Como Punir a Criança Desobediente?

cantinhodospais

Não acredito nas famosas palmadas como uma forma eficaz de castigo. Acredito que podem gerar apenas revolta e rebeldia ocasionando até problemas futuros, além de não corrigir os “maus” comportamentos.

criancadesobediente1O adulto deve tomar cuidado também com as ameaças não cumpridas, pois geram ansiedade e falta de confiança, sendo que a criança volta a repetir o mal comportamento já que não tem nenhuma conseqüência ruim em sua atitude.

Já o excesso de permissividade pode ocasionar problemas futuros na vida da criança, pois não conseguirá adquirir consciência dos limites frente à vida, sem parâmetros do “certo e errado”, podendo sofrer diante da realidade mais tarde.

Acredito que uma boa alternativa para punir a criança no momento que teve algum comportamento impróprio, seja tirar algo que ela goste muito temporariamente explicando de forma clara, sincera e firme o motivo da sua atitude.

Provavelmente ela irá protestar, mas se houver uma relação de confiança entre o adulto e a criança, esta acabará compreendendo a atitude do adulto, e já vai saber o que ocorrerá caso repita o comportamento.

Os limites são imprescindíveis às crianças. Devem aprender desde cedo sobre cidadania e boa educação, respeitando as outras pessoas, o meio ambiente, aprender a ter responsabilidade com suas tarefas. Tudo isso faz parte do processo de um crescimento mais sadio da criança, ajudando-o a transformar-se em um adulto mais consciente da realidade e pronto de forma a compreender que é preciso respeitar os deveres e direitos das outras pessoas.

criancadesobediente2A criança precisa aprender esses valores desde cedo, pois vai tomando consciência do mundo em que vive e percebendo que seus bons comportamentos e boas atitudes refletem boas respostas do mundo que a cerca.

É importante dar às crianças pequenas tarefas domésticas, pois desta forma sentem-se úteis e importantes, criando um senso de responsabilidade e assumindo um papel significativo no contexto do mundo em que vivem.

Bom, é lógico que nem tudo corre perfeitamente e como estão num processo de aprendizagem vão cometer muitos erros, mas o importante é que consigam reconhecer erros e acertos neste longo caminho.

Nossa sociedade hoje é repleta de jovens que cometem infrações e crimes indiscriminadamente, pois não tiveram a noção de limites. Acham que podem fazer tudo sem nenhum tipo de punição, prejudicando a si e a outros.

Na orientação quanto a disciplina de nossas crianças não deve haver nem o radicalismo que exige da criança o comportamento perfeito e nem a falta dos valores básicos para a formação da personalidade e isto inclui o respeito como valor primordial.

A educação de nossos filhos deve ser embasada numa relação criança-adulto de compreensão, carinho, amor atenção e sinceridade. São critérios que auxiliam na formação da personalidade e do caráter de forma.

 

 

42 Comments »

  1. Boa tarde por favor me ajuda peguei a Guarda do meu neto ele tinha quatro anos hoje ele tá com nove anos não consigo mais .ele e uma criança Boa mais muito autoritário td que falo ele me enfrenta me alfende ai eu e ele começamos a discutir e ele não me obedece me ajuda não tô agentando não sei como agir .o pai dele tb não quer saber .me ajuda.

    Comment by celia — 02/02/2016 @ 18:12

  2. tenho uma filha de onze anos muito rebelde não gosta de cumprir com as regras que lhe é ordenada a ela responde muito , ja teve vez dela inventar fofoca me causando muitos problemas sou separada do pai dela me de um conselho do que devo fazer pois estou com crise de depressão por isso não quero ser inimiga da minha filha so quero o de melhor para ela por favor me ajudem com um conselho para uma mãe que esta desesperada Deus abençoe. Meu nome é Ester Silva Pedrão

    Comment by Ester Silva Pedrão — 02/02/2016 @ 17:11

  3. Eu cuido das minhas subrinhas uma de 7 anos e a outra de 8 messes e a de sete é dissobidiente só arruma confusao é muito respondona e muito mentirosa oq devo fazer com relasao a isso

    Comment by Fernanda — 26/01/2016 @ 17:13

  4. Ola, tenho um filho de 3 anos e a pouco tempo estou morando com a bisavó dele, ele esta desobediente, deboxa da minha cara quando falo com ele, não me escuta e quando o coloco de castigo faz drama pra chamar atenção do pai, sinceramente já esta insuportável! Não sei mais o que fazer me ajuda doutora !

    Comment by Mariana — 25/01/2016 @ 21:50

  5. Olá tenho uma filha de 5 anos muito teimosa e chora a toa por tudo e a gente fala e não da nem atenção e espalha os brinquedos e depois nao quer juntar já não sabemos o que fazer. ..Será que devo procurar uma ajuda de psicologa??

    Comment by Leidimara — 25/01/2016 @ 17:19

  6. EU TENHO UMA CRUANCA QUE ADOTEI COM 9 ANOS MAS ACEITA LIMITES E MENTE MUITO SE FAZ ALGO NAO ADMITE, ME AUDE COMO LIDAR.

    Comment by JOANA — 21/01/2016 @ 22:06

  7. Meu filho tem oito anos, e não obedece de forma alguma, há um ano tive outro filho e o comportamento dele piorou excessivamente! Estou preocupada com ele e já não sei como agir!

    Comment by Tatiana Nunes — 15/01/2016 @ 15:54

  8. Vcs acham que tenhovque procurar ajuda profissional…. Minha filha tem 5 anos e muito teimosa e rebelde já não sei o que fazer

    Comment by Anã Paula — 14/01/2016 @ 22:27

  9. Olá! Tenho uma mocinha de 5 anos bem rebelde. Grita com todos, chora por tudo, se joga no chão. Muito difícil. Eu perco a paciência e me questiono: Onde estou errando? Já não sei mais o que fazer. Punição ou carinho e atenção?
    Obs: ela tem uma irmã de 1 ano, o ciumes é inevitável e acaba maltratando a irmã. :(

    Comment by Gabrielle — 14/01/2016 @ 16:20

  10. Boa noite! Minha filha com quase 6 anos chora por tudo, responde, diz não p tudo, estou ficando louca e ninguém tem paciência com ela mais, devido ao comportamento. Sem contar que age com falta de maturidade p sua idade. Totalmente agitada!

    Comment by Daiani — 12/01/2016 @ 00:50

  11. Oi tenho uma filha de 6 anos e ela é muito teimosa e birrenta as vezes acho que não vou aguentar ela.

    Comment by Renaria — 29/12/2015 @ 00:32

  12. Olá. Preciso de uma ajuda, tenho uma filha de 4 anos e meio eela está piorando a cada diana desobediência… Enfrenta eu e meu marido o tempo todo… Se fica 5 minutos brincando sozinha faz arte do tipo jogar o sabonete liquido na pia do banheiro, mexer na minha bolsa… Nao tenho paz com ela. Bater ja vi que nao funciona, pois da 1 hora ela faz denovo. O que faço?

    Comment by Ana — 27/12/2015 @ 22:26

  13. Oi, tenho um menino de 1e 5 meses ele está muito teimoso e agressivo. Não sei mais o que fazer!!! Preciso de ajuda e não me obedece.

    Comment by Alessandra — 27/12/2015 @ 00:11

  14. Olá gente tenho um filho de 9 anos e ele e muito mal criado muito desobediente xinga faz oque n deve n obedece fica mentindo tipo que jogando eu a mãe dele um contra o outro pois se um não deixa ele fazer algo ele pede pró outro ele fica assim e eu e minha mulher estou a ponto de enlouquecer n tem mais solução me ajudem pfv

    Comment by Jonathan — 24/12/2015 @ 00:53

  15. Olá gente

    Comment by Jonathan — 24/12/2015 @ 00:51

  16. boa tarde tenho um filho com 10 anos que não quer estudar de jeito nenhum não sei oque fazer estou desesperada ele esta muito rebelde chama muito palavrão não que mas obedecer de forma alguma ,como devo agir com ele.

    Comment by grazielli farias rodrigues — 23/12/2015 @ 15:33

  17. Muito difícil lhe da c. Crianças rebelde c.os pais, mais gente um pouco de calma,existe uma tecnica q. Funcionou comigo acho q. Pode ajudar vcs, eu comecei a estudar minha filha e descobri q. Td q. Ela fazia de errado tinha um motivo e eu mesma fui mudando c.ela e fazendo aos pouco ela tbm mudar..se seu filho grita e vc grita tmb as coisas ficam mais difícil, entao se ele grita bate o pé olhe conte ate 10 sei q. É dificil e veja pq ele ta assim, mude de assunto c. Ele e ele vai esquecer, depois c. Mais calma explica p.ele pq ele n pode, sempre p.cada um sim diga 2 não e assim vc contorna a situação

    Comment by eliza — 15/12/2015 @ 21:21

  18. meu filho tem 4 anitos é muito teimoso e chatinho. como eu não sei lidar com a situação bato muito nele sei que não é a melhor forma mais fico muito nervosa e bato. necessito de AJUDA

    Comment by melba — 14/12/2015 @ 11:09

  19. Meu filho irá completar 5 anos no dia 07/01, e ele é mto desobediente. Na escola briga com os colegas e ao mesmo tempo é mto carinhoso e inteligente (palavras de sua professora). Ele é filho único e não sei no que erro em sua educação. Ele diz que não quer ser desobediente, mas não consegue. Sempre que faz algo de errado diz que não queria. Não consigo entender, não sei mais o que fazer, pq quando saímos ele sempre apronta alguma, briga com os amigos ou com o primo da mesma idade, faz birra, grita, chora… Tenho medo de não conseguir reverter esse comportamento.

    Comment by Avelina — 10/12/2015 @ 21:48

  20. Sou mae de uma menina de 2 anos ela e muito desobediente , e quando vai lá pra avo dela volta pior , não pode ver a avo dela que fica chorando não me obedesce não sei o que fazer , me ajudem por favor.

    Comment by Márcia do santos — 08/12/2015 @ 09:28

  21. Tenho uma filha de 5 anoa ela nao obefece e chora p tudo conversamos mostramos com ela coloco ela de castigo pq ela nao sucega ela frequenta creche em tempo integral e quando buscl ela na creche ela ja vem bicuda fazendo manha e nao obedece por favor o q devo fazer me ajude

    Comment by gislaine da luz — 02/12/2015 @ 19:12

  22. Olá sou mãe, de um menino de 6 anos meu filho não mim obedece è muito autoritário o pai as vezes dar umas palmadas mas tbm não adianta ele continua com a mesma rebeldia.obrigada pela matéria tem mim ajudado bastante.

    Comment by Daiane — 30/11/2015 @ 18:52

  23. Ola boa tarde, tenho um filho de 4 anos, que é malcriado, agressivo bate nos primos e colegas,e as vezes ate no pai dele,não obedece de forma alguma, boto de castigo, tiro os brinquedos que gosta, proíbo de ir na casa da tia dele que mora do lado mais nada adianta, nada resolve to desesperada, to pensando em procurar ajuda, o que faço?

    Comment by Priscila — 27/11/2015 @ 16:42

  24. Oi…tenho um filho de 3 anos,há exatamente 5 meses vim morar na casa da minha mãe e ela interfere na educação do meu filho,já conversei com ela mais ela é avô dele faz tudo que ele quer mesmo não podendo,exatamente os 5 meses meu filho começou a ficar desobediente falo com ele e ele finge não me escutar,da risadas,mexe nas coisas dos outros ….coloco de castigo converso bastante mais agora não está adiantando pois quando eu morava distante ele não era assim …..o que posso fazer???

    Comment by Vanessa Moura de Oliveira — 26/11/2015 @ 08:01

  25. Olá Boa noite tenho uma filha de 6 anos que não
    Obedece passo vergonha qdo saio com ela,e qdo chega na casa dos outros nossa mexe em tudo enquanto em casa não mexe.Não sei mas o que fazer converso coloco de castigo e as vezes dou umas palmadas nela e nada adianta!!Me ajude.
    Obrigada

    Comment by Ana Cristina — 16/11/2015 @ 21:32

  26. sou mae de uma menina de 10 anos e desde pequena ela mexe nas coisas dos outros estraga e as vezes pega converso muito com ela e diz que nao pode fazer isso mas as vezes ate dou uma surra mas nada adianta parece que ela nao tem sentimento por que passa uns minutos ela ja ta rido cantado parecedo que nada aconteceu o que devo fazer com essa situação punição castigo nada disso adianta.

    Comment by gilcileia — 09/11/2015 @ 09:49

  27. boa tarde tenho um rapazinho de 4 anos e esta muito levado, conversa muito na sala de aula , briga, abraça e beija muito os amigos, assim muito desobediente comiigo e com pai, faz birra grita…

    Comment by lena — 05/11/2015 @ 13:57

  28. amei;;;;

    Comment by georgina santos silva — 04/11/2015 @ 01:02

  29. Boa noite. . Meu filho tem 4 anos, ele não obedecê a professora. O que eu faço?

    Comment by Maria Zilda Coelho de Oliveira — 28/10/2015 @ 23:53

  30. Oi meu nome e Kelly tenho dois meninos um de 5anos e o outro de 3 anos são muitos desobediêntes nada que eu falo da jeito por favor me ajuda.

    Comment by Weelma Kelly da rocha cutrim — 23/10/2015 @ 21:56

  31. Sou mãe de gêmeas de 5 anos e ultimamente a teimosia tem deixado a convivência insuportável e isso ocorre c tds q convivem c elas não respeitam ninguém oq devo fazer?

    Comment by Leticia — 18/10/2015 @ 21:36

  32. Tenho uma menina e um menino de 5 anos são gêmeos não sei mais o que fazer

    Comment by Vanessa — 13/10/2015 @ 13:54

  33. Olá. Eu. Também. Tenho uma filha de oito anos mim responde. Eu tenho que chamar 5vezes pra escutar e mente. Muito não respeita eu como mãe não sei ol fazer preciso de ajuda

    Comment by Maria Silva Pereira — 09/10/2015 @ 17:12

  34. Tem um filho de,13 anos ta cada,dia mais difícil ele me responde muito não que ajuda nas tarefas de Casa vai cedo pra escola e a parti da tarde não faz nada e o tempo todo no celular o que eu faço

    Comment by Adriana — 30/09/2015 @ 21:20

  35. Tenho um.filho de 7 anos que aparentemente não se importa com o castigo, ele é ensinado mas aparentemente não assimila o que lhe é dito. Notamos que quando apanha melhora, porém por um breve tempo.
    Como fazer ele valorizar o que é tirado ou o aprendizado que lhe é conferido.
    Não sei mais como agir.

    Comment by Edlaine — 27/09/2015 @ 14:30

  36. Oi tenho uma entiada com 11 anos estou com ela des dos 6 anos, hj em dia ela não obedece em nada….. Se pedimos a ela para arrumar seu quarta ela fica brava, mas mesmo assim a faço arrumar, nao gosta de estudar e mente que fez os temas, quando não realidade não o fez, e quando damos um castigo tirando algo que ela muito gosta, no início até ela fica um pouco triste , mas em seguida ela já nem da importância…. Representa que ela não da valor a nada…. Fico sem saber como agir com ela…. Preciso de ajuda .

    Comment by Marcelo — 25/09/2015 @ 21:06

  37. Eu estou desesperada meu filho de cinco anos não me obedece em nada eu não sei mais o que fazer e ele não me ajuda com nada .

    Comment by mirian — 07/09/2015 @ 20:06

  38. depois que vocês colocaram na cabeça dos pais que a tal palmada não adianta, a marginalidade no brasil disparou , acorrrrrrrrrda seus psicologos veja a realidade , vocês estão acabando com o brasil com esses seus modo de pensarem . sou a favou da palmada e tbm de umas varadinhas logico sem espancamento , a própria bíblia diz assim Dar uma palmada de vez em quando, disciplina e educa as crianças. A Bíblia diz

    1 – “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.”(Provérbios 13:24)

    2 – “Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás
    com a vara e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23:13 e 14)

    3 – “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

    Comment by futuro presente — 04/09/2015 @ 07:00

  39. Boa tarde, estou também com uma filha adotiva que me deixa muito triste, ela cria situações, penso que não vou conseguir, ajude me.

    Comment by Juliana — 03/09/2015 @ 17:32

  40. Gostei da materia tenho.um filho de 6 anos que so vive.mentindo nao apanha bate nos.colegas na .escola responde a professora nao mim obedece bate no irmao de 2 anos.chora grita da birra diz que gosta de fica de castigo.caga na roupa mija diz que a ptofessora bateu nele e que mandou ele.bate nos colegas come catarro .conversa sozinho .peida na rua.

    Comment by michele — 02/09/2015 @ 13:56

  41. Meu filho tem 12 anos e não está se importando com o tirar o que mais gosta.eu tiro por semana devolvido no final de semana…. Mais se eu não esconder ele pega o jogo ou SSE a TV e pra ligar só a noite ele ignora liga antes..eu torno a repetir as condições desligou a TV.vou começar a coloca de frente pra parede.mas,ontem ele falou pra tia que seria legal se ele fumasse…. To em pânico.

    Comment by Katia — 02/09/2015 @ 07:48

  42. muito boa a materia..tenhouma filha de 8 anos que me da trabalho desde os 3 anos de idade .so agora percebi o tamanho do problema qi tenho qi enfrentar ..e preocuro.ajuda

    Comment by kelly cristina — 02/09/2015 @ 00:29

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados