aprovação, a aceitação da minha família, sempre me preocupo com o que eles vão achar se eu tomar minhas próprias decisões e por acaso vir a dar errado… Fico com medo de eles não mais me apoiarem… Com esse medo todo, acabo não tomando minhas decisões, automaticamente, não vivendo a minha vida, e deixando sempre que minha família a viva por mim, decidam o que vou fazer, e o que será melhor pra mim… Esse problema é tão grande, que meu namorado ontem veio me dizer que desse jeito não dá pra continuar, que pareço ter 15 anos e que ele não está disposto a continuar um relacionamento com alguém que não sabe nem tomar suas próprias decisões, que ainda é extremamente imatura. Gente, estou desesperadaaaaa. O que faço???

    1. blank
      Ariane

      Tbm vivo a msma coisa, deixo minha familia decidir tudo por mim, despolis eles acabam brigando cmgo por eu nao decidir sozinha, sendo q desde q eu era criança ,tudo tenho q ter a aprovação decisão deles,pois eles sempre me deixaram no mundo fantasia q vou ter eles smpre decidindo tudo e q nao preciso de mais niguem,por isso quaze nao tenho amigo meus relacionamentos duram pouco sou mto anti social , 🙁

  145. blank
    Rodrigo caldeira

    Tenho 28 anos, e tive uma namorada na minha adolescencia, e mesmo sabendo que ela só ficava comigo por pena, eu preferiria acreditar que ela me amava, mas aos poucos fui percebendo que ela só me usava, e estava comigo porque ela estava na pior. e o pior é que os outros me avisavam, mas eu não queria dar bola, achava que estavam com inveja de mim. e de repente, ela começou a me tratar com indiferença nem ao menos eu saber o porque. até que um dia, eu a vi com outro rapaz o beijando na boca, e confesso que não acreditei, mas aos poucos fui entendendo que ela só me usou, e quando estava numa boa, nem lembrava mais de mim. mas o pior que quando ela brigava com o namorado, ela me procurava, e mesmo sabendo que ela só estavá me usando, eu ficava que nem um bobo por ela. faz 10 anos que não a vejo, mas mesmo assim, mesmo sabendo que ela se casou, e teve filhos, continuo apaixonado por ela, e se ela me propor que eu fosse amante dela(o que eu acho dificil acontecer), pior que eu aceitaria, mesmo sabendo que eu ia sofrer por isso. eu preciso tirar ela da minha cabeça, e do meu coração, mas não consigo. preciso de ajuda!

  146. blank
    Ana

    Vivo numa dependencia emocional dessas de acabar com uma pessoa agora pouco perdi uma vó q era tudo p mim,notei q a dependencia emocional só piorou meu casamento já não vale mais apena ele tem um caso ja de anos e eu fico nessa,já separei passei um ano e numa recaida mais forte voltei,hoje estou infeliz,e com muito medo de ficar sozinhade novo,de não refazer a minha vida tenho 2 filhos e não tomo nenhuma atitude as veses mim odeio por não reagir sei o q teria q fazer e não tenho a coragem ja não tenho vontade de mim arrumar,saiu de qualquer jeito,nem um batom as veses até o perfume esqueço de colocar,gostaria de saber se o tratamento p dependencia emocional é só terapia ou com medicamentos.Preciso de ajuda!

  147. blank
    washington

    Tenho 37 anos de idade e nunca tive muita sorte em meus relacionamentos. No ultimo que tive, minha ex terminou o namoro em um momento dificil para mim, o que me deixou ainda mais abalado. Ate ler este texto estava muito aborrecido e me sentindo por demais solitário. Mas percebi que este meu sentimento de tristeza em verdade parece ser mais esta dependencia emocional, pois quando estavamos juntos eu não era tão feliz assim, a ponto de me causar esta tristeza que ate hj eu sentia. Vou procurar ajuda de uma amiga psicóloga e procurar me tratar desta dependencia. Com a ajuda dela e claro, a de Deus, vou apreender a lidar mais com meus sofrimentos. Assim, aprendo a gostar mais de mim do que dos outros, não correndo o risco de quando ser abandonado sofrer tanto assim pela separação. Muito obrigado pela postagem, realmente muito interessante.

  148. blank
    Maristela

    ACORDEI PROCURANDO AJUDA PARA MEU FILHO DEPENDENTE A TRES ANOS POR COCAÍNA, JÁ ESTEVE INTERNADO E FAZ TRATAMENTO COM UM PSIQUIATRA MARAVILHOSO, FAZ FACULDADE DE ODONTO E TEM TUDO PRA DAR CERTO, SOU SEPARADA E O PAI DELE NÃO BUSCA CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO E E AINDA ME CRITICA QUE NÃO CUIDO DELE QDO TEM AS RECAÍDAS.
    O QUE POSSO FAZER PARA AJUDÁ-LO, FINANCEIRAMENTE O PAI DEIXA A DESEJAR; SEI QUE TENHO QUE LEVÁ-LO A UM TERAPEUTA OU PSICÓLOGO’, ME DESESPERO PORQUE SEI QUE ELE TEM CONDIÇÕES DE VENCER. ME AJUDEM, POR FAVOR

    1. blank
      eliene

      um grupo de auto ajuda como os narcoticos anonimos iria ajudar muito ele… tenho alguns amigos com esse problema e pra eles esta fucionando.

  149. blank
    mary

    tbm sofro muito com dependencia emocional, sou uma mulher madura, bem sucedida , independente financeiramente, pois atuo a 15 anos numa empresa com cargo de chefia. Finjo ser forte, bem resolvida, porém é tudo fachada. Atualmente vivo um romance com um rapaz bem mais jovem, e muito simples, estou apaixonada por ele, para piorar a situação ele tem companheira e um filho pequeno. Não tenho expectativa que ele fique comigo, na verdade não qro isso, não qro interferir na vidinha dele, só qro que esteja comigo qdo sinto falta dele. Ele me trata com muito carinho, respeito, diz que me adora! Mas confesso que não é uma situação confortavel. Atualmente só vejo graça na vida qdo estamos juntos, ou qdo nos falamos enfim…preciso de ajuda…se alguem vive uma situação parecida com a minha, podemos conversar…Regina vc pode me ajudar??

    1. blank
      maria

      ola mary, ,vivo uma situação parecida com a sua, so que é com uma mulher, isso mesmo, sou lésbica,me apaixonei por uma moça que já tem outra pessoa, mesmo assim fico com ela,,,já tentei sair da relaçao mas nao consigo. ela é casada, tem uma otima condição financeira , mas diz que me adora. porem não consigo ser feliz. Fico bem quando estamos juntas, alias temos ate muito tempo juntas, mas o fato de saber que ela tem alguem, e que não tenho nenhuma chançe de ficar somente com ela , é pessimo. Ela sempre foi sincera desde o inicio, eu é que embarquei nessa, me arrependi ,,quero sair mas não consigo ela é maravilhosa, me ajuda muito em tudo, mas mesmo assim sou insegura, dependente, ciumenta, e muito infantil…Sei que vou perdê-la tambem mais dia menos dia,,sempre é assim. Quando começo a exigira atenção demais é o fim.. sofro demais, queria ser mais madura nas relações, queria ter mais amigos, ter um foco na vida, ser bem sucedida,,,acho que esse vazio é que me deixa assim tão dependente,,,

  150. blank
    Rafael Souza

    Sinto esse sentimento,estou em um relacionamento de 2 anos e sinto-me muito dependente,estou quase pensando em suicídio.
    Já tentei e tento procurar a Deus,mas essa dependência dela não me deixa em paz,queria ser de volta o que eu era,me amar mais e fazer planos para mim sem sentir esse sentimento que me machuca.
    Não consigo ficar longe dela e ela parece que nem liga,se o namoro terminar ou não,acho que devo procurar pessoas e fazer novas amizades.

  151. blank
    Raiza

    Sofro diariamente com isso. Sinto uma dependencia enorme de alguem do meu lado. Quando meu pau faleceu, tinha minha mae como minha posse, nao a deixava fazer nada sem que eu tivesse. Mas logo em seguida, comecei a namorar. Ja faz 4 anos que estou num relacionamento que dependo totalmente dele, Parece que quando ele nao pode estar comigo, nada faz sentido. Gostaria muito de poder ter eu mesma de volta. Tudo que eu faço, é para ele, e quando eu nao sinto ele presente, me sinto só,triste e abandonada. Nao sei mais o que fazer.

  152. blank
    francine

    me identifiquei muito com esse artigo…não consigo fazer nada sem meu companheiro,gosto da opinião dele pra tudo…não só a opinião mas não faço nada se ele disser que não vai dar certo ou não me apoiar,ou seja,sou completamente dependente dele…nao faço nem um curso sem ele,não consigo..me sinto incapaz de tudo sem ele…preciso de ajuda d+ ate..

  153. blank
    Sabrina

    Sou casada há dez anos o amor virou amizade… depois que tive minha filha parece q as necessidades de casal foram todas supridas.. n tenho mais vontade de ter vida a dois…. vivemos como dois amigos e tenho pavor quando ele me toca… parei de trabalhar para ter minha filha agora vivo isolada dentro de casa n consigo ter reação pra nada… n tenho vontade se quer de ir a rua… tenho medo de ver pessoas olhar para elas, conversar não sei mais. Gostaria de me separar mas parece que se eu fizer isso n vou dar conta de me cuidar e cuidar da minha pequena… quando tenho que resolver alguma coisa ligo pro meu marido para ver o que acha e sempre é a vontade dele prevalece parece que n tenho vida própria… o que faço?

    1. blank
      Rui Melo Filho

      Sabrina,você precisa parar de se colocar na dependência do seu marido.Se esse casamento não te faz bem,melhor você se separar,cuidar de sua vida e criar a sua menina normalmente,pois depender de opinião dos outros não leva a nada.

    2. blank
      andreia

      oi sabrina.eu senti a mesma coisa .quando minha filha nasceu .,mais eu resolvi ,mudar ser feliz. pra poder.fazer minha ,filha feliz .

      por isso resolvi deixar meu marido .um casamento de seis anos ,sofri pir que eu era dependente dele vivia a vida com o que ele queria que eu fissese ,mais .amor pela minha filha foi mais forte .,sai de casa .e hoje sou muito feliz .com minha princesinha .ate tenho amizades que jamais pensei em fazer mais agora estou muito feliz .
      E tomara quevc tbm seje boa sorte .,,!!

      1. blank
        wellyngton

        OLA ! VEJO MUITOS CASOS AI SOBRE MULHERES , MAIS EU PASSO POR COISA BEM PARECIDA SE NAO IGUAIS , SINTO QUE M7NHA ESPOSA SO TA COMIGO POR CAUSA DAS CRIANCAS NOSSOS FILHOS , JA ERREI MUITO COM ELA E ELA COMIGO , SINTO QUE ELA NAO ME AMA MAIS .TENHO 9 ANOS DE CASAMENTO JA ERREI MUITO MESMO ACHO QUE ATE DE MAIS , MAIS ELA TB DEU UMAS PISADAS FEIA NA BOLA ,MAIS TUDO ISSO PASSOU GRACAS A DEUS ,MAIS CINTO QUE SOU DEPENDENTE DELA NAO COMSIGO FAZER NADA SEM ELA E SE SAIU COM ELA OU ALGUNS MOMENTOS QUE TEMOS A SOS SEM NOSSOS FILHOS SINTO UE ELA NAO ME TRATA COMO UMA PESSOA QUE ME AME VERDADEIRAMENTE .
        ESSAS COISAS NAO ACONTECEM SO COM MULHERES ,COM HOMENS TB ,NAO SEI SE SOU FRAGIL COMO HOMEM MAIS TENTO SER FORTE OU PELO MENOS FINJO SER FORTE.
        PRECISO DE AJUDA GOSTARIA QUE MINHA ESPOSA ME AJUDASSE ,EU CONVERSO COM ELA FALO MINHAS NESSECIDADES O QUE ESTOU SENTINDO MAIS NAO OBTENHO RETORNO , TENTO FAZER DE CONTA QUE NADA ACONTECE COMIGO MAIS FICO ME SENTINDO MAU ,AS VEZES NE DURMO .
        SOU MUITO ESPERIENTE EM RELACIONAMENTO MAIS MINHA ESPOSA E A MULHER DA MINHA VIDA E NAO CONSIGO ER FELIZ COM ELA MESMO TENDO A CERTEZA QUE ELA E INHA METADE .
        MEU CONTATO :

        DESDE JA AGRADECO

        FOI SO UM DESABAFO

        ………..

    3. blank
      Cláudio

      Olá! boa noite, sabrina seu problema é sério, pois estão sofrendo duas pessoas, vc e seu marido ou pensa que ele está feliz? as vezes o amor acaba em um relacionamento, mas a mulher ficar presa por necessidade financeira, principalmente com filhos, não sei se é seu caso. Mas não pode viver do jeito que está, pois o tempo perdido não volta mais a tráz. O dialogo é a melhor saida para os dois. Boa Sorte.

  154. blank
    Larissa

    Realmente é bom saber que somos normais embora tenha pessoas que nos considere anormais! Á uma semana resolvi procurar ajuda ja que há mais de um ano e meio sofro com uma relação problemática. Dependo emocionalmente dele que as vezes chega a doer mas agora com a psicoterapia a com fé congregando certinho irei vencer essa barreira!!!

  155. blank
    Beta

    Comecei a fazer terapia quando não aguentava mais minha situação emocional. Mesmo sem saber que era uma dependente, cheguei na analista e pedi ajuda para parar de sofrer.Hoje, depois de 2 anos de tratamento me sinto muito mais confiante e descobri coisas na minha infância que me fizeram ser tão dependente emocionalmente. Quando encaramos nosso problema, podemos transforma-lo. Ficamos cegos numa relação destrutiva pelo simples fato de não confiarmos em nós mesmos. Amar mais o outro mesmo que te faça sofrer não é mais fácil que descobrir a amar a si próprio primeiro. Todos temos que iniciar essa transformação pois é um ciclo muito doloroso. O que me ajudou também foi o mantra budista NAM MYOHO RENGUE KYO. Procurem saber mais a respeito. Este mantra evidência a sua mais elevada força, seu estado de buda! Experimentem, mas junto com uma boa análise. Sugiro a Reichiana. Tudo dará certo! Acreditem e transformem este carma.

  156. blank
    Simone

    As pessoas sempre me dizem que eu sou muito independente, muito segura e auto-suficiente.
    Eu escuto e nao falo nada. Posso até transmitir essa impressao, mas nem sempre estou me sentindo tão segura.
    Tbm tenho meus medos e receios.
    Mas meu segredo é que quando eu sinto medo de perder um namorado, ou um amigo, ou alguém, eu sempre penso:
    “Estou com medo, mas vou encarar o ‘medo’ nos olhos, cara a cara. O problema que me amedronta, vou olha-lo de frente, peito aberto e queixo erguido.Vamos ver se esse problema tem ‘peito’ de me encarar”

    E o maior dos medos que eu decidi encarar de frente, eu tinha 31 anos, foi o “medo da solidão”.
    Resolvi enfrentar, encarar essa condição.
    Tipo: não estou em liquidação, não estou aqui pra pegar premio de consolação.
    Estou aqui como um ser importante no universo, tenho uma finalidade aqui, um propósito.
    Se ninguem quiser me acompanhar na minha “estrada”, beleza, eu tenho pernas fortes e sei o caminho… rsrsr
    Se tiver que enfrentar a solidão, beleza, eu tô pronta pra pagar o preço.
    Claro que acompanhantes sao sempre bem vindos, ainda mais se tiverem propósitos parecidos.
    Recebo com amor.
    Mas se eu tiver que implorar, ou se eu tiver que vender minha alma (sacrificar minha paz, auto-estima etc) pra ter alguem ao meu lado… nao preciso de ninguem nao.
    Muito ajuda quem nao atrapalha.
    Nada me fez mais bem do que esse sentimento. Sinto que respiro isso todos os dias, há muitos anos. Nao tenho medo da solidão.
    aliás, tenho observado que ninguem fica sozinho quando tem amor no coração.

    parabens pelo texto do site.
    drasvc@gmail.com

  157. blank
    Lisa

    adorei o texto. Desde a adolescencia tenho esse tipo de pensamentos.
    Minha mae sempre foi muito amorosa, sempre fazendo reforço positivo.
    Sempre elogiando tudo que eu fazia bem.
    Se eu pudesse aconselhar as maes, diria pra fazerem isso mesmo. Minha mae sempre carinhosa e elogiando… meu pai sempre criticando. Hoje, adulta, tenho plena consciencia de que se eu tivesse sido criada só pelo meu pai, seria problemática. Se tivesse sido criada só pela mae, seria até mais segura do que sou.
    Já namorei gente insegura, dependente, ciumento… sinceramente, a pessoa assim deveria procurar ajuda, ler auto-ajuda, ler chico xavier, ler budismo, fazer terapia… enfim deveria buscar seu tratamento, pois esse comportamento destroi demais o relacionamento.

  158. blank
    isabel

    estou fora do pais , deixei tudo pra comecar uma vida aqui,com pessoa que amava, mas descobri uns email, estranhos ,no face dele,nao gostei, pois era de uma relacionamento com outra pessoa de meu convivio, fiquei assutada pois estou sozinha aqui ele esta em outro ,pais da europa, pedi esplicacoes , mas nao obtive , chutei o pau da barraca , e disse tudo que me deu vontade, o engracado e que ele nao desmentiu, e sim tentou consertar a situacao com a outra parte dizendo que foi um mal entendido, e comigo ,disse que quando chegar iria me bater, chamar a policia, eu sai da casa onde estava estou na casa de outra brasileira ,todos ficaram contra ele, agora ele ja comecou a dizer para outros , que e para voltar pra casa que tudo foi um mal entendido,e que pra cuidar do bar que temos. eu estou em frangalhos tenho passagem pra setembro, estou aguardando a chegada, para receber meu dinheiro investido nesse bar e voltar ao brasil, nunca fui tao humilhada em minha vida, ate pode ser que nao aconteceu nada, mas a atitude dele e que me feriu, nao me procurou pra dar explicacoes mas sim a outra parte foi a prioridade dele, eu sou apenas um cofrinho

  159. blank
    aline

    parabéns, adorei saber. Tenho problemas de infância. Tenho dependência emocional do meu ex namorado. É que ele é meu melhor amigo e nos conhecemos desde sempre. depois que terminamos nós voltamos a ficar, só que não deu mais certo por que ele foi estudar longe. Eu me tornei dependente quando a gente voltou a ficar. Eu me sinto vazia quando não consigo falar com ele, me da um desespero, e medo. Como se ele estivesse me abandonado. Mas eu não sinto necessidade de substitui-lo. É mesmo dependência?

  160. blank
    Caio CFM

    Olá… li este artigo e achei muito interessante. Já sofri com dependencia emocial por conta de problemas na infancia… situações mal resolvidas.
    Com o tempo aprendi que não tem como eu amar outra pessoa se eu não me amar primeiro.
    Um dos mandamentos da Bíblia é amar o outro como a você mesmo, e não amar o outro mais que você… quando deixamos de lado a nossa própria vida em função do outro, acabamos perdendo nossa identidade, ficamos desiquilibrados emocionalmente… não agragremos nada de bom a outros…e por consequencia acabamos afastando as pessoas.
    Concluo que primeiramente devemos descobrir quem somos, encontrar nosso valor e reconhecer isso. Quando eu sei quem sou, não preciso de aprovação de outras pessoas e me sinto mais em paz 😀

    1. blank
      Rayanne

      uaal é isso que eu quero para mim. Como você conseguiu ? tudo que esta escrito no artigo, tudo tem haver cmg, tenho apenas 16 anos, não quero perder minha vida desse jeito. Preciso de ajuda .

  161. blank
    Patricia

    Engraçado isso, a gente acha que é único e descobre um monte de gente parecido. Faz até a gente se sentir um pouco melhor, sabe, uma pouco mais normal.

    1. blank
      Ronaldo

      É realmente assim mesmo, Patrícia. Pensamos que essas coisas são assim somente com nós, e que todos estão bem na vida emocional. Percebi agora com 46 anos que tive uma infância carente, você volta no passado e tenta relembrar como eram seus pais e todos à sua volta com você, e analisando os fatos eu verifiquei que pequenas coisas que faltaram me transformou num adulto inseguro. Acho que sou forte…mas não resolvo tudo sozinho…preciso de terapia.

  162. blank
    Sinval Júnior

    Tenho 25 anos, tenho um emprego relativamente bom e quase formando na faculdade.
    Quando li esse artigo, quase que foi um colírio para meus olhos, tudo haver comigo
    eu nem percebi que esta assim, agora estou correndo para buscar ajuda, quero continuar
    isso já esta prejudicando toda minha vida e minha carreira. Quem quiser discutir assuntos relacionados pode me enviar email.

    1. blank
      Sabrina

      oi, vi seu comentário no post mas não identifiquei seu e-mail e estou respondendo por aqui. gostaria de debater mais sobre esse assunto pois cheguei a esse post tb procurando orientação.

      1. blank
        Taís

        vamos falar sobre isso? quero saber mais, tbm tenho esse problema. bjs

      2. blank
        maria jose

        oi sabrina lhe seu comentario e gostaria muito de saber mais sobre vc estou passando por algo parecido quem sabe podemos se ajudar deus esta no comando não podemos baixar a cabeça e deixar que pessoas façam de nos o que bem querem e sair se achando temos que achar uma saida e acreditar em nos mesmo que somos capazes beijos

    2. blank
      Taís

      Ontem uma amiga me disse que sou mt boa em mt coisa p ser tão dependente de namoro e ficar com pessoas que me fazem mal. Li este artigo e caiu como luva.
      Mas acredito que será muito difícil saber qual a causa disso e trata la.
      bjs

      1. blank
        marcia

        vivo sofrendo tambem com um homem q me trai muito vivo perdoando e sempre sofrendo com medo doe por um fim e sofrer mais vivo assim e muito triste meus filhos ja nao liga mais disem q gosto de sofrer mas so quem passa por isso e q sabe bjs boa sorte

        1. blank
          ANDREIA

          ola marcia meu nome eh andreia tenho 30 anos eu tbm passo por isso ja a algum tempo ,eh muito dificil e soh quem passa para entender,,,eu queria muito criar coragen e dar um basta mas toda vez q me separo dele eu quase morro,,,,preciso de ajuda nem sei por onde começar,,,deixo aki o meu Email

          1. blank
            CEIA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA

            Olá,Andreia me identifiquei com sua história,há muito tempo tento entender porque amo tanto o meu marido a ponto de aceitar tantas coisas que me machucam,somos casados ha 18 anos,namoramos por 05 anos ao todo estamos juntos há 23 anos,e pode acreditar ainda sou muito apaixonada por ele,só que ultimamente ele não me procura mais,a a gente quase nem conversa mais ,nada além dos problemas cotidianos,filho,contas,ele e´uma pessoa tranquila mais está tão insuportável a nossa convivência,além do mais o nosso filho não tem um bom relacionamento com ele,não sei o que fazer…ás vezes penso em deixá-lo mais tenho muito medo por mim e por meu filho,nem uma traição que descobri não me deu coragem de deixá-lo,perdoei,ás vezes acho que ele se aproveita desse amor tão intenso que tenho por ele,pois sabe que não tenho forças e condições de deixa-lo,não tenho com quem conversar e nem condições de começar uma terapia,pois com tanta coisa acontecendo ainda estou passando por sérios problemas financeiros,busco forças todos o dias para continuar…mais é tão difícil.

  163. blank
    lucilene sardinha chaves

    tenho 37 anos sou casada vou fazer 22 anos de casada, nao trabalho e meu esposo esta em outra cidade a emprego e agora estamos distantes, pra mim esta sendo muito dificil, dependia dele p tudo, comer , beber , sair , dormir, faziamos tudo juntos e agora, parece q to sem chao, o ar, sem saber p onde ir, nao tenho vontade de tomar banho, comer, me arrumar p ficar bonita, sei que nao é bom p mim , estou vivendo em funçao dele e nao sei o que fazer, preciso de ajuda estou gravida de 8 meses e tenho q ter forças p cuidar da minha bebe, mas tenho q procurar um grupo de auto ajuda sei que preciso de tratamento p saber lidar com a distancia e aprender me amar mais e saber ama lo e nao amar demais. Tbm tenho DEUS na minha vida, nao tenho tanta fé p sair, mas ele vai suprir, dar forças so ele sabe das nossas vontades e ansiedades, e tem o poder de curar.

  164. blank
    Rosana

    Quando passamos a depositar nossa confiança nas mäos de DEUS começamos a nos livrar dessa dependëncia. As vezes tenho recaídas… nesses momentos oro e peco forças a DEUS. Claro que é muito bom termos ao nosso lado pessoas que nos ajudem a vencer esses traumas e medo, além é claro de uma terapia, mas nem sempre encontramos pessoas tao sensíveis assim. Eu tive a sorte de encontrar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  165. blank
    Luciana

    É triste saber o quão enferma se está das emoções, é nessa hora que se percebe o quanto a Palavra de Deus faz diferença na vida daquele que a pratica. “ame-se”, “guarde seu coração e sua mente” , lance as ansiedades sobre Deus”, esforça-te, anime-se “, “viva um dia de cada vez”.

  166. blank
    Gilberto

    Ola li este artigo, e pelo que vi e o que ela me fala me encaixo nesta depend~encia, estou confuso, pois a pessoa a quem Amo, não acredita no meu amor por ela, tenho dificuldades de me abrir,falar e até dar mais carinho, fico mudo sem ação, não quero discutir, tudo que penso em fazer não faço pois tenho medo de ela não gostar ou achar que fiz por cobrança, e tudo que faço dependo da opinião dela pois se fizer sem seu concentimento, acho que ela vai se magoar, como demonstrar meu amor verdadeiro ou melhor reconquistar a confiaça dela e voltarmos a ser felizes, não quero perder essa pessoa.

  167. blank
    Amiga Anônima

    Jesus tem poder de mudar qualquer história de vida, mas precisa querer e crer que Ele pode. Ele veio para nos dar vida e vida em abundância. Paz verdadeira só com Jesus! Ele é o nosso melhor amigo, é Aquele que nunca nos decepciona e ainda nos dá a vida eterna. Leia a bíblia (ela é a palavra de Deus) e procure uma igreja evangélica. Esta é mais uma oportunidade que Deus está te dando, pois não sabemos o dia de amanhã. Você é especial, porque Deus não perderia tempo criando algo que não tivesse valor. Pense nisto!

  168. blank
    Juliana

    Oi gente tenho 22 anos namorei durante 4 anos! Sou muito dependente afetiva! Durante esses 4 anos me isolei do mundo e só vivi para esse namoro. Sofri e ainda sofro muito, permaneci um longo tempo sofrendo e com medo de ficar sozinha!! Foi muito difícil luto todos os dias contra a depressão. Quando estou longe dele fico quase sem energia! Não vejo graça em nada, já até pensei em suicídio e para completar sou muito tímida e não tenho muitos amigos. Obrigada gente. Preciso muito de ajuda!

    1. blank
      Rayanne

      tenho 16 anos e estou exatamente assim. Ignoro meus amigos, principalmente meus pais por causa do meu namorado, digamos que ele me tem na palma da mão dele. As vezes me pergunto o que eu estou fazendo aqui, não me vejo mais valor, cansei de chorar, de ser dependente dele desse jeito. Com certeza eu preciso de ajuda, to ficando maluca e não tenho ninguém pra me ajudar, ninguém mesmo ! as pessoas dizem que eu preciso de mim mesma para mudar, mas nunca consigo e decepciono mais e mais comigo mesma ! Sempre quando estou brigada com ele eu vomito, não como, só quero falar com ele e ele me dispensa, não vejo mais graça em nada ! preciso de ajuda .

    2. blank
      Rodrigo

      Todo mundo é dependente de alguma coisa.
      Eu te ajudo!

    3. blank
      bruno

      Ja cheguei a um ponto de querer me matar o fato de uma pessoa falar mau de mim pelas costas me da vontade de matar do jeito mas cruel e lento q existe essa pessoa pois ela n sabe a gravidade de como isso me desfalece

    4. blank
      Juliana

      Juliana esta acontecendo a mesma coisa cmg . Ja aconteceu muitas vezes na verdade eu sempre soube q sempre fui depende d um homem pra viver .. Sempre me isolei do mundo dava tudo pra ele e do nada começou a me tratar com
      Indiferença , sinto muito ódio por ele ter me deixado!! Eu sempre penso que vai ser pra sempre!! Pq as pessoas tem que ser assim … 4 anos durmindo e acordando cmg pra dizer que nao quer mais!! Isso nao eh um ser humano eh um monstro ..nao estava comendo , nem durmindo pq minha vida sempre rodou envolta dele como todos os meus antigos relacionamentos. Na verdade eu vivia pra ele ! Acordava e ia direto fala com.. D tard .. D noite .. Quando nao ele no estav por perto eu sempre queria fala com ele … Falava com outras pessoas mais o foco da minha vida e a minha vontade de continuar vivendo no nesse mundo e fazendo faculdade era ele .. Entao eu pego varias mentiras dele .. Eu sei qe sempre fui possessiva , ciumenta , sufoco d mais .. Mais fazer uq ele fez cmg!! Me abandonar sem mais nem
      Menos e so dizendo que precisa de um tempo !!!! Fico cmg 4 anosssss como uma pessoa pode termina com a outra assim e sumir .. Nao dar um sinal de vida.. Como uma pessoa pode ter ficado com vc 4 anos e nunca ter te amado ? Será que eh isso ? Ou entao como vc fica com uma pessoa 4 anos e simplismente do nada o amor acaba .. Meu essa pessoa tem que paga , tem que sofrer muito .. Eh muita injustiça nessa terra sabe .. Em todos os relacionamentos que acabaram cmg eu fui atras, me humilhava, ligava noite e dia .. Meses apos meses mesmo sabendo que o relacionamento nao ia dar mais
      Certo .. Pq sempre achei que eu nao viveria sem a pessoa .. E sempre foi muito dificl … Preferia morre a ter que passa por isso d novo agora ..mais dessa vez vai ser diferente .. Nao vou atras e se ele liga nao
      Vou atnder .. Eu vou me valorizar .. Vou aprender a não depende d ninguem .. Vou achar minha identidade e procura alguem que me valorize .. Ou eh melhor ficar sozinha do qe ter que agüentar as pessoas terminando relacionamentos d séculos com vc sabe … O mundo devia acaba .. So existe gente falsa .. Mais eu pensava que so eu era diferente ! Pelomenos vi que tem pessoas parecidas… Melhor agnt morre sozinho galera .. Pq se nao agnt vai fica sofrendo a vida toda .. E so quem sofre pra caramba .. Fica com aquela dor no peito . Aquele desespero de pensar e agora ? Uq vai ser d mim!? Puta que inferno mais um dia assim ?? Eh muito doloroso

      1. blank
        jho

        juliana estou passando exatamente por isso relaxionamento de 4 anos,n sei como superar.. por favor entre e contato comigo e me fale o q vc ta fazendo para superar

        1. blank
          adriana

          Juliana namorei um ano com um cara ele terminou comigo pq disse que n aguenta meu jeito, sou igual vc ciumenta, possessiva…eu vivo a vida dele e ele não se dedica tanto a mim,sempre q terminavamos eu ia correndo atras dele ele nunca veio atras de mim,dependo dele sofro quando ele não esta por perto, vi ele acessando pornografia e fiquei revoltada pq não aceito isso pra mim e uma traiçao, ele não precisava disso ia pra cama com ele todas as noites,sou mais nova q ele 12 anos, sou linda e ele fazer uma coisa dessas,agora ele terminou to com nojo dele por isso mas não aguento fica longe dele.

    5. blank
      marcelo

      ola sei muito bem o que vc passa, pós sou casado e dependente da minha esposa, estou lendo e vendo matérias sobre isso ,gostaria de conversar outras pessoas pós me isolei domundo

    6. blank
      vanessa

      juliana, se quiser uma amiga para conversar, me mande um email

  169. blank
    Nokao

    Eu tou num rela cionamento suicida gente tou tao cego qe permito ser controlado por uma mulher qe tem dois filhos um exmarido violento …eu deixei ela pensar na liberdade longe do “ex” q estupra eu tenho ate medo ser infectado mais eui nem sei de onde vem esse sentimento qe me faz depender dela qe usa chantagem emocional para me iludir…vou buscar forças em mim mesmo….tou lolko

  170. blank
    vanessa

    gostei muito de ler sobre esse artigo,pois estou no meio de um relacionamento que me faz sofrer muito a pessoa nao me valorizar e ainda por cima e dependente quimico usuario de cocaina,mente muito me engana me abandona varias noites e eu nao tenho forcas de terminar com ele pelo simples fato de ter medo de ficar sozinha.entao aceito essa situacao agora estou vendo preciso de ajuda urgente.

    1. blank
      maura

      oi vanessa,estou vivendo a mesma situacao, e o pior e q continuo acreditando q as coisas vao melhora…….

  171. blank
    carlos

    tenho um filho de 17 anos,quando esta namorando ele vive a vida da namorada se afasta de todos os amigos ate mesmo da familia ele se transforma,fica transtornado quando esta longe chega., a trocar 600 mensagens por dia
    oque fazer……

  172. blank
    Pedro

    Nossa, fiquei espantado. Acho que tenho dependido emocionalmente de alguém, mas…Como diferenciar isso de amor verdadeiro? No meu caso, uma amizade, um amor fraterno, não platõnico ou erótico. É uma pessoa que me ajudou quando eu mais precisei, esteve ao meu lado num dos piores momentos da minha vida e me ajudou a tratar de feridas que havia no meu coração. Mas briguei com ele por um outro amigo que me perturbava. E não quero perder a amizade daquele que me ajudou… =/ Como proceder?

    1. blank
      MAURICIO MARIOT

      O QUE VC, VIVENCIOU COM SEU AMIGO, E VIVENCIEI COM MEU.
      EXISTE ALGO DE MUITO PRODUTIVO, VC TEM OU TEVE UM AMIGO Q SE IMPORTAVA COM SUAS FERIDAS, VC VIVIA FALANDO DE SUAS DORES, E SOU AMIGO SEMPRE A LHE OUVIR…EH UM VINCULO FORTE, UM AMOR DE AMIZADE, UM FORTE VINCULO. AFINAL NAO NOS ABRIMOS A QUEM NAO GOSTAMOS, EU NAO SOMOS ACEITOS CERTO?

      MAS EH CLARO Q VC TEM UMA DEPENDÊNCIA AFETIVA , PODENDO SIM EXISTIR AMOR, AFETO OU VINCULO, MAS VC TEM Q SABER ADMINISTRAR ISSO, ELE NAO VAI PODER, SER SEMPRE A PESSOA PARA VC, MOSTRAR AS FERIDAS,,,, ISSO INFANTIL EMOCIONALMENTE, ,,,,,,,,, SOU EXATAMENTE ASSIM, E DIGO, TERAPIA COM PSICOLOGO, NAO HA NADA A FAZER, SO TERAPIA, COMO O PROPRIO TEXTO FALA, EH ISSO BOA SORTE PEDRO SIGA EM TERAPIA, Q VAI DAR TUDO CERTO E VCS, VAO SER GRANDES AMIGOS, PRA VIDA TODA…….

  173. blank
    Jullie

    gostei mt do seu artigo,
    se encaixa perfeitamente ao momento que estou vivedo agora
    eu tenho 17 anos e estou a beira de uma depressão por causa de um namoro em que eu sou totalmente dependente dele pra tudo.

    1. blank
      marcelo

      oi , eu to assim também por causa de um namoro há 5 anos que acabou , eu e minha ex agente converssava no face mas agora ela deu um fim nisso to péssimo !

    2. blank
      Lais

      Nossa. Lendo o texto, as lágrimas foram inevitáveis… Como me identifiquei com ele, me remeteu a relação conturbada com minha mãe e a ausência paterna… Em dado momento da vida me descobri homossexual, me relacionava com meninas, várias… Tinha uma companheira com quem tive uma relação aberta (só pra mim) e de dependência, tive ciumes só do fato dela nao ser mais virgem, de outro tê-la tocado e me sentia dona mesmo tendo dormido com ela só uma vez… Era necessidade ter de beijar meninas “á rodo”, não conseguia ficar sem, era como droga. Depois de uma violência lesbofóbica, somada á uma gama de fatores, tive um incidente e fiquei tres meses de cama e me converti…Após 8anos na igreja, me envolvi com uma mulher (casada e mãe, 36 e eu tenho 24).Não gosto dela no sentido de estar apaixonada, para mim tem uma ligação de afetividade importante e necessária!!! Palavras que me remetem desprezo acabam comigo!!! Me fazem chorar! Fico triste e quieta qdo ela disse q n q eu abrace tdo hora; q sou grudenta e tal

  174. blank
    CRISTIANE CORREIA

    Como é bom saber q existe pessoas para nos ajudar, como não conseguimos ser felizes e as vezes não vemos nada aparente.
    Sei como minha infância influenciou bastante no que vivo hj, mas procurarei ajuda o qto antes.
    Obrigada!

  175. blank
    ricardo

    meu nome e ricardo sou empresario tenho 35 anos a minha vida toda tive problemas em relacionamemtos não sei lidar com as pessoas ,sofro muito quando acaba um relacionamento fantasio que tem que ser para vida toda ,praticamente vivo para outra pessoa e não sou valorizado ,cheguei a conclusão que precizo de ajuda ,,bjus a todos

    1. blank
      Angelica

      Meu nome é Angelica tenho 30 anos, já fui assim e acabo sofrendo muito por isso, uma maneira que me ajudou a entender que eu não preciso do outro pra sobreviver, foi começar a fazer atividade fisica, começar a dar valor para coisas simples, como ir almoçar com uma tia que não tinha contato a tempos, no começo é difícil mas depois você começa a entender o verdadeiro sentido da vida, e percebe que se você se amar as outras pessoas vão te amar!

      1. blank
        Daniele

        preciso de ajuda com certeza acho que não irei ser feliz sem ele quero ele o tempo todo ao meu lado e quando ele esta perto de mim e nao demontra carinho em exesso me sinto mal trsite me acho gorda tenho vergonha de mim e acho que se largasse dele nao acharia outro que me kizesse vou procurar ajuda pke sou dependente dele e fko mal triste msm

        1. blank
          Caio

          Sei como é isso. Sou gay e atualmente passo por isso com meu namorado. É horrível porque penso nele o tempo todo e não vejo isso de volta. Quando estamos juntos é maravilhoso, mas quando ele está na casa dele e eu na minha, ele some, muda.

          1. blank
            Pedro

            Caio, sinto o mesmo que você. Temos problemas parecidos. Eu meio que saio da realidade, entro em paranoia. A principio pode parecer bobeira, mas hoje eu percebo que estou doente e altamente dependente. Crises de angústia sem motivo aparente, medo do abandono, crises de ansiedade. 🙁

      2. blank
        vivi

        Perfeito Angelica… Sempre fui assim, dei valor às coisas pequenas, a família, um almoço ou um café com um amigo… Até que me encolvi num relacionamento onde acredito que ele gostasse de mim, cuidava de mim mas tínhamos brigas feias e sempre me sentia dimuída… Perdi esse amor pela vida e por mim mesma. Hj, apesar de triste, terminei esse relacionamento e espero retomar o contato com a vida e obter auto conhecimento. Abçs

    2. blank
      Josy

      Ricardo, sei como vc se sente e age com as pessoas com quem se relaciona, pois isso q acontece com vc e o mesmo q acontece comigo. Fico as vezes pensando pq nao encontro alguem q age como nos. Seria tao mais facil os relacionamentos. Senti-me muito frustrada com meu ultimo relacionamento, por ter feito o meu melhor p a pessoa com quem estava e nao ter sido valorizada, era o minimo q eu esperava…

      1. blank
        Daniel

        Eu também sou assim, e preciso conversar urgente, pois já cheguei ao ponto de querer me fazer mal…

        1. blank
          Monike

          Daniel tb me identifiquei com essa situação, mas vendo seu relato só posso te dizer que fazer mal a nós mesmo não irá contribuir para melhorar esse caso em nada. Eu tb me sinto assim, mas sei que acima do amor do meu marido( ou ex) tem um amor incondicional por nós que é o amor de Deus. Consigo sentir o amor do Pai e é isso que me conforta a prosseguir a caminhada…

        2. blank
          Meu nome é Joelma tenho 35 anos

          Meu nome é Joelma tenho 35 anos…. Não faça isso Daniel nada vale mais que sua vida…. Sei bem oque vc ta sentindo pois me sinto tbem uma idiota em relção a pessoa q estou hje. mais tenho fé em Deus que vou me livrar disso um dia e vou ser muito feliz…. Bjusss querendo conversar estamos aki… fica com Deus.

          1. blank
            anonimo

            SÓ UMA FRASE DEFINI TUDO ISSO:

            “POR MEDO DE SOFRER SOFREMOS”

        3. blank
          pryscilla rodrigues costa

          Te entendo completamente … me sinnto extremamente sozinha. .. sinto falta de alguem p dormir ao lado… vejo o quanto me entrego a quem estou amando… sempre ouco: “como vc esta sozinha, sendo linda desse jeito”? Vejo os casais… minhas amigas casando, noivando e meus relacionamentos(quando tenho) indo p o buraco… mesmo me dedicando ao maximo, amorosamente,sexualmente, sendo amiga… a algum tempo pensei em acabar com tudo, sabe? Vontade de pular de um andar alto do shopping… entrar na frente de um carro… qualquer coisa p acabar c o choro… a dor de ficar sem o Eder a um mes eh ate fisica… não quero outra pessoa… quero acordar c ele… quero carinho… quero uma ligaçao, um olhar… um carinho… uma ligaçao…

          1. blank
            Sandra Ferreira

            Também me sinto assim desde a minha adolescência, sempre sofri com as perdas de amigos, colegas e namorados. Casei 2 vezes, no primeiro eramos muito jovens e ele queria ficar na farra e me deixava em casa só esperando com as desculpas de trabalho, aí não deu outra, nos separamos. Levei 10 anos pra casar de novo e o segundo um homem aparentemente maduro em muito confiava, me traiu com uma menina de 22 anos e ele com 52. Minha relação com ele durou 7 anos, e 4 anos estive casada. O término foi início de 2012 e até hoje não recuperei, pois muito apoiei este homem, no emocional e durante a crise financeira, que já foi superada e encontra-se muito bem financeiramente e profissionalmente. E eu que fiquei com as lembranças, revolta, raiva de mim por ter sido uma idiota e ter tanto ajudado e quando ele se recuperou , me trocou por uma menina. Sinto solidão pois não consigo esquecer até hoje. Conheci um colega de trabalho que é uma pessoa excepcional procuramos nos ajudar, mas ele é casado e quando tento sair disso, ele desespera e eu também não consigo pois é um amigo e homem que me cuida, da carinho e me ajuda até profissionalmente.Mas nunca pensei que fosse aceitar uma situação dessas, pois sei que fico com ele mais por medo de perder até esse pouco de carinho que ele me dá. Hoje ele é a única pessoa que eu tenho pra desabafar e conhece e entende a minha vida, pois vivo com uma família que nunca percebeu meus sentimentos ou finge não perceber, criação antiga onde os filhos não podiam expor suas idéias só ouvir e concordar e os cuidados eram com a alimentação e somente. O carinho, atenção e valor não existiam, passar de série na escola sem repetir sequer um ano, nunca foi um elogio era mais do que uma obrigação. Já tinha concluído que tenho problemas emocionais, mas só que agora vejo é que to mesmo doente, pois nem vontade mais de conhecer ninguém, crer m um novo amor , já não ta fazendo diferença to preferido o meu quaro e o eu computador. É como se pra mim não tivesse mais jeito e isso já se internalizou e não consigo mais me ver com outra pessoa num relacionamento verdadeiro e sólido. Preciso de ajuda pois não sei mais até onde esse isolamento parar

          2. blank
            Alysson

            Pryscilla, preciso ti dizer você precisa olhar pra você, e ver o quanto você é especial e antes de depender deste rapaz precisa te amar perceber as coisas mais simples da vida. O que tu queres é cumplicidade e cuidados, saber dosar equilibrar e uma solução muito boa mas sei que só você sente o que passas, mas volto a repetir tu és muito especial.

            Se quiser conversar me retorna.

    3. blank
      karla souza

      sou assim também , pq fui abandonada pelo meu pai e minha mãe dizia que acabei a vida dela pq nasci .. ;x

      1. blank
        Vanderlúcia Francelino

        O seu caso é muito parecido com o meu… Karla Souza

  176. blank
    Verõnica

    Lendo tudo oq acabei de ler,vejo o quanto preciso de ajuda.Precido muito descobrir quem eu sou,o q eu sou e saber oq é o amor de verdade.Eu tinha uma pessoa q esteve ao meu blado durante quase dez anos e sempre ouvi q eu ñ o amava mas q eu tinha por ele um sentimento de posse.Hoje sofro pois ñ tenho mais ele ao meu lado.Temos um lindo bb juntos e ñ sei viver sem ele ao meu lado.Lendo tudo isso,eu só tenho uma certeza”preciso de ajuda”…

    1. blank
      Helena Kunze Marques

      Infelizmente também sou assim, em criança tive problemas ou imagino ter tido, não sei, com minha mãe, não lembro dela me fazendo carinho, embora ela fosse uma pessoa doente, e meus irmãos me chamavam de bastarda, pois sempre fui a mais clarinha, embora me parece muito com meu pai que também era claro, sempre tive dúvidas sobre minha maternidade, achava que ela não era minha mãe. Enfim, em relação a isso, sou mais tranquila, já perdoei e pedi perdão a minha mãe, que também já desencarnou. Mas, creio que devido a isso, não consegui e não consigo ser feliz afetivamente, meu “namorado” de 18 anos entre idas e vindas, faz o quer de mim, sempre fez, eu não sei se o amo ou o odeio, só que, sinto muita necessidade dele, e raiva de mim por não me livrar desse relacionamento que me faz tanto mal. Quando estamos separados me sinto triste, embora fique mais feliz, junto dele me sinto usada, idiota, infeliz, a não ser quando ele fica carinhoso e aí eu me derreto, me sinto um cãozinho carente ganhando um carinho. Já estou com 56 anos, acho que não tem mais jeito prá mim, até porque minhas chances diminuiram. Valeu pelo desabafo, e caso possa me ajudar, serei grata.

      1. blank
        Rogerio

        deseja ser feliz mesmo procure uma igreja e sempre fale Deus sabe o que faz e nós não vemos o que dizemos se quiser entrar em contato comigo mande um e-mail para eu beijos

        1. blank
          Francisca Pires Miguel

          prezado Rogerio,

          preciso da vosa ajuda, é o seguinte a 16 anos atras tive um relacionamento, que nao deu certo, e fruto desse veio uma menina, o pai abandounou-me com 2 meses sei motivo, fujiu para portugal, criei a menina sozinha registei sozinha mas coloquei o sobre nome do pai, lhe aproximei sempre da familia do pai, para que ela podece ter o amor das duas partes, ela conheceu o pai qdo tinha cinco anos,mesmo assim o pai nunca deu apoio devido nem sustento, mas eu nao ligava, sempre dei o melhor a minha filha nunca lhe faltou nada, coloquei-lhe na escola, aniversario eu lhe cantava e chamava sempre a familia do pai por perto, hoje ela tem 16 anos, ela se senti moça, e me ve como uma inimiga porque eu estou a lhe mostrar o caminho que deve seguir, apostei nos estuds ela brincou muito e reprovou, passa o resto da vida no face, dorme tarde por causa das novelas, e eu de tanto falar nao me entende nem me houve, perco a cabeça, e lhe bato, ela esta a se tornar agressiva e ja quer me voltar, to perdendo a cabeça, e nao sei o que faço, o pai conversa com ela como se fosse dois pombinhos, nao resulta nada, e o mas agravante é que ela nao é sinceira, perdi a confiança nela, o que faço pesso ajuda, porque dessa vez ela passou dos limiti,e bati-lhe ate ao ponto de lhe meter a mao no gesso, sempre que eu lhe corrijo ela nao escuta sou assim é que lhe dou umas palmadas, ela mete na mete que vai chamar policia, o que faço?

        2. blank
          katia

          Olá Rogerio vi seu comentario sobre dependencia emocional, hj me encontro em uma busca por mim mesmo… Gostaria mto de conversar

        3. blank
          vanessa

          Tb sinto uma forte tendência a aoto depressiação na vida amorosa. Fui criada por madrasta, via meu pai e ela brigando e se violentando o tempo todo. Por outro lado tenho uma mãe q não sei porq motivo, é fria nunca me da atenção como nunca deu. Eu não tenho culpa or tudo o q ela ja pasdou. E nessa confusão de sentimentos, eu acabo destruindo meus relacionamentos sempre por carência emocional. É como se no meio do tudo faltasse ser amada. Me sinto rejeitada. Sinto falta de palavras e gestos. É como se eu visse nos meus relacionamentos uma oportunidade de reconstruir o meu passado e ter uma infância feliz. Coisa q nunca tive…Hoje com 35 anos procuro ajuda emocional, alguém além de Deus q possa me ouvir e me aconselhar, pra q dessa forma eu possa me consolidar com alguém e me tornar uma mãe com capacidade de dar limites sem gritar. Coisas q não consigo. Muito obrigada desde já.

      2. blank
        Geraldo Faria

        Olá a todos… gostaria de me solidarizar a todos pois me identifico diretamente com o desvio psicológico aqui tão brilhantemente descrito, em toda sua complexidade e consequências na vida adulta…
        Helena K. Marques sei que talvez não lhe sirva de consolo mas somos muitos nessa mesma situação! Muitos! E com essa consciência que agora temos, com esse conhecimento de nós mesmos, podemos e DEVEMOS buscar uma solução! É difícil?!! Provavelmente… mas o que temos que fazer é DECIDIR… decidir e parar com as lamúrias, as lamentações de nós mesmos!!! Partir para uma nova vida… a vida que desejamos, a vida que sonhamos para nós mesmos… sem por nem contar com ninguém em nossas vidas além dos amigos!!! Já fiz várias terapias mas hoje, aos 50 anos, é que estou entendendo melhor essa minha situação… Nenhum dos terapeutas tinha trocado em miúdos esse assunto assim como está aqui nesse site!!! Estou muitíssimo agradecido a quem escreveu isso!!! E de forma tão brilhante!!! Impressionante!
        Bom, como eu disse, não adianta ficarmos nos lamuriando…!
        Minha proposta é, já que podemos ser comparados a dependentes químicos, alcoolatras, etc… podemos criar grupos de dependentes emocionais e fazermos reuniões periódicas semanais, quinzenais e mensais para nos tratarmos mutuamente, a exemplo dos grupos de alcoolatras anônimos!!! Concordam?! Os que concordarem vamos criar um grupo e para tanto podem escrever para meu email geraldolagooeste@gmail.com
        Podemos contratar o brilhante profissional que escreveu esse site para nos orientar quanto aos detalhes não é mesmo?!
        Um cordial abraço a todos!
        Geraldo C. Faria

    2. blank
      janaina

      sou muiito dependente do meu namorado e sofro muiito por isso acito coisas inimaginaveis por conta dessa dependencia nao sei mais o que fazer preciso dele ate para respirar nao posso viver mais sem ele prefiro nao existir ja nao sei o que fazer,preciso muiiiiiiiiito de ajuda…!

© 2020 Silvia Regina - todos os direitos reservados​

Fale com a Psicóloga
Olá, como posso te ajudar?