Casal – Quando Buscar Ajuda?

Casal – Relacionamento

casal3
Relacionar-se afetivamente com alguém é algo fundamental e saudável para o ser humano, porém, conviver e compartilhar a sua vida com uma outra pessoa de forma harmoniosa nem sempre é uma tarefa fácil e simples.

casal2O relacionamento pode se desgastar com a rotina e o estresse da vida diária gerando brigas e desentendimentos. São situações difíceis que vão se tornando obstáculos podendo ocasionar numa distância afetiva entre o casal.Às vezes o relacionamento está num momento tão difícil e conturbado que a primeira decisão do casal é pela separação, pois não conseguem encontrar soluções diante de todo o estresse emocional que estão vivenciando. Neste momento a psicoterapia de casal pode ser uma ajuda eficaz para ambos compreenderem os problemas do relacionamento, resolvê-los juntos e serem felizes na vida a dois.

casal4O objetivo da psicoterapia de casal é que os parceiros possam organizar um tempo para “olhar” e rever a relação com mais atenção e dedicação, repensando atitudes, comportamentos e dificuldades, alem disso, é o momento de enfrentar sentimentos muitas vezes difíceis de lidar.Quais os Principais Fatores Que Levam o Casal a uma crise?

 

Abaixo os problemas mais comuns entre os casais e que os motivam à busca pela terapia:

  • Dificuldades de interação e comunicação
  • casal5Dificuldades sexuais
  • Distúrbios emocionais
  • Educação dos filhos
  • Infidelidade ou traição
  • Violência Doméstica
  • Estresse: Casais que possuem uma vida muito agitada, muitas vezes por excesso de preocupação ou cansaço, podem focar mais em outras áreas da vida privando o relacionamento quanto às suas necessidades
  • Discussões constantes Dificuldades financeiras ou disputa por dinheiro

Como a Psicoterapia de Casal Pode Ajudar no Relacionamento?

casal7 casal8Auxiliar na comunicação entre os parceiros. Compreender os objetivos individuais dentro da relação. Aprender a lidar com as diferenças individuais. Aprender a participar e assumir responsabilidades dentro da relação. Cessar qualquer tipo de competiçã o entre ambos. Compreender as necessidades do outro. Superar qualquer tipo de infidelidade ou traição. Resolver algum tipo de problema sexual a fim de uma vida sexual mais satisfatória melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal. 

 

Como Funciona a Psicoterapia de Casal ?

casal6A psicoterapia de casal trata-se de um tratamento em que ambos os parceiros participarão do processo psicoterapêutico e abrange qualquer tipo de relação amorosa: namoro, noivado, casamento, entre outros.

Deve haver uma disponibilidade de ambos os parceiros para o processo de psicoterapia. É fundamental o comprometimento com a evolução do relacionamento, ou seja, a satisfação no relacionamento compete a ambos.

Há uma entrevista inicial com o casal que tem a finalidade de mostrar um pouco do trabalho do psicólogo e compreender a queixa do casal.

As sessões são realizadas uma vez por semana com duração de 50 minutos e geralmente as sessões iniciais são realizadas individualmente para que o psicólogo possa conhecer cada um e a situação como um todo. Não há um prazo estipulado para a duração do tratamento, porém, este processo costuma ser mais breve se comparado à psicoterapia individual, sendo que o tempo mínimo previsto é estimado em três meses.

Algumas questões individuais interferem no relacionamento como o ciúmes ou situações de abuso ou traumas e nestes casos serão necessárias sessões individuais complementares, além das sessões com o casal.

O psicólogo possui conhecimento e experiência clínica para ser imparcial e respeitar os parceiros individualmente dentro do processo psicoterapêutico.

casal9Com o auxílio do psicólogo, a terapia se torna um espaço onde o diálogo entre o casal é facilitado, além de possibilitar também a identificação das dificuldades e a descoberta de novas alternativas de ações e soluções dos conflitos. Ele será um mediador que irá procurar compreender as duas vertentes do problema, ajudando o casal a dialogar, buscar soluções, aconselhando-os.

Com este trabalho em conjunto, o casal torna-se consciente de algumas formas “doentes” de se relacionar e de se comunicar com o outro e as mudança internas começam a ocorrer.

A terapia auxilia na tentativa da reconciliação e melhora do relacionamento, mas o que pode ocorrer é que ambos concluam que serão mais felizes separados e a terapia pode auxiliar neste momento também a enfrentar essa situação de forma mais tranquila

 

4 Comments »

  1. Olá , boa tarde!! Estou vivendo um relacionamento onde eu e ela vivemos em um mundo de ciúmes. Ela tem ciúmes das minhas filhas de uma maneira que tive que manar elas pra junto da vó. E eu estou indo no mesmo caminho , não posso ver ela brincar com o sobrinho dela que já me bate aquele ciúme , não posso ouvir a criança perguntar por ela que o ciúme me toma por enteiro. Se vejo ela com a irmã e o irmão fico do mesmo jeito , eu não sei mas o que fazer
    Queria muito parar com isso , isso está acabando com meu casamento. Está acabando comigo .

    Comment by Leny Lelly — 21/02/2017 @ 16:14

  2. Princesa tu necesitas mucha ayuda psicologica devido a que se han olvidado del mutuo ayuda sentimental elamore y la comprension es muy necesaria si pudiera verte y ayudarte seria para mi un placer mantente en contacto con migo y mi ayuda psicologica

    Comment by Dr. Raul Trejo — 27/03/2016 @ 16:13

  3. tenho enfrentado problemas no meu relacionamento, já não sei bem o que quero, na verdade acho que queria sumir… tenho dois filhos lindos, razão da minha vida.se pudesse eu adoraria fazer um tratamento com psicologo, mas acho que meu marido não aceitaria, complicado viu.

    Comment by Joelma — 22/02/2014 @ 23:17

  4. quando o casal não tem mais comunicação e quando um não entende o outro oque pode de fato acontecer no relacionamento?
    quando o homem não quer mais fazer relação com a mulher é por que te outra ou não?
    quando a mulher tem que procurar homem é pq ele não esta afim mais dela?
    pq sera que um relacionamento tem sempre algo para estranar?

    Comment by joscimara — 22/02/2014 @ 22:57

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados