Atendimento Adolescente

Adolescência

slider3-300x116É uma fase de conflitos onde o adolescente sente a necessidade de buscar uma independência e, ao mesmo tempo um desejo de se manter sobre a proteção dos pais.

Este período de conflitos é vivenciado com dificuldade pelo adolescente, podendo gerar atitudes explosivas, excesso de impulsividade e agressividade, pois ele tem dificuldade em equilibrar suas emoções.

Para compreender melhor a fase da adolescência é importante compreender o ser humano desde a sua origem. Na infância é normal que a criança idealize a figura dos pais, já que estes são a primeira referência em sua vida e passa também a ser a mais importante, pois ela aprende a admirar, respeitar e valorizar os pais.

Já na fase da adolescência surge a necessidade de uma revisão dos seus valores de vida, iniciando um processo de desidealização dos pais. Neste momento o adolescente começa a fazer questionamentos em relação às coisas do mundo para estruturar sua própria personalidade.

Este é um período muito rico para o início do processo de psicoterapia, já que as estruturas de personalidade do adolescente ainda não estão completamente definidas e precisam de lapidação. É uma fase que propicia uma riqueza de oportunidades, possibilidades e mobilidade, portanto, podem ser criadas diversas alternativas e tudo pode ser modificado.

Além disso, a psicoterapia irá favorecer um autoconhecimento que favorece a reflexão do adolescente acerca das transformações vivenciadas neste momento de sua vida e desenvolve a capacidade de lidar com os problemas da rotina diária, desenvolvendo um poder de tomada de decisão de forma mais consciente e adulta.

Este modelo de psicoterapia do adolescente é realizado com a participação dos pais ao longo do processo, pois estes são uma referência predominante na vida de seus filhos.

Desta forma, em alguns momentos haverá a necessidade da presença dos pais nas entrevistas devolutivas. O encontro com os pais é de fundamental importância para que estes compreendam que muitas de suas atitudes e comportamentos podem influenciar na vida de seus filhos e que precisam também fazer mudanças para auxiliar no processo de desenvolvimento de seus filhos.

Estar preparado para tomar decisões corretas nesta fase é definir uma boa referência para uma vida inteira. É um momento em que o adolescente escolhe coisas básicas para sua vida como: profissão, relacionamentos amorosos, relacionamento social, etc.

A dedicação e atenção do psicoterapeuta neste momento é de fundamental importância, pois auxilia o adolescente a rever algumas crenças e pensamentos errôneos em relação às suas escolhas.

O psicólogo irá auxiliar o encontro do adolescente consigo mesmo, proporcionando um espaço acolhedor de forma que ele se sinta compreendido e melhor preparado para escolher o seu melhor caminho.

 

 

Nenhum comentário »

No comments yet.

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados