Quando os pais se separam… Como ficam as crianças?

paisseparam5A separação é um assunto difícil de ser tratado, pois surgem os mais variados sentimentos diante da mudança que irá acontecer na rotina de todos. Algumas separações ocorrem em condições amigáveis e isto amortece um pouco as perdas, já que existe o diálogo e o respeito predomina, porém em alguns casos a separação é repleta de agressões verbais e sentimentos de hostilidade gerando um clima ruim e indisposição para os envolvidos.

É preciso explicar o que está acontecendo paras as crianças, pois elas percebem o clima ruim, expressões e comportamento dos adultos, mesmo não sabendo de detalhes sabe que algo na vai bem.

paisseparam2A fantasia é parte do mundo infantil e a criança usa a fantasia para se proteger nestas situações. Podem imaginar diversas coisas que pode ser melhor ou pior que a realidade.

paisseparam3Vários sentimentos ruins vão surgindo e a criança pode até se considerarem culpadas pela situação. Mesmo estando no início da vida, a criança tem o direito de saber e compreender o que está acontecendo. O sofrimento inevitavelmente virá, fato que não podemos evitar porque nem tudo é como desejamos, mas com certeza a dor da mentira e de ter sido enganada será maior. A criança merece a sinceridade sobre a situação e o conhecimento sobre a decisão tomada pelos pais sobre a separação. A criança não deve ser exposta a agressões físicas ou verbais entre os pais, independente de quem está certo ou errado e não deve ser um escudo entre ambos.

paisseparam4É preciso conversar com a criança numa linguagem acessível de forma que ela precisa apenas saber o que está acontecendo, esclarecendo suas dúvidas e sendo assegurada pelos pais que ela continuará sendo amada da mesma forma, que não tem culpa sobre a separação e que foi uma decisão dos pais.

Toda esta situação não é confortável e a criança fica sujeita a feridas emocionais devido ao desgaste psicológico, porém, é fundamental que saiba que a rotina irá mudar mas a confiança, amor, carinho e atenção em nada se alteram.

É o único meio de tentar amenizar a dor da separação tentando conservar os aspectos bons que um dia os uniu. Após a tempestade com a sinceridade e respeito, a vida de cada um vai se adequando às mudanças.

11 Comments »

  1. É Crianças sei exatamente o que vocês sentem com meus 4 anos de idade, meu pai traiu minha mãe com a minha própria tia…só Deus para ter misericórdia, só Deus sabe o quanto eu e minhas irmãs sofremos, o quanto também a minha mãe sofreu, batalhou para nos criar sozinha…foi muito difícil..
    Cresci, com meus medos, minhas inseguranças..
    Atualmente estou com 23 anos, me casei…tive filhos, sou evangelica…e hoje me doi ao ve meus filhos passarem pelo mesmo que eu passei quando era criança, meu esposo saiu de casa, se envolveu com uma menina a qual disse que iria destruir nosso casamento, e ela conseguiu, meu esposo caiu…e hoje meus filhos e eu estamos sofrendo…meu esposo nao foi sábio caiu, e ela armou…e ela não gosta dele, está com ele pra pirraçar, ele diz para os famíliares dele que sente a nossa falta, eu nao entendo o porque dele ainda está la….e meus filhos hoje sofrem..

    Comment by Mariele Muniz — 18/05/2017 @ 10:39

  2. Torço para que meus país nesses momentos, que n aconteça nada de grave, porém desta vez acho que não posso fazer mais nada diante da situação dos doís. Tenho 15 anos e ja vi meus país quase se separarem, graças a o bom Deus isso não aconteceu, porém dessa vez, estou segurando nas mãos deles e da esperança, de que eles se reconciliem.

    Comment by Pedro — 27/01/2017 @ 23:44

  3. Meus pais brigam todo começo de ano… eu tenho medo deles se separarem eu faria de tudo para a minha familia ficar feliz eu oro e peço a Deus eu só tenho 10 anos e eu deixaria de realizar qualquer sonho meu para ver minha família reunida feliz e não brigando… quando eu vejo meus pais brigando a única coisa que eu posso fazer e chorar e orar a Deus

    Comment by Duda Teodoro — 07/02/2016 @ 11:26

  4. AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre OAS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que OAS venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele OAS não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e a sua vida não será a mesma

    Comment by JKF — 16/04/2015 @ 16:46

  5. Eu sei como você deve se sentir. Meus pais se separaram quando eu tinha somente seis anos de idade e hoje, mesmo tendo treze anos, choro muito por sentir falta do meu pai na minha vida. Sendo Natal, estou me sentindo mais sozinha que nunca, mesmo o tendo visto ontem à noite. Passei mais da metade da minha vida com meu pai longe de mim e, desde a separação, ninguém nunca intendeu o porque de várias das minhas reações. É complicado, mas não se culpe.

    Comment by Amanda Young — 25/12/2014 @ 17:43

  6. Meus pais estão se separando hoje tenho apenas 12 anos e não sei oq devo fazer … Estou me sentindo culpada por não ter me envolvido na briga
    Bjs

    Comment by mariana — 07/12/2014 @ 21:32

  7. Meus pais se separaram hoje, eu estou bem triste.. mesmo tudo oque meu pai fez e o jeito que ele me trata eu ainda amo ele… eu to muito triste. So de pensar que não vou dar nem receber um bom dia na hora do café.. nem 1 oi quando ele chegar do trabalho… eu tenho vontade de fazer mais nada…

    Comment by Murilo Rafael — 14/11/2014 @ 16:17

  8. Parabens no meu caso nao da
    … :'(
    Nao vo fala mais nada p nao falar merda. ..

    Comment by lucas — 17/02/2014 @ 21:27

  9. estou fazendo um trabalho sobre quando os pais se separam e vou usar e comentar sobre estes comentarios ,obrigado serao uteis

    Comment by ******* — 19/02/2014 @ 16:42

  10. Meus pais se separaram e eu estou triste porque eles sempre tiveram muitos bons momentos desde que tiveram meus 2 irmaos e eu eles ficaram mais ou menos uns treze anos nao sei mesmo o que fazer eles me ensinaram muita coisa desde que nasci estou tao triste quajto qualquer um eu quero muito ter tudo o que meus pais sempre tiveram.Eles se separaram porque eles nao estavam se amando muito mais mais eles sao amigos agora e eu quero muito que os dois voltem.Ainda bem que meu pai quer minha mae de volta eu estou torcendo para que eles voltem de novo

    Comment by Arthur Oliveira Ribeiro — 06/10/2013 @ 00:40

  11. Meus pais se separaram por causa que a minha mãe viu o meu pai na cama com outra mulher e a minha mãe deu uma facada na perna do meu pai mas ela tava com a intenção de matar nem de machucar, não sei com quem ficar estou muito triste

    Comment by Eduarda — 21/06/2013 @ 13:25

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados