Psicoterapia Breve

psicoterapia1A psicoterapia breve utiliza-se de técnicas que aceleram o processo terapêutico.

A sessão geralmente é de 50 min. e o tratamento busca um número reduzido de sessões, o que a torna uma modalidade de psicoterapia mais acessível à população, já que por ser de curto prazo implica em menos custos.

 

Focalização

A psicoterapia breve auxilia o paciente a sair de uma crise emocionada aguda, já que é direcionada para a ação. Por se tratar de um tratamento de duração limitada, a técnica utilizada é a focalização.

psicoterapia2A focalização significa que neste processo a atenção é voltada para a problemática atual do paciente, onde juntos (paciente e terapeuta) irão identificar o problema e a partir daí discutí-lo como foco principal nas sessões de terapia.

Na psicoterapia breve o psicoterapeuta se expressa mais e realiza mais intervenções do que nas terapias tradicionais. O paciente é motivado para a ação. Em alguns casos, são propostas atividades entre as sessões o que torna o paciente mais ativo e participante.

O paciente adquire ferramentas para lidar com situações difíceis, habilidades para relacionar-se bem com as pessoas, amenizando a tensão interna que podem causar ansiedade, tristeza, agressividade, melancolia, sentimentos de inadequação, inseguranças, etc.

Adquirindo novas habilidades psíquicas frente à vida, você percebe que obtêm uma sensação de controle e minimiza sentimentos ruins de impotência e desamparo.

A meta da psicoterapia breve é oferecer apoio, crescimento e um aumento da capacidade de batalhar e vencer.


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados