TPM – Tensão Pré-Menstrual

A TPM como outras tipos de doenças são de origem psicossomática,ou seja, é uma doença real que apresenta em seu quadro sintomas físicos, que por vezes necessita de medicamentos, porém, tem como origem determinante: a nossa psique, que é nosso órgão afetivo que processa as nossas experiências afetivas. 

tpm-1Durante o ciclo menstrual ocorre uma série de alterações físicas importantes nos níveis dos hormônios sexuais liberados pelo organismo da mulher que podem deixá-la mais sensível neste período. As mulheres acumulam e oprimem sentimentos negativos no decorrer do mês, porém, quando estão na TPM há um descontrole emocional em que estes sentimentos tendem a implodir como um vulcão em função da alteração de humor desencadeada nesta fase.

Para algumas mulheres os efeitos físicos e psicológicos são experimentados de forma mais natural e sem muitos impactos, porém, outras apresentam sintomas importantes no ciclo menstrual principalmente antes da menstruação que é denominado como SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL ou TENSÃO PRÉ MENSTRUAL e é neste momento em que são predominantes os sintomas psicológicos.

Alterações Físicas e Psicológicas

Em alguns casos, existem mulheres que apresentam alterações graves de humor. Existem pesquisas que registram até mesmo casos de suicídio e crimes que acentuam-se na fase pré-menstrual.Os sintomas deste período podem ser incapacitantes de forma tão intensa que pode influenciar negativamente em todas as áreas da vida: o trabalho, o estudo e as demais atividades rotineiras. Os sintomas psicológicos mais frequentes são: diminuição da libido, depressão, insônia, dificuldade de concentração, forte sentimento de desesperança e tristeza profunda, sentimentos de rejeição e pensamentos auto-depreciativos; irritabilidade e facilidade para chorar.

tpm-2Na fase pré-menstrual algumas mulheres podem estar extremamente mais sensível e tudo o que vivem neste período é sentido muito mais intensamente, portanto, sua reação também será intensa à situação, tornando muitas vezes insuportável o que em outros meses era suportável.

Desta forma, é importante a mulher prestar atenção ao que ocorre a si mesma no período da TPM, pois suas reações vão sinalizar onde podem estar algumas de suas dificuldades e fontes geradoras de stress e frustrações.

Muitas mulheres não dão muita importância aos sentimentos que surgem nesta fase dizendo: “Ah! Estou irritada assim só por causa da TPM!!!”, sendo que são nestas explosões emocionais é que surgem as questões psicológicas às quais devemos dar a devida atenção.

Além disso, a mulher pode apresentar sintomas físicos que são decorrentes das mudanças hormonais e típicos do próprio ciclo menstrual da mulher como: como a retenção de líquidos, inchaço, dores musculares, de cabeça, nos seios e dores em geral; surge um desejo excessivo de comer algum tipo de alimento, sobretudo doces e chocolates, ou um aumento generalizado do apetite.

Alguns destes sintomas da TPM podem estar associados a deficiências vitamínicas, ao desequilíbrio hormonal ou a razões emocionais psicológicas, mas a causa real ainda é desconhecida, pois estão envolvidos diversos fatores: psicológicos, culturais e sociais.

tpm-3Relacionamentos em Pé de Guerra

Nesta fase da TPM os relacionamentos podem entrar em conflito, pois os homens não sabem muito bem como agir. Algumas mulheres tendem a ficar mais sensíveis, nervosas, ansiosas e os homens podem apresentar diversos tipos de comportamentos: uns se afastam, outros ficam agressivos ou se tornam indiferentes. 

São comportamentos que podem causar ou até mesmo piorar esta fase. O ideal é ter paciência e esperar esta fase passar….

 

Tratamentos

A avaliação de um médico é importante para o diagnóstico da TPM, porém, o ideal é que se realize um trabalho com uma equipe multidisciplinar composto por médico e psicólogo, para abranger o problema em todos os seus aspectos: fisiológico e psicológico. 

tpm-4O médico irá realizar uma avaliação para compreender como está o funcionamento dos hormônios em seu organismo e ministrar uma medicação, caso necessário, para diminuição dos sintomas.

Acredita-se que uma alimentação saudável e alguns cuidados alimentares são importantes para diminuição dos sintomas, tais como: uma alimentação rica em proteínas e fibras, baixa ingestão de açúcar, redução da ingestão de sal, álcool, cafeína (chás, café, refrigerantes) e gorduras saturadas. Além disso, recomenda-se a prática de exercícios físicos regulares e de relaxamento.

Além da saúde física precisamos nos preocupar com a saúde emocional, pois ela desempenha um papel fundamental na TPM.

A psicoterapia irá auxiliá-la no auto-conhecimento, e através disso, você aprende a desenvolver técnicas para lidar melhor com as dificuldades psicológicas que surgem neste processo.
Inconscientemente, escolhemos nossas doenças ­como última tábua de salvação ­para “acordar”, despertar, refletir sobre nossas crenças e comportamentos.

Podemos tratar os sintomas físicos da TPM através de uma medicação, porém, é fundamental tratar a causa emocional, pois caso contrário, a mulher torna-se refém dos seus sintomas no período pré-menstrual, sobrevivendo e não vivendo de verdade de forma plena e feliz.

Tratar apenas os sintomas físicos é uma forma paliativa de resolver o problema, já que no próximo mês lá estão eles de novo!!

tpm-5Como Funciona o Tratamento Psicológico para TPM?

A psicoterapia irá lhe ajudar a identificar o porquê e o quê te incomoda e isto irá auxiliar a enfrentar de modo menos doloroso os sintomas desencadeados pelas alterações fisiológicas que ocorrem no seu corpo nesta fase.

É importante perceber que as situações ou sentimentos que nos incomodam na fase pré-menstrual são as mesmas que nos incomodam em qualquer fase da vida independente da fase da TPM.

As situações recorrentes em nossa vida acontecem para que comecemos a refletir sobre nossas crenças e nosso jeito de agir no mundo. Quando sofremos com algo em nossa vida não é simplesmente para nos prejudicar aleatoriamente e sim para mostrar que algo precisa ser mudado e para isso precisamos DESPERTAR, REFLETIR E MUDAR e a psicoterapia irá ajudá-la nesta mudança!!

A reincidência da TPM vem mostrar à mulher o quanto ela não está dando a devida atenção ao seu ritmo e suas necessidades psicológicas e fisiológicas. Para tratar a TPM, a mulher precisa curar a origem: reaprender o que é ser mulher, reconhecendo seu valor próprio, auto-estima e respeitando seus limites em todos os sentidos.

Acredito que a TPM seja uma doença da mulher moderna, sobrecarregada de atividades e obrigações múltiplas; com alto grau de exigência que podem desencadear um nível de pressão externa e interna e consequentemente a um stress tal que o físico e o psicológico não conseguiu elaborar e reverteu assim em uma doença patológica que é a TPM.

O desejo em conquistar um espaço, liberdade e autonomia que o homem tinha, fez com que muitas mulheres se afastassem de si próprias desrespeitando seu próprio ritmo e necessidades femininas.

As mulheres precisam compreender e se conscientizar que os homens são diferentes das mulheres porque possuem um outro processo fisiológico, hormonal e psicológico. E a TPM através de seus sintomas tenta despertá-la para essa diferença para que ela aprenda a valorizar-se com suas qualidades naturais como por exemplo sua sensibilidade e receptividade.

A TPM surge como sintoma na vida da mulher para que ela desperte para si própria!!

159 Comments »

  1. Tenho 30 anos sou casada e tenho dois filhos, meus sintomas começaram depois que tive meus filhos aos 20 anos, mas sinto que com o passar dos anos tem ficado pior, geralmente há irritabilidade, sentimento de rejeição pelas pessoas, me sinto muito sozinha, vontade de sumir no mundo sem notícias, e já acordo insatisfeita com as coisas, dores de cabeça constantes, meus filhos sofrem pois brigo e grito de mais com eles perco a paciência com coisas fúteis, melhora quando fico um tempo sozinha parece que consigo refletir e retomar o controle.

    Comment by Aline — 16/09/2017 @ 20:07

  2. Eu tenho 36 anos..e desde que fiz 35 estou sofrendo mais e cada dia está sendo pior. Não durmo direito, sinto uma dor de cabeça infernal, enjôo..e sem contar a irritação é absurda. Não estou sabendo lidar com isso é está prejudicando minha vida num todo. Brigas constantes…sem tolerância nenhuma. O médico que consultei disse que eu tenho uma queda severa de vitamina, nesse período, é que por isso o complexo de vitamina me ajudaria. Os sintomas físicos realmente diminuem mas a irritação, a falta de compreensão não está tendo nenhuma melhora.

    Comment by Fernanda — 09/09/2017 @ 09:51

  3. Tenho 17 anos estou na TPM e não estou aguentando isso, queria que tivesse um remédio simples pra gente tomar e acabar com esses sentimentos horríveis que aparecem na TPM, choro por tudo, brigo por tudo, me irrito por tudo, tento me controlar, mas se eu não tirar esses sentimentos de dentro de mim, seja gritando, ou batendo em algo, dá impressão que vou explodir, aí choro mais ainda, não sei o que fazer.. Problemas do passado voltam pra te assombrar, é um grande desafio enfrentar por isso todos os meses.

    Comment by Gabriela — 24/07/2017 @ 06:52

  4. Tenho 26 anos e comecei a sentir exatamente os mesmos sintomas há cerca de um ano. Exatamente 1 semana antes da menstruação (pois vejo no app de menstruação) fico com péssimo humor, não faço nada, fico só chorando na cama. Justo nessa época coincidiu de estar fazendo mudança da minha casa de estado e meu marido ao invés de me ajudar foi jogar poker com os amigos. Ele mandou mensagem super carinhosa e eu respondi com um vsf, brigamos feio, comecei a jogar as malas no chão e minha casa que já estava uma bagunça ficou ainda pior, minha cachorra espalhou papel pela casa, comecei a limpar mas fico com tanta raiva que joguei os papéis tudo de novo. Me sinto abandonada, a pior pessoa do mundo, as coisas ruins do passado voltam a tona, dá vontade de bater, de me machucar e de me matar. Só quem sente, entende. Não adianta explicar para os maridos, eles não têm culpa, mas tbm mtas vezes não se tocam das coisas e nos deixam ainda mais agressivas.

    Comment by Mel — 07/07/2017 @ 19:28

  5. Não sei se irá ajudar , mas a melhor coisa e ficar sozinha . Eu tenho tensão pré menstrual, sofro de cólicas , fluxo muito intenso , e um mal.humor que nem eu me aguento ! Eu acordo já odiando o dia ; não precisa conhecer nada e eu ja odeio tudo ! O que eu faço que ajuda um pouco … coloco uma roupa super confortável, vejo meu filme / seriado favorito , como algo bem gostoso ou faço uma comida bem fresquinha
    .. deixo tudo favorável… o dia fica menos ruim . Tento não me preocupar com nada .. só relaxar .. uma compressa de agua quente .. eu logo penso daqui uns dias isso vai passar … comigo resolve um pouco .. se servir como consolo . Espero que ajude beijos

    Comment by Isabele — 30/06/2017 @ 14:40

  6. Eu tenho 25 anos e sofro demais com o período, choro muito e sinto vontade de sumir… mais o pior q eu sinto é a raiva, sinto vontade de rasgar alguém de dentes a cada período e acaba sobrando sempre pra o meu esposo pq brigo com ele todo mês, chego até me separar! Ele diz q estou louca e quando ouço isso pioro cada vez mais!
    Eu gostaria de não sentir isso todo mês, e me sinto sozinha neste problema que é sempre levado como frescura…lendo os relatos de vocês vejo que não estou sozinha, pois é como sempre me sinto nesse período!
    Abraço a todos!

    Comment by Danielly — 28/06/2017 @ 23:35

  7. Olá tenho 31 anos e toda vês que mestrou mudo meu comportamento fko muito irritada e não sei controla meu estresse e meu esposo sofre cm isso.. Não ano que seja normal

    Comment by Lucy — 15/06/2017 @ 14:45

  8. É impressionante,eu não consigo me acostumar com isso! Todo mês,exatas 1 semana antes fico depressiva,parece ter um nuvem negra nos ambientes,meus problemas parecem maiores, uma pequena conversa em meu relacionamento vira uma briga seria pois fico tao intolerante e dona da verdade,e quase terminamos sempre.Durmo mal,fico acordada pensando na vida,é uma tristeza e desesperança sem fim.Parece ter um monstro dentro de mim me pressionando,fora a irritabilidade.tolerância zero…Me torno anti social,e fico com raiva de ver as pessoas rindo,fora as dores e inchados terríveis em todo corpo! Tenho 26 anos e há uns 7 anos sofro com isso,e parece que cada ano e mês que passa fica mais intenso! Realmente tenho que me tratar,ou buscar uma solução verídica pra isso! è sofrimento demais gente,to querendo fugir desse mundo!

    Comment by Aline Costa — 24/05/2017 @ 16:57

  9. Bom dia tenho transtorno bipolar tomo remédios tarxa preta e acho que estou entrando na menopausa tenho 41a e não sei dizer nem de longe o que sinto me tranco no quarto só quem pode entrar é meu marido perdi o emprego por surta me levaram pro Felipe phinel e entrei na licença quando voltei na experiência tava na rua no pego ônibus e sinto dores não só psicológico como física muito triste choro sem saber porque não sei explicar já quiz até me suicidar sofre eu, meus filhos e marido já quebrei a casa toda num surto pra piorar hoje estou sem psiquiatra.

    Comment by Eliara Josenildo — 03/05/2017 @ 10:52

  10. Eu não tomo remédio, e não preciso fazer as contas para saber quando vou ficar menstruada, eu sempre sei, pq um dia antes, como hj, eu fico com tanto ódio, mas com tanta raiva que eu não faço a menor ideia do que, que eu não aguento estar dentro de mim. Daí já sei, amanhã ela vem, sempre sei assim. Mas juro pra vcs, é horrível, eu ando fechando os punhos e prendendo os dentes, não sei que sentimento de ódio é esse. Não quero ver ninguém, pq tudo me irrita e acabo descontando nas pessoas. Isso é insuportável!!!!!

    Comment by Pri — 02/05/2017 @ 17:12

  11. Ola boa noite,vi alguns comentários e me identifiquei,estou passando por esse período de terror ,onde me sinto a pior das mulheres , gente é muito sofrimento ,Tive uma crise ontem a ponto de pegar um purrete e quebrar todos os faróis do carro dele os da frente e os de traz .Fiquei transtornada gritando e chingando meu esposo e meu filho de 19 anos ,por causa do carro .E por terem mentido pra mim.Meu filho tem 19 anos é um menino de ouro, e mentiu pra mim a mando do pai.A minha vontade naquele momento era só gritar , colocar pra fora e meu esposo não falava nada , foi ai que eu fiquei mais nervosa ,quando vi já tinha feito.Depois ele me perguntou se eu estava aliviada 😌,mais tranquila .Eu não sei mais o que fazer,pra completar tenho fibromialgia , quando não sinto dores por causa dela,sinto dor da TPM que é uma dor emocional , estou aqui escrevendo e quase não consigo enchergar o teclado de tanto chorar, sinto todos os tipos dde sintomas, me tranco no quarto , estou dormindo 2 dias direto a base de remedio , não consigo comer e nem falar com ninguém,faço exercício físico mas não adianta.Eu não sei mais oque fazer,minha familia é linda meus filhos meu marido carrega água na peneira pra mim,mas chega nesses dias é muito sofrimento Meu Deus oque que eu faço .

    Comment by Tatiana Sena — 30/04/2017 @ 21:29

  12. Estou num relacionamento ainda de pouco tempo, fazem 3 meses dia 16/04, mas assim como mês passado ela terminou comigo, disse que não sonha em casar nem nada e que precisa cuidar dela e do filho, mesmo discurso do mês passado. Eu amo ela e o filho dela mais que tudo e sei que ela me ama por d+. Mas nessa fase tudo que faço a irrita, seja um status no whats, uma postagem no face, ela já começa a me atacar. Isso me entristece muito. Nunca achei que era frescura, sempre soube que tpm é algo muito sério. Assim como em Março estou esperando passar essa fase ansioso pra que ela me procure novamente e as coisas melhorem e voltem ao normal. Estou aqui pro que ela precisar e sei o quanto é importante meu apoio. É ela é o filho que quero pra minha vida. Peço a Deus força, paciência e sabedoria pra enfrentar isso sempre ao lado dela. Obrigado pelo post, me deu um pouco mais de segurança, pois tem horas que chego a pensar que realmente acabou, mas deu pra notar que esse afastamento e a falta de paciência fazem parte desse ciclo doloroso tanto pra vocês quanto pra nós parceiros.

    Comment by Anônimo — 09/04/2017 @ 18:08

  13. Bom dia meninas. Bom sou a parte contraria deste problema – o homem. Tambem passo por isso em meu relacionamento, tenho 45 anos, sou casado a mais de 20 anos e tenho 3 filhas com ela. Por coincidencia ela esta nesse periodo agora. Minha vida vira um inferno. Sou um bom marido, não traio, bom pai, não deixo faltar nada em casa. Temos casa propria, 2 carros, estabilidade financeira e viajamos com certa frequencia. Mas nesse periodo, ouço muitas coisas que me desanimam muito viu, tipo: que sou irresponsavel (pq ano passado deixei atrasar pagamento da mensalidade da escola das minhas filhas), que sou egoista (tudo que faço é pela familia, deixo de comprar para mim para fazer por elas), que me odeia, que não gosta de mim, que todas as viagens que fizemos foram pessimas, que nunca mais fica em hotel comigo pq se sente uma prostituta, quem nunca mais entra em um motel, um dos carros é uma S10 2009 e ela ja disse que o carro é muito velho, briga e xinga minhas filhas por coisas minimas, ja me agrediu (me arranhou) e fiquei mais de uma semana com o rosto marcado, quebra as coisas…. vcs nao fazem ideia… Qdo começa naquele stress sem motivo, fico nervoso tb, ai ja viu o q da ne! Com isso: no dia a dia deixei de comprar presentes e fazer agrados P/ ELA… E estou pensando seriamente em me separar, nao to aguentando… Qdo estou fora vejo outras mulheres e fico pensando pq vivo com ela? Vou ficar nisso so pelos filhos? Nao mereco ser tratado com respeito? Achei interessante postar estes comentarios para vcs saberem o q os noivos, maridos, namorados pensam e sentem, por maior que seja o amor, carinho não há quem aguente… Vi q varias de vcs passam pelo mesmo problema, mas se amam seus parceiros e ainda querem viver com ele, tentem se controlar, pois isso vai matando o sentimento, por mais compreensivo que o homem seja nao aguentara, uma hora vai ceder… To buscando sites que me expliquem bem essa situação (como esse), mas ta dificil entender viu… Me desculpem a intromissao no assunto, mas não resisti. Bjos..

    Comment by EDWARD — 26/03/2017 @ 09:47

  14. eu tenho pre mentrual ( notei isos aos 30 anos.) no 2 dia da mentruaçao focou mesmo adoentada, só da vonta de comer, ate uma simples tarefa de lavar loiaça é muiita pouca vontade, tenho muitas tonturas e descornoda çaoi dos movimentos.

    Comment by leila — 06/03/2017 @ 13:19

  15. Olha é muito triste. Eu sofro muito na tpm, eu ja sou chorona e fico muito mais chorona! Eu sou muita anciosa, mais minha anciedade piora de uma forma que eu falto ficar louca! Eu tenho dor do meu namorado,porque quando eu to nesses dias minha vida, meu relacionamento fica um inferno.. é muito dificil 😭😭

    Comment by Gabriela — 27/02/2017 @ 00:43

  16. Eu também fico muito mal. Já falei com o meu médico mas ele apenas receitou algo para a ansiedade, diz que tem a ver com a fase da vida da pessoa. Entretanto li bastante e aquilo que acontece é que a hormona do bem estar diminui a pique no segundo ciclo, como já estamos a passar por um mau momento quando esta hormona diminui a situação agrava. Eu antes também não sentia nada ou quase nada, foi quando começaram a surgir problemas na minha vida -Vida profissional e amorosa instável- que começou o enfado da TPM. A minha sugestão é que tenham uma alimentação cuidada, fruta, legumes, frutos secos, iogurte natural, chocolate negro e tudo que for saudável, sem esquecer de beber água. Exercício físico e sexo também ajuda! Mesmo que a vontade seja pouca tentem e vão ver que o mau estar melhora bastante.

    Comment by maria — 08/02/2017 @ 14:31

  17. Eu estou tão irritada, muitas vezes acho que tpm é frescura, que é bobagem minha, mas eu estou me sentindo tão triste, nada parece da certo, estou me sentindo horrível, e insegura, não consigo acreditar que meu namorado me acha bonita, queria que ele ficasse no meu pé me ligando, deixando aquele maldito jogo de lado e me dando atenção, mas não não a merda daquele jogo é mais importante do que qualquer coisa, caralho ele sai de jogo de vôlei chega em casa e vai jogar RPG online eu não aguentooo, tenho medo, me sinto um fracasso por ainda não estar na faculdade e eu sei que a culpa e toda minha por não me esforçar o suficiente, tenho vergonha disso, todos os amigos dele fazem facul, tiraram a carteira de motorista, ele também, só eu qe to na mesma, sendo vendedora em shopping e sendo mal paga, 😭😭😭😭 eu não queria reclamar, afinal é melhor um trabalho do que nada, mas sabe eu só preciso me esforçar, eu consigo! Eu tenho que mudar de vida, 😔 tenho que provar pra mim mesma que eles não são melhor que eu, tenho que provar pra ele que eu não sou burra!!! Eu não sou burra caralho 😭😭😭😭😭 eu só sou um pouco lenta, tenho deficite de atenção 😩 mas Deus vai me ajudar, nas minhas férias Deus vai me orientar, e eu vou estudar, fazer academia, colocar apararlho ortodontico, ir a uma ginecologista, eu vou cuidar de mim, eu preciso disso 😭😭😪😭😪

    Comment by VR — 08/02/2017 @ 07:44

  18. Olá meninas, todo o mês é a mesma coisa, ultimamente estou chorando muito, vou conversar com o meu namorado e já começo a chorar. Estou indo em uma psicóloga para me ajudar a passar por esses momentos difíceis, pq realmente é, me sinto a pior pessoa do mundo, me sinto inferior, e com vontade de ficar em casa o tempo todo com a minha cachorra. Sem ver ninguém, nem meu namorado! Ele se esforça muito para me entender, mas nesse período a única coisa que tenho vontade de fazer é ficar presa no meu mundinho sem relações sociais! Muito difícil!! Bom saber que eu não estou ficando louca e que tem mais meninas sofrendo com essa maldita tpm! Força para nós!

    Comment by Bárbara Ferrari Erlo — 05/02/2017 @ 21:55

  19. Nossaaaa ate que fim encontrei pessoas com os mesmos sintomas que o meu !!!
    Caraca pensei que eu fosse a unica pessoa a sentir tanta coisa ao mesmo tempo …
    Gente como é horrivel essa tal de tpm tenho 28 anos e a 4 meses esse inferno de sensaçoes toma conta de mim é impossivel eu descrever tudo que sinto …
    So sei dizer que é ruim de mais se alguem souber a cura porfavor me avisem😥😳😵😣
    Esse mes ta pior que todos muito choro muita vontade de sumir!

    Comment by Criss — 03/02/2017 @ 21:26

  20. Ai gente que alivio…Pensei q fosse o único ser deprimido e intolerante nessa terra rs…é exatamente assim… Fico tão ridícula,choro por uns filmes nada a ver, vem uma crise de existência,vontade de sumir, me arrependo de ter perdoado quem perdoei,me sinto feia,insegura,uma depressão profunda,fora a raiva, a vontade de mandar qualquer um ir pro inferno, fico tao grossa, e pra mim o pior,fico tbm insensível,tenho passado por esse momento agora,um ente acabou de falecer e pasmem,me sinto tao fria,não quero ver, que egoísmo…Tenho certeza que isso não é normal! Só Deus! E fora as dores né.. Pareço outra pessoa,tenho 26 anos e sofro anos com isso!

    Comment by Aline — 03/02/2017 @ 10:09

  21. Alguem.ja notou aumento.da pressão nesse periodo….pois a minha esta…eu sofro..muito nesse.periodo..afff

    Comment by Deise — 31/01/2017 @ 12:26

  22. Tenho 21 anos. E desde os meus 15 anos sofro com isso… Fico nervosa, tenho cólicas horríveis, não sinto vontade de me alimentar, não tenho vontade de sair de casa, não consigo me concentrar em nada e o pior de tudo, é a vontade constante de me machucar. Somente no período da TPM. Parece que tudo que eu faço não adianta nada, somente me machucando para aliviar a tensão! Passo por momentos difíceis, pois isso só vem piorando mais e mais…
    Sinceramente não tenho vida quando estou menstruada. Já fui no médico, mas fui muito mal interpretada, talvez pela idade que eu tinha quando me consultei o médico disse que eu queria chamar atenção… Mas chamar a atenção de quem se não tenho vontade de interagir com os outros? Depois disso não passei mais em lugar nenhum e venho sofrendo desde então..

    Comment by Tayná Marques Badú — 30/01/2017 @ 14:04

  23. Lendo esses comentários me dei conta que não sou a unica que sofre com isso, todo mês antes da minha menstruação eu viro outra Pessoa, fico ignorante, agressiva, deprimida, qualquer coisa é discussão,estou estressada por dentro e qualquer coisa eu desabo, explodo de ódio e ignorância, saio de perto das pessoas e dou socos em tudo que vejo na minha frente, porta, parede geladeira, as vezes da vontade deu corta os meus pulsos e me suicidar, chega um momento que não aguento essa vida miserável que é ter TPM, , tenho 23 anos. e cada ano que passa vai ficando pior!

    Comment by Tatiane — 29/01/2017 @ 01:28

  24. Bom dia pessoal, tenho 33 anos e nunca tinha percebido como este período tem me deixado transtornada. comecei a perceber que quando a menstruação estava no período de chegar eu começava a sentir dor intensa nas costas, mamas (gente as minhas mamas doe demais, posso dizer que insuportável), pernas, cólicas, dor de cabeça em fim dor…… neste período fico extremamente irritada, ansiosa, tensa, com raiva de tudo e de todos… impaciente, triste, fadigada ou seja fico me sentindo o ultimo dos seres humanos……….. deixo meu relato por entender que muitas outras mulheres passam pelo mesmo processo se sentindo sozinha, pois era assim que me sentia, achei este lugarzinho para expressar meus sentimentos e agora que desabafei estou me sentindo muito melhor.

    Comment by Poliana — 25/01/2017 @ 12:07

  25. Esse mês estou muito mal com a TPM, ao ponto de quebrar a direção do carro em um buraco. Fico muito irritada parece que os nervos estão a flor da pele, as vezes não sei o que fazer.

    Comment by Cristhina — 23/12/2016 @ 00:50

  26. Tenho 20 anos e há três meses minha tpm vem me afetando demais. Eu já sentia os clássicos sintomas como cólica, irritação e vontade de comer doces. Mas nesses três últimos meses, só eu sei o quanto eu fiquei fora de mim. As crises de ansiedade me pegavam de jeito, eu fico muito depressiva, mas não ao ponto de querer acabar com minha vida. O choro fácil também não facilitava ( eu chorava enquanto fazia chapinha no meu cabelo). Eu pareço pegar apatia e não gostar mais de ninguém. Coitado do meu namorado nesses dias, ele fala que me ama e eu digo q o amo também mas não parecia que eu gostava. Ansiedade a mil que parecia que eu estava começando a me sentir vivendo sendo d um sonho, como irrealidade. Minha menstruação foi embora hoje e eu ainda me sinto uma pilha, mas beeeem menos do que eu estava antes.l

    Comment by Bianca — 16/12/2016 @ 18:04

  27. dicas de como enfrentar esse perido: PRIMEIRO “NÃO MANDEM O SEU ESPOSO OU NAMORADO PRA MARTE”
    SEGUNDO “COMA TUDO QUE TEM DIREITO SEM SE ARREPENDER
    TERCEIRO:FAÇA TUDO QUE DER NA SUA TELHA
    QUARTO: NÃO SE MATE,OU PENSE NISSO
    QUINTO:NÃO DESCONTE NOS ANIMAIS, SERIO ELES SÃO OS MAIS INOCENTES
    SEXTO:NÃO SEJA A PESSOA MAIS ANTISSOCIAL DO PLANETA
    SÉTIMO: TOME BANHO —
    OITAVO:ARRUME-SE
    NONA: NÃO ASSUME QUE ESTA DE TPM
    DECIMA: NÃO RELAXE DEIXE SAIR TODA TENSÃO

    Comment by jardellia — 01/12/2016 @ 11:56

  28. A PRINCIPIO ESTAVA EU AQUI ESTRESSADA, TIPO UMA BOMBA RELÓGIO, NEM UM BOM DIA DIREITO SAIA DA MINHA BOCA, ME ESTRESSEI ATE COM O GOOGLE KKKK (SERIO) DESABAFEI AQUI COM ELE E DO NADA VIM PARAR AQUI NESSA PAGINA “COISA DE LOUCA NÉ ” POIS É . ENTÃO QUANDO COMECEI A LER AQUI OS COMENTÁRIOS NÃO AGUENTEI, O RISO TOMOU CONTA DE MIM E COMECEI A PERCEBER GENTE COMO SOMOS LOUCAS KKKK, SERIO. UMA SE BATEU COM O SAPATO E A OUTRO TODO MÊS MUDA DE NAMORADO KKKKKKKKKK. ENTÃO EU QUE ESTOU NA TPM, COMECEI AQUI A REFLETIR , E SERIO MENINAS PAREMOS COM ISSO. EU QUE ESTAVA APONTO AQUI DE EXPLODIR AQUI AGORA ESTOU UM POUCO CONFORTADA, É HORRÍVEL CONCILIAR ISSO COM TRABALHO, CASA,E TUDO MAIS. MAIS OQUE DEVEMOS ENCONTRAR É UM JEITO POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA DE SAIR DISSO… DESSA MARE DE CHATEAÇÕES , MEU CONSELHO É ( FAÇA TUDO QUE VOCÊ TIVER VONTADE DE FAZER) SAIA , OU ENTÃO FIQUE EM CASA COM UM POTE DE SORVETE DO LADO ASSISTINDO UM AMOR PRA RECORDAR, OQUE TEM DE MAIS GENTE ? ESSA FACE É OTIMA PRA PODEMOS USUFRUIR. EU NO CASO DE FAZER EXTREMAMENTE UM GRANDE “NADA” NO TRABALHO, SIMPLESMENTE NÃO ESCONDO PRA NINGUEM MINHA CHATICE NESSE PERÍODO E NO CASO NÃO ESTOU NEM AI — . NÃO SOU OBRIGADA A NADA E VOCÊ TBM, ENTÃO SE LIBEEEETA E DEIXA ESSA RAIVA SAIR. BJS LOUCAS

    Comment by jardellia — 01/12/2016 @ 11:49

  29. Tenho 22 anos e sofro muito com a tpm, me sinto péssima e choro sem parar. Isso acontece antes, durante e depois é como se fosse outra pessoa dentro de mim. Nesse exato momento estou com os olhos inchados de tanto chorar, meu namorado saiu a pouco tempo e logo que ele saiu bateu a choradeira, não sei como parar ela, me sinto vulnerável, depressiva, mal humorada e irritada ao extremo, mas o pior de tudo é essa depressão que invade. Não sei lidar com isso, e cada vez que o tempo passa ela chega com mais força e parece que o tormento não vai passar, sinto como se todos os meus sentimentos estivessem aflorados, principalmente a tristeza. Bom gostei das dicas e espero que todas nós consigamos encontrar uma maneira de ao menos controlar a maldita tpm. Beijinhos meninas e boa sorte a nós!

    Comment by Maria — 27/11/2016 @ 18:53

  30. Tenho 21 anos e to como todas lendo os comentários.. Meu marido acaba se irritando fácil comigo e com isso piora tudo. Fico com muita raiva o tempo todo e quando meu filho que só tem dois anos me estressa Bato dele, me sinto mal e peço perdão a ele mas logo volta meu nervoso e raiva e vontade de gritar e chorar, depois passa e depois volta. Me alimento bem, faco exercícios físico mas nada disso ajuda 😭, chega a das vontade de matar meu marido!!! Queria um remédio pra acalmar meu estresse ou qualquer outra coisa que ajude 😢

    Comment by Camila braga — 22/11/2016 @ 13:59

  31. lendo cada relato sinto q nao estou sozinha,sinto tudo isso vontade de ir embora sumir,tristeza o passado vem a tona,me sinto um nada uma inutil,sem sonhos sem nada …choro a ultima crise me peguei sozinha chorando embaixo do chuveiro,engraçado qdo a bendita vem,parece q tirou com a mão os sintomas,nessa epoca me sinto feia inchada, muito sono,dor nas pernas,dor na barriga

    Comment by katia — 22/11/2016 @ 13:25

  32. Eu tenho 23 anos, e há uns 4 meses estou começando a perceber o quando a tpm tem influenciado de forma negativa na minha rotina. Mês passado consegui passar quase ilesa do período, enfiei na minha cabeça que ia fingir demência e ignorar qualquer circunstancia. Porém este mês, estou me sentindo super incomodada, porque sei que não sou assim e não consigo me controlar, estou me estressando a toa, irritadíssima com coisas bem bobas e banais e meu coração parece q vai pular pela boca.

    Tudo é extremo … tudo me incomoda, as pessoas, as coisas, minha casa, namorado que qdo estou longe parece q apaga o sentimento de tão irracional que fico..

    Comment by Ana Clara Pereira — 21/11/2016 @ 17:07

  33. Muitas vezes acho q NÃO vou suportar os efeitos dessa “bendita” tensão pré menstrual…peso ABSURDO nas pernas, cansaço inenarrável, seios mega doloridos, cólica, dor de cabeça, irritabilidade, mau humor da treva, compulsão alimentar (especialmente por chocolates), chororó q só Jesus na causa! Simplesmente, INSUPORTÁVEL !!! 🙁

    Comment by Vânia Amorim — 12/11/2016 @ 15:50

  34. Eu também me sinto péssima neste período grito com meu marido não tenho paciência para ficar em certos lugares, não durmo direito tenho. Crises de ansiedade , fadiga não consigo dormi é horrível . eu também me acalmou com oração

    Comment by Alessandra — 07/11/2016 @ 03:07

  35. Olá, a dois dias atrás tive um surto tão grande que me auto agredi, batendo em meu rosto com um sapato, tudo começou com uma discussão com meu marido sobre a festa de aniversario de meus filhos, e ele foi falado, falando, que chegou em um momento que tudo que estava em minha frente foi pro chão, e para não agredir a ele me agredi, conto isso com lagrimas nos olhos. Sim! estou de TPM, e para mim é uma tortura, agora para ajudar tenho que explicar o que são os roxos em meu rosto, minha filha de 2 anos assustou que chorou até vomitar, minha vontade é de sumir e morrer, meu filho de 8 anos olha e não fala nada, ele já viu coisas e é um dos que mais sofre com tudo isso. Para ajudar eu havia feito um plantão de 12 horas e não havia dormido mais de 30 min, sei que não aguento mais esta vida, meu esposo adora falar que tenho TPM 30 dias no mês, mas eu sei qndo realmente estou assim, pq nem eu mesma me suporto. Neste momento me sinto melhor em desabafar de alguma maneira. Obrigada.

    Comment by Bru — 06/11/2016 @ 17:07

  36. Antes eu não sentia nada, agora parece que estou ficando louca. Eu penso que meu marido me trai, que todos não gostam de mim…eu choro, fico nervosa, desesperada, falo inúmeras besteiras, me comprometo e depois bate o remorso, a consciência fica me cobrando tudo que fiz e falei. Já tomei antidepressivo e não resolveu, na verdade piorou, pois me sentia ansiosa. Eu sinto vontade de quebrar, rasgar as coisas…digo que quero morrer, que sou infeliz.
    As pessoas devem achar que sou louca…que Deus me perdoe e me ajude!

    Comment by MC — 02/11/2016 @ 11:24

  37. Não aguento mais, quando não tenho cólica forte fico com os nervos a flor da pele não consigo dormir direito tenho raiva de todos que me irrita não tenho paciência meu passado vem a tona em minha mente só coisas negativas eu que sou um pessoa calma, mas nesse período mi transformo não mi aguento mais .

    Comment by marie perili — 31/10/2016 @ 23:59

  38. Todo mês eu enjôo do meu namorado, conheço a achar que não gosto mais dele, começo a tratá-lo diferente e com isso eu já terminei vários namoros pq não aguento ficar muito tempo com nenhum. Meu atua namorado é muito compreensivo, porém sei que tudo tem limites e uma hora ele vai cansar. Isso é horrível pq eu fico no meu normal apenas uma semana por mês, nas outras eu fico uma pessoa que eu não gostaria de ser e infelizmente, por mais que me esforce eu não tenho o auto controle.

    Comment by Anônima — 23/10/2016 @ 13:52

  39. Hoje estou com vontade de morrer e matar meu marido!!aff dificil

    Comment by Antônia — 14/10/2016 @ 14:32

  40. Oi meninas , lendo os comentário senti que não estava ficando louca, como o meu marido fala! Que estou louca sofro muito quando estou no meu período e advinhem passo por tudo isso que vcs comentaram fico possessa, quero matar quem olhar virado , choro por tudo me sinto frágil e ao mesmo tempo forte pra fazer algo ruim quando estou assim, estou quase me separando por causa disso, pois o meu marido não entende acha que faço por querer. Cheguei ao ponto de quase machucar alguém, acho que tenho que procurar ajudar. Se não vou perder as pessoas que amo. Não fazemos isso pq queremos é algo mais forte que a gente. Maldita tpm

    Comment by nalva — 09/10/2016 @ 17:11

  41. Estou triste chorando atoa mudo de umor todo hora se estou feliz fico triste não vejo a hora disso acabar é muito ruim

    Comment by Leticiacosta — 08/10/2016 @ 02:24

  42. Estou passando pela mesma coiza. Minha.mestroaçao ainda não veio tá.meio atrazadinha. Estou estressada de mais choro sem motivos todo mundo me irrita. Eu me irrito comigo mesma. Sinto uma coiza orrivel dentro de min. Precizo de ajuda, queria sumir. Não sentia isso não Agora que estou ficando velha aparece isso tenho 24 anos. Tô orrivel e não aguento mais me ajuda Deus. Passa logo passa

    Comment by Yarlla — 30/09/2016 @ 11:24

  43. Hoje eu acordei assim… Me perguntando o que eu faço nesse mundo tão difícil. Enquanto arrumava o cabelo enfrente ao espelho, minha vida passou diante dos meus olhos como um filme, é as lágrimas escoriam pelo o meu rosto. Uma vontade de desisti de tudo… sumir da face da terra. Ai vem a imagem da minha filha na minha cabeça e, lembro, que Deus quando me enviou para essa vida, ele já sabia que a caminhada não seria fácil… E comedo de desistir… me enviou um anjo para me dar força todas as vezes que pensar em fraquejar… E pela minha filha que vivo… Pós sei que ela precisar de mim… Obrigado meu Deus! porque se não fosse ela, já tinha desistido de tudo… TPM

    Comment by Maria Citina — 19/09/2016 @ 08:02

  44. Gente to me sentindo tão mal com a TPM, é uma tristeza profunda..
    As pessoas falam comigo aqui no serviço e eu acho que elas estão sendo grossas comigo, me da uma vontade enorme de chorar e abandonar tudo aqui. mas sei que elas estão normais comigo e sim eu que estou sensivel demais . E não sei o que fazer.

    Comment by Danielle — 14/09/2016 @ 10:54

  45. AFF!! JÁ NÕ AGUENTO MAIS TANTA VONTADE DE CHORAR, E SEM FALAR QUE MALTRATO TODO MUNDO QUE ESTAR AO MEU REDOR, EU SINTO TANTO NERVOSO CHEGAR MINHAS MÃOS FICAM TREMENDO..
    SINCERAMENTE PRECISO DE UM TRATAMENTO URGENTE!!!!!

    Comment by SHEILA — 14/09/2016 @ 10:38

  46. Nossa estou me sentindo péssima hoje, e achei essa publicação, não que me alivie saber que outras pessoas passem por isso, mas explica o que eu estou passando. Não me admiro que pessoas se suicidem nessa fase, deveriam fazer até pesquisas sobre isso. E para o homem que não compreende esse momento deveriam passar por isso, mas como a natureza é sábia, não colocou no homem uma tpm já que eles, são por natureza mais violentos. Olha é muito difícil, e peço a Deus para passar logo, só quem passa sabe como nossas relações são afetadas nessa fase. E o estrago já foi feito.

    Comment by Daniella — 31/08/2016 @ 11:24

  47. Bom dia a todos!! Tenho 44 anos e nunca tinha tido maiores problemas …porém depois de quase meu casamento tão abençoado acabar analisei com meu esposo temos 01 grandeeee e bombástica briga por mês, fico tão louca tão descontrolada que um dia eu gritava tanto com ele que depois eu me comparei a um pitbull latindo pra alguém sabe quando até baba 😟Triste isso sentimentos que rolam dentro de mim nesse período é inacreditável tive essa conclusão que estaria sofrendo de tpm que o problema não era meu esposo pois ele viajou a trabalho ficou um mês fora com quem briguei :|Pasmem minha irmã gêmea que tanto amo que tanto me ajuda! Estou já procurando ajuda já fui ao médico ele pediu um série de exames… Não é fácil !!!! Mas tenho fé que tudo vai dar certo e que serei feliz novamente! Dra Regina passei essa maravilhosa matéria pro meu esposo ;)Abraços a todos

    Comment by Simone Azevedo — 30/08/2016 @ 10:05

  48. Todo mês na TPM provoco um desentendimento com alguém.
    É complicado pra quem convive conosco e muito mais p nós, porque no fundo são sentimentos desagradáveis aos quais se tornam cansativos demais.
    Faço psicoterapia, já melhorei bastante, mas ainda incomodam bastante.
    O importante é cuidar do que não faz bem, e ter em mente que logo passará.

    Comment by Flavia — 08/08/2016 @ 13:40

  49. Tenho vontade de ficar fora 1 semana pois nao aguento a mulher, fica insuportavel. Ja orientei a procurar tratamento. Nao sei se aguento isso por mais tempo.

    Comment by Fulanai — 07/08/2016 @ 17:12

  50. Nao sei o que fazer mais! Sinto q sou a pior pessoa do mundo, as vezes tenho vontade de abandonar tudo filhos, marido, servço emfim quero sumir!!!

    Comment by Renata — 30/07/2016 @ 00:41

  51. É bastante consolador ler os comentários, estou na fase em que sempre me perguntando perante a uma situação. ..o que ganho com isto?
    Neste caso é só perda, perda de tempo, se somarmos todos os períodos perdemos 1/4 das nossas vidas curtindo tpm.
    A medicina que tem o papel de aliviar o sofrimento humano, não tem solução, só ouço é assim mesmo.
    Diz que a natureza é perfeita, concordo bem pouco com isto, pois se seguirmos a regra da natureza mulher era para ter um filho por ano aí não sofreria com tpm , mas com a gravidez e parto sem falar das responsabilidades depois.
    Enfim….ahhhhhhhhhhhhhh, EU QUERO NASCER HOMEM NA PRÓXIMO VIDA….kkkkk

    Comment by Marciria — 19/07/2016 @ 15:22

  52. Meu Deus como é ruim sentir tudo isso, todos esses sentimentos ruins, todos juntos de uma vez só. Não aguento mais chorar, quero morrer, quero sumir, parece que nada tem sentido pra mim nesse período. Choro até pegar no sono e dormir.. brigo com todos, namorado, família. Não consigo me alimentar direito, Só penso em tristezas e a depressão me domina não tenho vontade nem de sair de casa, me sinto tão mal.. como se eu fosse a pior pessoa do mundo, incrível como ler tudo isso me acalmou.. agora sim sei que não sou a única a passar por esse terror. Meu namorado e minha mãe já até sabem quando estou de TPM sofro demais com isso :'(

    Comment by Bruna — 06/07/2016 @ 14:36

  53. suellen não precisa se sentir perdida você é uma mulher super normal! é isso mesmo vivemos somente uma semana de cada mês no estado normal o restante do mês nós estamos sob o efeito da tpm! surtadas! mas o melhor disso tudo é que podemos resolver isso tomando pílulas e fazendo tratamento psicológico! Estou fazendo isso! e está sendo super ótimo me conhecendo melhor posso ficar mais calma pois conheço as causas de meus surtos! faça isso amiga vá à ginecologista conte tudo a ela e depois procure um psicólogo (a) para ficar bem! as rezas tb ajudam mas se ligadas aos tratamentos terrenos tb! abraços!

    Comment by fabi — 30/06/2016 @ 16:52

  54. Gente chorei lendo esses comentários, por que estou passando pelo mesmo problema, tem ciclo que tudo é uma maravilha, mas tem uns que eu tenho vontade de morrer, fico mto irritada e desanimada, tudo da errado.. tenho pensamentos depreciativos, eu amo meu marido, ele é minha vida… mas toda hora eu fico pensando que posso nao gostar dele e fico cm medo disso, pq eu sei que não é real.. eu fico tão nervosa que minha menstruação atrasa e eu fico mais dias cm essa tortura.. mas quando a menstruação vem, tudo melhora em quetão de dias … lendo os comentários de vocês percebi que não estou sozinha!!!

    Comment by Alene — 23/06/2016 @ 14:46

  55. Nesse período fico muito mal, fico pensando nos problemas que passei, fico desesperada, irritada, não posso nem ouvir a voz do meu esposo que irrita, cada palavra que eu ouvi desde infância que me magoou fica dando circulo em minha mente, todo mundo me odeia, ninguém gosta de mim, o pior é que nem todo mundo compreender que você está TPM. muitas pessoas se afastam.

    Comment by lucilene — 20/06/2016 @ 07:39

  56. Sofro do mesmo mau… E eu já tomo medicamentos para ansiedade… E o pior eu fico tão mau que tenho sintomas físicos dores no canal da urina!!! Depois de passar por vários médicos agora avaliaram como piscosomaticos essas dores!!! Eu penso que não precisava ser tão sofrido assim pesso a Deus forças porque a dor que sinto é real não é psicológica…

    Comment by lisa — 15/06/2016 @ 21:53

  57. Oi amigas, companheiras que compreendem o que eu vivo. Passei a sofrer com a tpm depois dos 30 anos, no começo era mais dores físicas, mas agora o stress fica altíssimo e a paciência acaba, dá vontade de matar… isso é sinistro kkk. As pessoas em volta sentem a diferença, pareço outra pessoa, mas eu sofro muito, pois na verdade os problemas só ficam mais evidentes neste período, não os crio, somente eles parecem maiores, ficando insuportáveis. Bate uma crise depressiva, e parece que ninguém me ama, dá vontade de sumir… enfim é triste, mas penso que preciso tratar os problemas pequenos fora da tpm para não virarem monstros assustadores neste período.

    Comment by Karla — 07/06/2016 @ 13:30

  58. Sinto muito mal estar por causa da tpm 🙁 uns dez dias antes: tontura… tristeza… angústia. .. desespero…irritabilidade… mal humor… raiva… e mais outros sintomas… Mas Jesus pode nos curar meninas… vamos ter fé, tenho orado bastante pra que Deus me cure e tenho certeza que Ele irá me curar em nome de Jesus. Quando passo mal ouço um louvor, falo com Deus… leio a bíblia, isto me acalma e me dá paz… me sinto muito melhor. DEUS é fiel meninas, acreditem!!!! Graças a Deus meu marido é uma bênção e me entende muito neste período. .. me apoia muito!!!! Meninas seremos curadas… vamos buscar em Deus a solução. .. Deus é bom!!!!

    Comment by Naty — 04/06/2016 @ 23:59

  59. Eu já não sei de mais nada, me sinto perdida, uma hora dizem que isso não existe, outra hora existe, e eu fico perdida sem saber se eu tenho realmente um problema ou se isso tudo é uma grande invenção da minha cabeça, como já me disseram uma vez…
    Só sei que são poucos os dias que me sinto bem, nesse período de glória tudo funciona perfeitamente na minha doce vida… Trabalho melhor, o convívio com a minha família é perfeita, com o meu namorado tbm, principalmente nas relações sexuais, tudo parece ter melhorado. Poxa será que não poderia continuar como estava?
    Basta eu entrar no meu ciclo que a minha vida vira um inferno em todos os quesitos, a vontade que me dá é de sumir, de ir pra longe, um lugar que só exista eu e mais ninguém, quantos sentimentos oscilantes, deprimentes, quantos humores indeterminados, pensamentos sem nexo, quanto enjoo, dores de cabeça, problemas que surgiram do nada, as pessoas me incomodam, o mundo todo parece está contra mim… Mágoas, mágoas e frustrações e nem de sexo eu quero saber, me dá náuseas só de pensar… Isso é muito ruim, nos tornamos pessoas insuportáveis, ninguém quer está por perto. Se isso tudo é besteira eu não sei, mas sei que esse é um período muito difícil para mim. Gostaria de me livrar disso algum dia.

    Comment by Suellen — 30/05/2016 @ 12:23

  60. Nossa, testo perfeito descreve tudo que estou sentindo…Mês passado em uma crise de TPM descuti meus sogros…pensa quase deu em separação meu casamento…Hj em uma cruze TPM me afoguei em copo dágua na casa minha mãe… Sai de lá arrasada por nada…Mais me consumiu de uma tal maneira que canselei o cinema da tarde e reunião com os amigos a noite…Tive vontade me matar…Pensei em morrer…Pedi pra morrer…Nem meu filho foi capaz de me fazer ter vontade de viver!!! Bem assim as magoas vem a tona…Me senti a pior pessoa do mundo…Não sei até quando meu marido vai suportar…O cansaço emocional…Só quem passa é que sabe…Depois que acontece a bola de fogo…tudo passa…Não da pra entender…Só sei que não quero isso pra mim…Mais quando vejo já aconteceu…Já magoei todos e ninguém mais me suporta…Todos me vêem como uma pessoa que não sou…

    Comment by Evelin — 29/05/2016 @ 01:00

  61. Sofro desse mal todos os meses , fico paranóica encargo coisas que nai existe , o passado vem a tona começo a lembrar de tudo e fico agressiva , começo a jogar na cara do meu namorado as raivas que ele já me passou , Brigo com todos que amo , choro por tudo , sinto vontade de matar alguém.. Enfim… É um saco , ainda bem que todos já sabem que to de tpm quando fico assim.

    Comment by Fryda — 25/05/2016 @ 21:17

  62. eu viro outra pessoa, choro choro choro não tem fim..parece que vou morrer, que diga temhoras que de fato sintocomo se quisesse. não durmo direito, não sinto como se meus penssamentos tivessem foco ou nexo. um caos. sso quero desaparecer. já não vivo bem e é quase uma semana … não tenho animo pra nada, não aguento mais. estou deseperada.

    Comment by ludmila — 20/05/2016 @ 18:31

  63. Meu Deus é muita mulher afinal…eu estou na tal fase…to deitada…nesta fase perco as Estribeiras atoa…tenho muito sono devido ao cansaço…pouco apetite…as perdas quase paralisam e só gosto de estar fechada falo pouco…o ar condicionado que é meu companheiro insubstituível…vira inimigo mortal…enfim só Deus pra mudar esse quadro…odeio pessoas falantes…mas eu própria falo demais…mas nesse momento quase que to muda…enfim … quero sair disso tudo começou e faz sentido o texto após um período de muitas experiências tristes e frustrantes e até hoje já lá vão 8 anos e ainda vivo esse stress na menstruação.

    Comment by patrícia — 10/05/2016 @ 15:06

  64. Meninas piro igual a todas! Uma hora com a minha mãe, outra com meu irmão e outra com meu noivo
    Estou começando a achar que tudo isso é mais profundo do que eu pensava… Eu sempre sofri desse mal, mas houve uma época em que não ficava assim… Quando fui pra uma casa de praia passar 2 meses… Então cheguei à conclusão que são muitas coisas dentro de mim e na minha vida que eu preciso mudar
    Vou começar a terapia e vou mudar TUDO!!! tudo o que me incomoda não vou mais tentar levar o mundo nas costas … To pensando primeiro de tudo em ficar sozinha … Morar sozinha, Pq assim pra começar não vou ter as pessoas próximas para maltratar ( não brigo com pessoas do trabalho ou amigos apenas minha família e meu noivo), vou buscar me entender, ver o q me faz feliz e o que não!!! Vou viver pra mim, não mais pensando na sociedade, nas pessoas… Acho q esse é o meu primeiro passo

    Comment by Vanessa — 07/05/2016 @ 17:43

  65. obrigada por esse texto e comentários, saber que não estou só nesse momento da TPM e que tem muitas mulheres passando pela mesma situação , parece que ninguém te entende nesse período ,eu fico nervosa, stressada , cansada, sem paciência com a família e as pessoas que amo , as enxaquecas e vontade de vomitar a solução foi tomar neosaldina, remédio que para as dores mas tenho que tomar e dormir uns 30 minutos para o remédio fazer efeito .. A TPM eu Nao sei o que fazer .. eh algo novo pra mim ,depois do nascimento da minha última filha, fico muito nervosa, brigo, fico mais exigente com as pessoas sem tolerar muito, não tenho vontade de sair e detesto escutar :” vc está na TPM!!” dá uma raiva.. Se Homem pudesse entender melhor as mulheres nessa fase necessitam de carinho , de amor e de paciência, pois toda mulher passa por essa fase mais cedo ou mais tarde, mesmo a mulher de TV que a gente acha linda e deslumbrante vai viver com ela … Com certeza tem Tb tem TPM. Então calma nesse momento e esperar passar essa fase péssima no mês da mulher moderna que trabalha, tem multitarefas, tem que ser boa esposa, mãe , Dona de casa e aînés trabalhar e ser uma lady na rua é exemplo em casa.. Muita exigência para as mulheres somos fortes e corajosas e esse período só mostra que somos mulheres que somos diferentes emocionalmente hormonalmente e que isso eh normal e só acho que deveria ser mais aceito e entendido pelos homens que discutem ou brigam ao invés de da amor e carinho nesse momento ..

    Comment by Julia — 05/05/2016 @ 16:26

  66. Achei que fosse só comigo que acontecia. Acontece antes da minha menstruação chegar e nos primeiros dias dela, eu me sinto mal, choro, da vontade de ligar pro meu ex, brigo com minha amiga e meus pais, parece q tudo que faço ta errado e da tudo errado, eu odeio esses dias! E fora a cólica e dores que a gente sente, eu odeio isso! Me sinto assim agora.

    Comment by Laura — 05/05/2016 @ 14:01

  67. Sempre lembrar de não tomar grandes decisões nesse período. Se puder adiar, faça isso. Deixe pra depois. Você poder colocar tudo a perder.

    Comment by camylle Ferreira Chagas — 05/05/2016 @ 08:17

  68. Nossa que alívio.. saber que que não estou sozinha nessa..Como é triste isso! Não vivemos bem😢😔😕😭

    Comment by Linda — 26/04/2016 @ 22:11

  69. Sinceramente eu não sei como é isso, eu mudo completamente me transformo em outra pessoa sinto que preciso muito de ajuda, de um tratamento, remédio sei lá algo que me ajude.
    Vejo que a qualquer momento posso perder meu esposo tenho crises, eu grito, choro, arrumo confusão e não consigo me controlar. Acabo afastatando muita gente por conta disso, fora que eu me sinto a pior pessoa, feia, sozinha, infeliz entre outras coisas, não tenho vontade de me arrumar, nem de sair. Eu já estou perdendo o controle disso e sinto que posso fazer alguma besteira 😭

    Comment by Priscila — 22/04/2016 @ 00:38

  70. OK !NA VERDADE TPM,É SÓ MAS UMA MALDIÇÃO QUE A MULHER CARREGA NA ALMA,ALEM DE SER A CULPADA POR TODOS OS ERROS DA HUMANIDADE, A MULHER TINHA QUE TER A PIOR DE TODAS, A TAL DE TPM,É O PIOR NÃO TEM CURA,NESTE MOMENTO NEM CIÊNCIA E NEM FÉ PODE TE AJUDAR….(NÃO SOU HUMANA)…JESUS TENHA COMPAIXÃO DA MINHA ALMA…

    Comment by luzia romazotti — 21/04/2016 @ 00:13

  71. Meninas eu nao desejo nem para um inimigo essa fase ruim que passamos….
    Eu me desconheço totalmente,me sinto um lixo
    Tudo fica sem sentindo,as vezes penso,ninguem gosta de mim!meu namorado coitado….todo mes eu falo as mesmas coisas com ele…reclamo de que nao sou prioridade na vida dele,digo coisas que talvez não exitem …mas se eu não falo fico mais irritada ainda!!!!
    Estou com ele faz 7anos ele me ama muito né???aff eu não sei de vem tanta vontade de chorar..
    Eu me sinto mal depois que passa…
    Ao mesmo tempo aliviada por parecer que tomei um banho de cachoeira…de alma lavada e purificada….
    Tenho 1semana antes de menstruar, durante e uns dias depois ainda de menstruar…
    Nao queria sentir isso nunca mais…
    Me sentindo assim nesse momentoo….

    Comment by Tati — 18/04/2016 @ 14:20

  72. Fico tão aliviada de saber que isso não é só comigo. Quando estou nesse periodo me sinto pessima, acho que ninguem gosta de mim, que todo mundo se afasta, tanto minha familia quanto meus amigos. Me sinto sozinha, fico muito irritada e choro por tudo! Brigo muito com o meu namorado, tenho pensamentos horriveis, acho que ele esta me traindo, me enganando, sinto que ele não me ama mais, que ele esta diferente comigo e a qualquer momento ele vai me deixar, por mais que ele esteja normal comigo, não consigo enxergar isso. Não aguento mais sentir tudo isso, parece que não tenho paz, fico atormentada, não quero ter pensamentos ruins, mas não consigo é horrivel ter isso todo mes e por mais que eu saiba que é por causa da tpm eu não consigo controlar e mudar meus pensamentos :/

    Comment by Larissa Fumache — 13/04/2016 @ 16:22

  73. Eu fico assim como vcs , choro muito , muita dor de cabeça, nao tenho vontade de tomar banho, nem pentear o cabelo, tudo mim inrrita ,muita dor nas pernas, ansea de vômito , mim esqueço de tudo tenho 40 anos que horror

    Comment by Anilza — 05/04/2016 @ 16:38

  74. E eu não sei se acontece com vocês mas até o cheiro do meu suor muda e o meu alito também muda não durante a TPM mas quando eu mestruo

    Comment by Vilma fernandes — 02/04/2016 @ 15:56

  75. Gente a cada mês piora tudo isso estou em desconforto acabando com meu casamento não quero sair não sei de onde vem tanta lágrima intrigada do mundo extressaderrima eu não sei mais o que fazer preciso procurar um especialista urgente

    Comment by Vilma fernandes — 02/04/2016 @ 15:27

  76. Me sinto tão alterada e fora do meu eixo que me questiono se isso existe mesmo ou são desculpas para expressar minha agressividade. Mas lendo estes depoimentos percebo que os sentimentos são todos em comum… irritabilidade (muita), desesperança, afastamento, descontrole (com os mais próximos)… foda!

    Comment by Paola — 01/04/2016 @ 16:20

  77. Eu passo pelo mesmo, fico melancólica e sem vontade de socializar, só quero estar em casa, tudo me irrita até alguns gestos dos meus colegas e professores irritam-me, apetece-me gritar por vezes e meu namorado coitado estamos juntos faz 1 ano mas ele tem muita paciência e fica com medo nessa fase porque eu procuro distância e não quero nem abraços nem estar com ele pq não sinto que o amo, do nada é um sentimento ruim, não quero nem falar com ele, mas eu sei que o amo e que é apenas uma maldita fase, e quando saio com ele nossa tudo nele me irrita e parece meio imaturo e fico muito calada e ele stressa pensando que eu já nem o amo mais.. eu fico muito ansiosa, com medo, sem apetite, cólica, sensibilidade mamária forte e muita dor de cabeça, só me apetece chorar só trancada no quarto e na cama sem motivo nenhum, fico com 0% de vontade pra transa, começo a ter medo de tudo, tudo me assusta e vivo o dia-a-dia com mais intensidade aff que maldita doença eu não tinha nada disso e do nada fiquei assim, tem mês muito pior que o outro e tenho medo de perder meu namorado que amo muito por causa desse sentimento ruim e depressivo 🙁

    Comment by Luena — 18/03/2016 @ 16:55

  78. Me identifiquei muito com os comentários. Já não sei mais o que fazer.
    Se alguém descobriu algum remedio milagroso por favor me indiquem.

    Comment by Rafaela — 15/03/2016 @ 15:00

  79. Nesse período,me sinto a pior pessoa, choro muito, acho que tudo está dando errado,sinto muitas dores musculares,desânimo.Nesses dias parece que nada é nem nenhuma atividade dá prazer. Sei que tenho coisas a resolver e me dedicar. Mas nesses dias só pioro.Peço força pra Deus!

    Comment by Sula — 14/03/2016 @ 17:23

  80. Nossa fico muito irritada, agressiva vontade de sumir e cada dia q passa piora mais, e só me irrito c pessoas próximas!! Preciso muito de ajuda, uma vez n meu trabalho joguei uma peça de queijo nas costas do menino q eu mais gosto lá n loja, me sinto tão péSsima.

    Comment by Andreia andrade — 14/03/2016 @ 13:26

  81. eu li o texto todo porque estou com todos os sintomas acima. não quero nem olhar pra no espelho . me sinto o pior ser humano da terra.

    Comment by silmara — 13/03/2016 @ 22:03

  82. Nossa!!! Tantos depoimentos… Me identifiquei com a maioria. Nesse período, me sinto péssima, a pior pessoa do mundo. Uma tristeza profunda, um nó na garganta que não passa, uma vontade de chorar o tempo todo, vontade de sumir… Sinto que cada vez fica pior, sem paciência com as pessoas que mais amo, um desânimo sem fim. A matéria é ótima, mas em tese, não existe um remédio específico para essa angustia que se instala no nosso peito. Como se libertar dessa dor?

    Comment by Alessandra — 05/03/2016 @ 19:55

  83. Me identifiquei com o texto e com os depoimentos. Realmente é tudo isso e mais um pouco. O que mais me dói e a minha falta de paciências com as crianças. São crianças não sabem o que estou passando. Gostaria muito que os cientistas dessem mãos importância a esse caso. Até porque vejo que muita gente acha que e frescura.

    Comment by Luiza — 24/02/2016 @ 21:44

  84. Tbm sinto vários desse sintomas e é horrível, até me pergunto se tenho fé… Pois nada faz sentido…

    Comment by vera novais — 22/02/2016 @ 01:39

  85. Estou assim, eu amo meu namorado, mas do nada veio um sentimento ruim, estranho, parace que n amo, vem algo dizendo dentro de mim que eu n amo mais ele, foi do nada, do dia pra noite e eu so sei chorar.

    Comment by Luana — 18/02/2016 @ 12:25

  86. Me inentifiquei demais com o artigo …terminei meu casamento de 8 anos por causa da TPM e vejo que meu namoro de um ano vai seguir o mesmo caminhu naum sei o q fazer estou desesperada quero Morrer …sumir sem rumo tenhu pensamentos suicidas nessa fase …ja tive depressao sindrome do panico e apos o fim do tratamento nao voltei a ser a mesma pessoa preciso de ajuda

    Comment by Marcia — 01/02/2016 @ 14:29

  87. Falta uma semana pra descer pra mim, e ja estou me sentindo sozinha, com vontade de chorar sem motivo, parece que todo mundo se afasta de mim, principalmente meu namorado, na mesma hora que tenho vontade de xingar e brigar com ele, do nada me dá vontade de chorar. Fico numa ansiedade, com um sentimento ruim como se fosse acontecer alguma coisa a qualquer momento 🙁

    Comment by thamires — 20/01/2016 @ 18:06

  88. Essa é a fase que eu mais brigo, sinto raiva, muita ansiedade.
    E me sinto muito mal culpada por tratar mal as pessoas que mais amo.
    Horrível.

    Comment by Cristiana — 15/01/2016 @ 23:12

  89. É horrivel, quando eu estou na TPM eu fico trancada em casa,nao consigo sair e nem por o lixo na porta…
    Eu estou estressada,nervosa nao aguento ouvi nenhuma voz, todo mês é isso.

    Comment by Mary — 15/01/2016 @ 00:54

  90. Sofro a mais de 10 anos… todos os problemas do cotidiano vem a tona com mais intensidade na TPM, tenho apenas 1 semana e meia por mês que consigo ficar tranquila… até atividade física eu faço com animação.. mas quando vao chegando os dias.. tudo desaba. Já fui a nutrólogo, psiquiatra tudo! nada resolve meu problema. O pior é que as pessoas ao redor, tratam com indiferença… não sei mais oque fazer. O sentimento é tão terrível que nem ao menos consigo, estar ciente nos dias,e saber que passam.. muito triste isso.

    Comment by Jordana dourado — 14/01/2016 @ 11:07

  91. Nossa e eu achando que era só eu que sentia td isso,tenho vontade de sumir,de me matar,é uma dor tão forte no peito que chega me falta o ar,não sei o que fazer ,choro muito sem motivo não suporto ouvir a voz do meu marido,ele não entende e grita comigo tenho vontade de sair correndo pela rua sem destino,me sinto a pior pessoa do mundo,acho que ninguém gosta de mim ao não ser minha filha caçula, é por ela que eu vivo se não acho que já teria feito uma besteira,o que eu faço? Preciso de ajuda urgente meu Deus.

    Comment by Sonia — 12/01/2016 @ 23:03

  92. Nossa essa semana me assusteii cm migo tenho namorado quase terminei cm elle me sinti estranha perto dele ele me ligava eu não queria atenter não queria que ele me tocasse mais amo elle e não sabia por que estava acontecendo isso e estava brigando cm tudo mundo aki em casa antes chorava muito hj fico muito brava nem o cachorro pode latir pra mim que irrito cm ele eu choro poor não inter eu ou por que lemprava de coisa triste que aconteceu cm migo por anos atraz lembro na morte do meu paii.. e tbm meus seios doi muito muito msm ates não sabia que que era da por causa da mestruação foii muito bom saber isso……..

    Comment by Gleicianne gleici — 12/01/2016 @ 13:42

  93. Pelo jeito é tudo a mesma coisa essa praga de tpm.

    Comment by Sheila — 12/01/2016 @ 13:41

  94. Ai eu fico insuportável sem paciência.enjoada chata não tolero as coisas as perguntas chatas hhhhaaammmm

    Comment by naiara — 10/01/2016 @ 18:32

  95. Tenho 45 anos e há pelo menos uns 15 anos sofro com uma tdpm, horrível, meu ciclo são de 3 semanas, então passo bem apenas 2 semanas por mês, vou ao psiquiatra desde dos 35 anos e já tomei vários antidepressivos….. Há um mês resolvi parar, não quero mais tomar , estou fazendo acupuntura e terapia.
    Parece que isso não tem fim…..é terrível as sensações de mau estar, dores no corpo, desânimo , tristeza, raiva, enjôos…..
    Como desabafo sinto muito a falta de encontar um médico que consiga me ajudar. Ginecologista já cansei de falar no assunto, não conseguem me ajudar.
    Imagino que terei que conviver com isso para o resto de minha vida, o que me parece uma eternidade.
    Não sei mais qual profissional procurar.
    Sinto que seria um sonho ter um mês inteiro , sem sentir estas sensações que se parece com um filme de terror em minha vida.
    Obrigada por poder desabafar neste espaço.

    Comment by Simone — 19/12/2015 @ 22:23

  96. Bom o texto mas não mudou em nada.
    TPM do kct! O jeito eh ir no psiquiatra e se tratar, porque sou uma pessoa normal, mas na TPM sou a pior pessoa do mundo.
    Hoje mesmo, chorei, tive raiva dos meus pais, comecei a me bater na perna e cabeça com uma irritação fora do normal. Meu Deus … Meu Deus.
    Pensam que eh exagero, mas não!!!

    Comment by Biah — 11/12/2015 @ 13:01

  97. Todos os problemas que não damos importância o mês inteiro, vem a tona na TPM. Sinto muita tristeza, muita vontade de chorar e pedindo a Deus que me leve logo. Vontade de sumir, saí do emprego e quis deixar o marido também, mas ele não aceitou e pediu que eu ficasse. Fiquei. Mas só de corpo, não me sinto em um relacionamento, me sinto sozinha, frustrada, fracassada. Me culpo pelas coisas que deram errado. Sinto como se um fantasma me perseguisse. Não tenho esperança de que este sentimento passe, aliás tenho a convicção de que vai permanecer assim e eu vou me culpar ainda mais no futuro quando olhar para trás e perceber que permiti que minha vida ficasse no fundo do poço. Preciso de ajuda…

    Comment by Gisele — 04/12/2015 @ 21:04

  98. Pensei que isso acontecia só comigo!!! Tô numa fase que tô chorando até agora pra digitar esse comentário, mim sinto insuportável, bipolar! Tomo ciclo 21 a mais de um anos, mim sinto uma pessoa muito chata, para baixo, mim sinto bipolar de uma hora para outra! Estou mestruada e estou pensando em parar meu remédio por um mês pra vê como eu vou mim sentir sem ele!!

    Comment by Gabrielly — 02/11/2015 @ 23:27

  99. Me identifiquei muito com o texto. Sofro muito nessa fase, não sei mais o que fazer, estou bem deprimida, chorando direto, pensando negativamente, achando que o meu namorado não me ama, não se importa comigo, e eu sei que se eu ficar agindo dessa forma o meu relacionamento pode ficar comprometido. Acredito que por ter um ciclo menstrual desordenado, a alteração hormonal é mais grave. Infelizmente, além da depressão, eu fico bastante ansiosa e pra me saciar e me sentir melhor começo a comer chocolate, e mesmo assim não melhoro. Foi muito bom ter encontrado esse texto e perceber que realmente preciso de ajuda.

    Comment by Laís — 02/11/2015 @ 19:38

  100. Me fez muito bem ler este texto, eu estou ou estava, nem sei, muito mal, eu estou tão insuportável que meu namorado já está em tempo de surtar comigo, eu me coloco pra baixo o tem todo, estou tão feia, tão desanimada, estou com sentimento de mudança inorme, tudo o que penso é: Eu preciso mudar. Me sinto besta, me sinto dependente, quando na verdade não estou. Já é a terceira noite que eu não durmo direito e no meu consciente eu sou um nada. Realmente a minha rotina é muito cheia, eu não tenho nem tempo pra mim, e o que eu mais queria agora, era poder deitar numa cama e receber amor e carinho. Eu pensei que isso era só comigo!

    Comment by Jessica Novaes Matias — 27/10/2015 @ 13:49

  101. Me identifiquei com tudo isso, mas me matar nunca pensei,muito difícil sinto dor no peito,pensamentos ruins,insônia,mal humorada etc. Mas lendo os comentários fiquei até mas calma, pensava que era só comigo que acontece… Nesse momento é uma hora da matrugada é eu sem sono,por causa da bendita TPM , procurando algo que me ajudasse a passar essa fase, já orei…Aí meu Deus vai passar essa coisa ruim

    Comment by ivanilda — 20/10/2015 @ 02:06

  102. Me identifiquei muito com os comentarios .. nesses dias de tmp eu fico virada no Cao .. brigo com todo mundo , choro por qalquer coisa ,hoje mesmo me peguei numa situacao estranha eu comecei a chorar no meu servico em questao de segundos eu tava de boa ainda rindo de um negocio que falaram ,nao deu 5 minutos eu tava Brava brigando .. ou seja nem eu me aguento nesses dias tenho do da Minha familia e doa meus colegas de servico .. antes de escrever Isso tava chorando de saudade do meu pai da Minha antIGA cidade da minha madrasta que faleceu e dos meu amigos da outra cidade … nao e mole nao meu amigo ! Ser mulher e sobreviver a Isso e questao de ser heroina todos os meses kkkkk … Gracas a deus nunca me veio pensametos negativos graves tipo desses dos comentarios de se matar ..se e loco .. deus que me livre

    Comment by Daniela — 18/10/2015 @ 00:55

  103. socorro me ajudem não aguento mais chorar to mais que anciosa, pareçe que tá tudo dando errado tenho vontade de sumir fora a dor nas costas pareçe que estou em trabalho de parto,
    filhos e marido sofrem pois nesse periodo de tpm nem eu me aguento

    Comment by lilian — 08/10/2015 @ 10:38

  104. estou com tpm, hoje me deu vontade de me matar, sabe assim johar o carro de frente um caminhão,, dai meus filhos não me obedeceram na ordem de tomarem banho pra ir a escola, eu cortei o tenis novinho de um deles, que acabara de comprar e ainda ateei fogo no sofá de raiva….ai não aguento mais ser mulher, alguem me mate por favor

    Comment by rose — 07/10/2015 @ 15:20

  105. Nossa meninas… li os comentários e desabei a chorar…. estou no período briguei com meu esposo, hoje nem fui trabalhar…estou me sentindo a pior pessoa do mundo… fico agressiva, vontade de quebrar as coisas, angustiada, todo mês isso… tento me controlar o máximo, mas cada dia está mais difícil…

    Comment by aglis senna — 28/09/2015 @ 08:50

  106. tbm me sinto muito mal, ja briguei com minha familia varias vezes, com namorado, no trabalho, pedi as contas no trabalho, sabendo que nao podia pedir, pois precisava do emprego e mesmo assim chutei o balde….
    chorei de inchar os olhos, sintu raiva, fico desanimada, sem esperança de nada, muita anciedade, insonia, nao consigo me concentrar quando estou estudando e agora so tiro notas vermelhas, ja pensei em me matar e continuo pensando, so nao tive coragem o suficiente para fazer isto.

    Comment by tereza — 25/09/2015 @ 07:36

  107. Acho que é muito difícil ter um controle nesse período; mas temos que tentar fazer o melhor pra nós mesma!!!! Tem muitas mulheres que não sente nada, ainda bem… Mas graças a Deus que temos um Deus que entende esses momentos nosso, vamos orar a Deus pra que sejamos curadas disso em nome de Jesus amém?? Antes não sentia muita coisa agora tá vindo mais coisa pra cima de mim, não quero isso em minha vida não!!!

    Comment by Tertuliana Rodrigues dos Santos — 22/09/2015 @ 14:30

  108. se durasse 30 dias seria a morte!!!

    Comment by Cláudia — 16/09/2015 @ 13:56

  109. Nossa, comigo é a mesma coisa, fico muito ansiosa, nervosa perco o controle das coisas, e parece que tem um MOSTRO dentro de mim, dizendo que sou incapaz e que faço tudo errado, que não vou conseguir, que vou ficar desempregada e não vou conseguir mais nada , ninguém pode me chamar de bonita que já estou gritando, é perguntando o que foi???? realmente é horrível e uma semana nesse sofrimento. Tem mês que é mais brando, tem outros que é deprimente.( Sofro muito com isso).

    Comment by Claudia — 16/09/2015 @ 13:49

  110. TPM estou querendo morrer, me matar, acho q minha familia vai morrer, morte, morte morte.

    Comment by zayra zilda — 14/09/2015 @ 03:45

  111. Infelizmente eu sofro muito com isso, choro, fico extremamente agressiva, nao sei mas o q eu faço. Meu namorado nunca intende e dessa vez nós terminamos.

    Comment by Lan — 13/09/2015 @ 06:39

  112. Olá meninas! Li alguns depoimentos e confesso que fiquei preocupada, mesmo me encontranado em alguns deles. Bom, eu sinto bastante coisa ruim nessa fase… As dores, o mau humor, a angustia, o medo, a insegurança… Mas confesso que em partes eu gosto disso, me sinto mais humana. Sou uma pessoa meio fria, nada carinhosa, nada romântica e… Bom, nessa época eu consigo ser, na verdade nessa época eu preciso ser. A minha questão era: “Essas coisas que eu sinto são reais? Ou só do momento?”. As vezes a minha angustia é de não ser todos os dias assim, mais sensível as coisa.
    Mas bem, de uma coisa eu sei, todas as vezes que o famoso ” eu quero morrer ” vem, eu paro, respiro, e me encontro…. “Oi sanidade, você ainda está ai, eu sei, é só um momento”. É preciso tomar cuidado com seus pensamentos, acredito que há angustias que apenas são agravadas, mas com ou sem Tpm, elas existem e vocês, nós, precisamos tratar delas. Está se sentindo incompreendida? Bem vinda, todas nós nos sentimos, ao menos podemos compartilhar isso.
    Estarei orando por vocês e desejando sinceras melhoras. Cuidem-se… A Tpm nem sempre é inofensiva. Bjs

    Comment by Erika — 01/09/2015 @ 18:28

  113. Gente, tô aqui de tpm, com todos os sentimentos ruins misturados dentro de mim, eu realmente saio de si nesse período, não há com quem contar, meu namorado diz que tô ficando louca, paranóica, e isso só me faz desabar mais, o que falta de verdade é a falta de compreensão das outras pessoas, carinho, e cuidados… Me sinto incompreendivel, feia, a pior pessoa do mundo.

    Comment by Rayssa — 29/08/2015 @ 17:33

  114. Bom saber que não é só comigo que isso tudo acontece.

    Comment by Eli — 28/08/2015 @ 19:22

  115. É infelizmente é tudo isso e mais um pouco,e cada mês uma surpresa coisas terríveis eu nem sei parece que cada sou uma pessoa diferente só deus mesmo.

    Comment by josi — 20/08/2015 @ 00:09

  116. tpm me mata todo mês, sofro muito ainda mais na minha vida sentimental, isso tem tratamento com algum especialista? psicologo? posso começa a me trata para não virar depressão? o que devo fazer para lidar com essas alterações hormonais e emocionais

    Comment by carla daniela — 09/08/2015 @ 14:41

  117. Nossa!! Me sinto exatamente assim. Antes e durante a menstruação, é horrível. Me sinto muito sozinha, com vontade de chorar a qualquer hora do dia, uma angustia, desespero, os pensamento negativos tomas conta de mim. Já tentei falar sobre isso com algumas pessoas, mas elas acham que é frescura minha, então não tenho com quem desabar. Fico sem vontade de comer, ou de fazer qualquer outra coisa. Já fiz terapia e já tomei remédios e abandonei tudo por acreditar que estava melhor, que não precisa mais de ajuda, mas me arrependo. Pretendo voltar a fazer terapia e voltar a tomar remédio se for preciso. Não quero viver desse jeito.

    Comment by Lívia — 08/08/2015 @ 15:05

  118. A uns dois meses venho sentindo ansiedade, insônia, uma sensação horrível, a noite não consegui dormir, não dava sono nenhum, deitava me dava uma angustia, ate a janela do quarto fechada e o barulho do ar condicionado me davam agonia, não sabia o que era, isso me deu um desespero, pois era uma sensação horrível. Fui ao médico, ele me passou um medicamento fitoterapico passiflora, comecei a fazer massagem pois estava tensa, e acompanhamento psicologico. Esse mês, percebi que coincidia os sintomas com o período mestrual. Estou aprendendo a me contolar e melhorando, pois quando começamos a entender o problema, conseguimos aos poucos amenizar o problema. O que me ajuda mais ainda além do medicamento e da psicologa, é minha fé, pois rezo o terço todos os dias, e isso me dá forças pra reagir.

    Comment by Edmara — 20/07/2015 @ 14:31

  119. É meninas eu me sinto assim também muito nervosa quando vejo já fiz a merda toda choro muito acabei de me dar conta que peciso de tratamento sofro com isso à muito tempo e minha família também

    Comment by Marcia — 18/07/2015 @ 21:18

  120. Gente ao ler estes relatos me encontrei em todos eles. Não tenho paciência com ninguém e sinto um imenso desejo de morrer..muita angústia. ..para ser sincera até tentei cometer o suicídio mas não sei dizer se foi sorte ou azar o remédio não fez nada … Mesmo em grande dosagem só senti sono. ..tô cansada dessa vida e desse mundo… principalmente das pessoas… enfim me sinto extremamente mal

    Comment by maria — 12/07/2015 @ 21:08

  121. Olha isso é sério msm, estou procurando saber mais sobre este assunto, pois amo mto a minha futura esposa e quero ser um bom esposo e saber compreede-la, não só no período de tpm mas em toda a nossa vida, me preocupo mto msm. Acredito que tdas vcs que comentaram são pessoas maravilhosas, assim como a minha amada que pra mim é a melhor de todas e merece tudo de bom, peço mto a Deus que me de sabedoria e entendimento para ser um bom esposo em todas as partes pq tdas as mulheres merecem ser bem tratada e reconhecida pelo esposo e em especial a minha claros nhe..kkk abcs e obg apredi mto cm o post e cm os comentários..

    Comment by Rafael — 07/07/2015 @ 02:26

  122. Nossa isso é sério msm, estou procurando saber mais sobre este assunto, pois amo mto a minha futura esposa e quero ser um bom esposo e saber compreede-la, não só no período de tpm mas em toda a nossa vida, me preocupo mto msm. Acredito que tdas vcs que comentaram são pessoas maravilhosas, assim como a minha amada que pra mim é a melhor de todas e merece tudo de bom, peço mto a Deus que me de sabedoria e entendimento para ser um bom esposo em todas as partes pq tdas as mulheres merecem ser bem tratada e reconhecida pelo esposo e em especial a minha claros nhe..kkk abcs e obg apredi mto cm o post e cm os comentários..

    Comment by Fael — 07/07/2015 @ 02:15

  123. eu tb sinto ts isso parece que eu vou morrer sinto dores até no peito dor de cabeça parece que não vou agüentar fico desesperada n consigo conversa td iria barulho tv tdddd sou evangélica peço a deus que expulso todo o mal

    Comment by lili — 30/06/2015 @ 22:27

  124. Isso e horrível eu vivo chorando atoa

    Comment by lua — 25/06/2015 @ 20:43

  125. Poxa. as vezes penso estou ficando louca, é tanta paranoia tento não ficar assim mas é difícil, e quem mais sofre é o meu parceiro mts vezes não tem paciência e isso então me faz ficar pior

    Comment by Simara Oliveira — 27/05/2015 @ 13:23

  126. Nossa sinto tdo isso na TPM, raiva, ansiedade, vontade de chorar, brigo do nada me irrito tbm do nada e dores fortes de cabeca….mais oro e peco a Deus pra tirar isso de mim.

    Comment by conceicao — 20/05/2015 @ 23:04

  127. Tenho TPM desde a adolescência. Hoje estou com 42 anos e os sintomas não mudaram. Continuo sofrendo com tudo que as meninas anteriores disseram… É muito triste! Tem períodos que são mais intensos noutros menos mas, a angustia e ansiedade são as mesmas… Tomo ante ansiolítico (fluoxetina), faço academia, minha alimentação é ótima… mas só me acalmo fazendo minhas orações a Deus, chorando muito pois, Ele não me julga. Acho mesmo que é uma doença espiritual. Já terminei 3 casamentos por conta da TPM. Os homens não entendem mesmo! Se sujeitam a tudo enquanto namorados mas, depois com a convivência do dia a dia começam a não mais compreender e ficam irritados e agressivos (verbalmente! Claro… sempre aceitei pedido de casamento de cavalheiros – risos). Mas conversar com outra mulher e receber o carinho das pessoas que verdadeiramente nos amam (pai, mãe, filhos, amigas, bichinhos de estimação… já ajuda! Mas quero deixar aqui registrado que nada é maior que o amor de Deus! Ajoelhada, chorando e rezando sinto-me mais acolhida e esses sentimentos ruins amenizam com “o sopro do Criador numa atitude repleta de amor!” Bjs nos corações de todas vcs! <3

    Comment by Bianca — 15/05/2015 @ 15:34

  128. Meu Deus , eu pensei que era so eu que ficava assim na tpm . Qnd estou assim nem eu me suporto , fico muiiito estressada e sempre brigo mt com meu namorado . Ele acha que tpm eh frescura de mler , mais nao eh ! Tpm eh uma doença qe deveria ser levada a serio . Eu fico supeer sensivel , as vezes num da nem vontade de levantar da cama . Gostaria de saber onde arrumar tratamento pra isso ! Bjo

    Comment by Vivi — 08/05/2015 @ 09:05

  129. Também me vejo nessa situação, já não sei mais o que fazer, qual tratamento procurar, se e psicólogo, se é psiquiatra, ta cada dia mais difícil lidar com a TPM, é uma doença sim…

    Comment by sandra — 27/04/2015 @ 19:07

  130. Faço minhas as sua palavras Leticia,é exatamente o que estou sentindo nesse momento,estou perturbada com pensamentos ruins também sobre o meu namorado que amo muito,e que é muito importante pra mim,tem 2 anos e meio q estamos juntos,com muito amor…..tenho pensamentos idÊnticos aos seus,fico pensando que não amo ele mais,que não gosto dele,deixo até de sentir ciúmes,e olha que eu sou ciumenta demaissss,é o tempo todo esses pensamentos na minha cabeça,parece que estou ficando louca pois eu sei q não vivo sem ele e esses malditos pensamentos ruins nao me deixam em paz,espero q passe logo…assim como você eu também espero que seja por causa do meu período e que passe logoo essa maldita tpm….,o seu comentário tbm me tranquilizou muitooo..bjs!

    Comment by Jéssica — 21/05/2015 @ 20:56

  131. As minhas tpms antes eram mais estressantes q perturbadoras, ficava agitada, estressada e bipolar mais nunca foi nada muito grave. Mais esse mês to muito muito mau, to perturbada cm pensamentos ruins, a maioria sobre a pessoa q mais me importo q eh o meu namorado . Ele eh paciente e fica me dizendo q eh normal q isso vai passar, mais eu propria nao me suporto, sao pensamentos que nao quero que passem na minha cabeça q nao são vdd mais que insistem em me atormentar “voce nao ama ele” ” vc nao.gosta dele”, estamos a um ano e meio e cara ele eh tudo pra mim! Chorei muito muito com isso , to ficando realmente doida e espero que isso seja por causa do meu período, que quando passar isso acabe de uma vez! Os comentários das meninas me tranquilisaram bastante rsrs.

    Comment by Leticia — 24/04/2015 @ 00:26

  132. Eu também sofro muito com essa TPM, só tenho 25, não tenho vontade de viver passo grande parte da minha vida chorando, não consigo enchergar o lado bom da vida e nem consigo me relacionar sério com ninguém, eu até tento, mas pego raiva, tudo me irrita e acabo sem mais e sem menos..
    Tudo e Todos me irritam, alguns movimentos repetitivos, barulhos, voz de pessoa, fico quieta o dia todo evito falar pois nada me agrada, fico muito irritada chego até a me tremer de raiva…Gostaria tanto de uma solução, porque querendo ou não acabo sendo bipolar e afastando minhas poucas amizades..

    Comment by Mika — 31/03/2015 @ 18:39

  133. Eu com muito apetite antes de vir o meu periodo, chego a pensar q sao sintomas de gravidez, como muito, muito mesmo! Oque q sera ?

    Comment by jucy — 25/03/2015 @ 13:59

  134. NOSSA,EU JÁ FICO TRISTE QUANDO CHEGA ESSE DIA,TODOS OS MEUS PROBLEMAS VEM COMO UMA BOMBA E EXPLODE SOBRE MIM,TODO PASSADO RUIM,LEMBRANÇAS VEEM A TONA,SE ALGUÉM SE ATREVER A GRITAR COMIGO EU ME SEGURO PRA NÃO DAR UM TAPA NA CARA,FICO BASTANTE SENTIDA,E COMEÇO COM UM CHORO PROFUNDO,MEU NAMORADO COMO É BASTANTE COMPREENSIVO ELE MIM ENTENDE E JA AVISO A ELE QUE NÃO LEVE EM CONTA TAIS SITUAÇÃO,MAIS EU ME SINTO TÃO MAL E SOFRO COM ISSO.

    Comment by GIH — 04/03/2015 @ 17:30

  135. Estou passando por isso tudo gente estou desesperada.

    Comment by Joice Randa — 14/02/2015 @ 16:13

  136. Eu. Fico mal dez dias antes mudo totalmente e fico assim por mais todo o clico melhoro no final fico,bem só 20 dias por mês é horrível sofro muito queria até tomar remédio pra não menstruar nunca mais

    Comment by Maíra — 26/01/2015 @ 13:10

  137. Muito complicado essa fase da TPM, Sinceramente não sei o que fazer. Me prejudicou demais.
    Tive dois relacionamentos, casei duas vezes, e me separei. parei para pensar que todas as separações brigas horríveis foram antes da menstruação. Hoje estou casada , mas continuo com essas crises é horrível, brigo demais com meu marido, fico ansiosa, quero brigar por qualquer motivo, e já me separei dele varias vezes. Hoje continuamos juntos. Mas nesse período brigamos demais, já passamos 10 dias brigando nessa fase da TPM. Hoje já estamos no 4º dia brigando, tudo para me é irritante, choro de raiva, me sinto um nada. Me sinto feia, nada me agrada, nada me faz feliz nesse momento. Mas depois que passa eu já fiz muitas coisas erradas e acabo numa separação.
    MEU DEUS Como sofro com isso!! Ele me pergunta se eu estou na fase da menstruação e eu digo a ele que não estou. Por que já tenho medo, vergonha. Sabe é muito difícil. Peço a DEUS para me ajudar naturalmente sem ajuda de médicos. Vou a igreja, oro muito, mais ainda não recebi a graça.
    Fui ler aqui estes comentários, fiquei bem mais forte, por que sei que não é só eu que passo por isso. E assim fico mais pensativa, por que achava que isso tudo só acontecia comigo.
    QUE DEUS ABENÇOE TODAS NÓS. EM NOME DE JESUS AMÉM…

    Comment by Aninha — 21/10/2014 @ 15:53

  138. Me identifiquei com todos os depoimentos, nesses dias me sinto a pior pessoa do mundo, nada está bom para mim, encontro problemas onde não existe, sinto vontade de chorar a todo instante me sinto irritada e sem rumo. Nesta fase me sinto desorganizada a sensação é de que está tudo fora de ordem e que não faço nada corretamente, preciso de uma saída pois quem convive comigo sofre sem entender o porque e não posso continuar vivendo assim, buscarei primeiro força em Deus depois ajuda dos médicos. Que Deus abençõe todas que sofrem com isso.

    Comment by Mírian — 13/10/2014 @ 08:28

  139. Nossa como me sinto aliviada em ver que existe uma saída, e graças a esse site e a esses depoimentos me conscientizei que preciso de ajuda e que posso mudar isso na minha vida.Estou quase perdendo meu noivo porque sinceramente eu mesma mau me suporto, como ele mesmo diz passo da melhor pessoa para pior em algumas horas e não aguento mais isso.se amo acordo na minha tpm e uma simples palavra ou gesto me faz odiar. Choro pedindo a Deus pra me curar sou evangélica graças a Deus e creio que Deus pode me curar, mas Ele colocou em meu coração que preciso fazer a minha parte e buscar ajuda de médico de um psicólogo porque percebi q esta piorando e está ficando sem controle e pensei mtas vezes em desistir até do meu casamento. Mas eu decidi não vou desistir pq sirvo a um Deus que me fortalece a cada manhã e faça isso tb meninas orem e vão buscar ajuda pq existe cura e libertação para todos filhos de Deus .

    Comment by Tamires — 15/09/2014 @ 01:00

  140. Ola meninas tambem to passando por isso e estou fazendo acompanhamento com pisiquiatra e acima de tudo tenho fe em Deus sou evangelica e tenho ido sempre a igreja com minha familia tenho orado muito e sei que Deus vai me ajudar e muito dificio mas coooquem Deus na frente e tudo vai dar certo eu numca tive isso vim ter agora com 34 anos a minha primeira crise fui parar varias vezes na emergencia ate eu comerca a prestar a tencao que esses sintomas so acontecia no periodo da menstruacao agora vou ao ginecologista para uma consulta mas des de ja estou emendando a cartela para nao ovular .Que Deus abencoe a todas nos sempre Amem.

    Comment by Jose — 14/09/2014 @ 16:08

  141. Fico muito mao como tensão enjôos tonturas mao estar dor d barriga ext fico mao mesmo

    Comment by Vanessa Leite — 12/09/2014 @ 21:20

  142. Nossa ,perco a razao nesta época .Nao existe luz no fim do tu
    nel.Estou assim neste momento tenho vontadevontade de morrer e matar .Me socorre Deus!Parece que vou infartar ,fico completamente fora de mim.Minha vida social é prejudicada por isso

    Comment by Marcia — 08/09/2014 @ 13:57

  143. ai me sinto muito triste, vontade de chorar , dor de cabeça ai meu DEUS me ajuda.. 🙁

    Comment by adriele — 23/08/2014 @ 14:13

  144. Fico muito mal antes de menstruar,muitos enjoos,tonturas,falta de apetite,muita dor de cabeça e pensamentos ruins,tipo fico com medo de enlouquecer,fico ansiosa tenho q tomar seaklan ele acalma! Fico aliviada q nao sou so eu q tenho esses sintomas e essa maldita tpm! Força e fé meninas!

    Comment by Patricia Jorge — 20/07/2014 @ 22:30

  145. Caramba!!! Graças a Deus que não tenho esses sintomas, fico normal, parece q as vzs nem tenho isso. E graças a Deus nem sei o que é cólica também.

    Comment by Vanessa Correa — 20/06/2014 @ 23:13

  146. Kelly, não desista de viver… Eu tbm tenho sérios problemas com a tpm e no meu casamento… Mas o que me ajuda a continuar é Jesus… Procure um tratamento, mas procure tbm conhecer Jesus… Ele é vida, é amor e é o melhor e mais fiel amigo que podemos encontrar!

    Comment by Késia — 05/12/2014 @ 13:47

  147. Já tentei suicídio diversas vezes. Parei em uti…tentando morrer com medicamentos controlados. Percebi que as épocas eram sempre próximo da menstruação…chorar, arrumar briga do nada o q acarretou em graves problemas e afastamento familiar. Infelizmente descobri isso raciocinando e me auto analisando. Preciso de um psiquiatra e ginecologista. Vou tentar seguir um tratamento ou ainda acabarei tirando minha vida e deixando 3 filhos …sendo um com paralisia cerebral.
    Estou com 36 anos, divorciada, com 3 filhos para criar…16 anos…14 anos …e uma menina fé quase 12 anos…desempregada e sem apoio de familiares, afinal meu ex marido é esquizofrenico.
    Tenho carta pronta de morte e pretendo nunca conseguir….mas a vontade persistente não passa e piora na fase pré menstrual. Vou tentar o tratamento pelos meus filhos.

    Comment by kelly — 21/04/2014 @ 02:47

  148. Eu nesse periodo sinto tantos sintomas … que tenho medo… ansiedade ….raiva de tudo.. depressao…. maus pensamentos… mas me controlo porq sei q quando a mestruação vai embora tudo acaba… e horrivel.

    Comment by edcleide — 20/03/2014 @ 21:08

  149. Muito bem explicado Dra Regina e exatamente isso que estou passando agora…. estou no periodo Menstrual e coincidiu numa epoca bem stressante da minha vida, perca da minha mae, separação, pouca remuneração no trabalho, isso tudo me deixaram em parafuso, entrei num quadro de anciedade que e associei a varias doenças e quase entrei em panico, so nao surtei porque isso ja me acontecera antes e sei lidar um pouco com isso, fui dizendo ao meu inconsciente, que so sao problemas que tenho que resolver e que juntou com meu periodo antes menstrual e deu nesse caus todo.. ainda continuo meio ruim, mas hoje com essa consciencia que tenho consigo me controlar um pouco fazendo com que vou melhorando aos poucos.. chego a noite em casa pego meu tenis vou fazer uma caminhada e procuro me desligar dos problemas e das tençoes…Mas isso e terrivel nao tenho tempo de um acompanhamento com psicologa sei que preciso as vezes, nao gosto de tomar ancioliticos e nem anti depressivos… vou me cuidando assim tomando ciencia dos meus problemas e ate onde devo me preocupar de verdade!!!
    Abç

    Comment by Edi — 12/02/2014 @ 08:50

  150. Nossa é de mais oq acontece comigo nessa fase de TPM…. eu pensava que só eu era assim mais não que mais mulheres passam por isso… parece que eu vou pirar nessa época do mês eu fico muito ansiosa, nervosa as veses perco o controle do que faço tudo me irrita fico com vontade de chorar gritar parece que o mundo vai acabar pra mim…. Valeu a dika desse site vou procurar mesmo um especialista pq to prescisando de mais e tenho ate medo quando fico assim…!!!

    Comment by Melissa — 21/01/2014 @ 19:03

  151. Meu DEUS gente me sinto, exatamente assim penso em até tirar a minha vida é horrível eu achava que eu era louca,uma raiva, dor forte no peito, uma angustia sem contar a vontade de chorar e de sumir e terminava todo mês com meu marido, ate pardelo de vez, pq se eu nao me aguento imagina ele. Nao posso mais viver assim tenho medo de fazer uma besteira. PRECISO DE AJUDA DE UM REMÉDIO SEI LA ISSO TA SE AGRAVANDO A CASA MÊS.

    Comment by keuren — 16/07/2015 @ 21:58

  152. POXA AMANDA VOCÊ FALOU E ME VI EM SUA SITUAÇÃO. E DESSA FORMA QUE ME SINTO TAMBÉM. E UM POUCO MAS…. PENSE QUE SOFRO MUITO NESSE PERÍODO – See more at: http://www.psicologaregina.com.br/?p=243#comment-458

    Comment by ANDREZA — 23/11/2013 @ 10:51

  153. É exatamente assim que me sinto tb, é uma fase que parece que vou morrer a qualquer momento. Pensamentos negativos em tudo, fico extremamente depressiva. Ja procurei medicos mas nao dao a minima, ja tomei remedios e nada. ta vontade ate de se suicidar.

    Comment by Flavia — 13/07/2015 @ 11:47

  154. Nossa!eu tbm sinto tudo isso!vou ao medico pra saber o que faco!

    Comment by Fabricia — 08/05/2015 @ 12:52

  155. é exatamente assim meninas que mim sinto tbm!!! choro horrores.meus dias são maus!! mas tenho buscado orar muitooo pedindo a deus pra mim acalmar .só ele pode todas as coisas.e não dispenso ajuda medica tbm pois DEUS deixou os medicos para nos ajudar mesmo

    Comment by adriana — 17/04/2015 @ 15:45

  156. Nossa! Me identifiquei demais com suas palavras, me sinto exatamente igual. Penso em suicídio e tenho muito medo de tomar decisões nesse período e me arrepender depois, decisões do tipo: romper com meu marido (sendo que em outras épocas nos damos muito bem). Esses pensamentos perturbam minha mente, choro muito e me irrito muito, sinto que estou sozinha no mundo e que não me resta saída. Resumindo, é horrível demais. Eu sofro muito e as pessoas que convivem comigo tbm sofrem. Não tenho conseguido lidar com isso sozinha, sinto realmente que não sou eu!
    DESABAFO TOTAL!

    Comment by mariana — 11/02/2014 @ 19:07

  157. POXA AMANDA VOCÊ FALOU E ME VI EM SUA SITUAÇÃO. E DESSA FORMA QUE ME SINTO TAMBÉM. E
    UM POUCO MAS…. PENSE QUE SOFRO MUITO NESSE PERÍODO.

    Comment by ANDREZA — 23/11/2013 @ 10:49

  158. É um período tão difícil, que sinto vontade de morrer… As vezes fico com medo de acabar fazendo alguma coisa… Como se eu estivesse possuída… Não quero sexo, mas fico brava se meu parceiro não me procurar… Fico sentindo um aperto no peito que chega a me faltar o ar… Queria qualquer remédio que fosse pra parar com isso… E sei que é descontrole emocional… TPM é doença sim, e deveria ser levada mais a sério até mesmo para que os homens tenham mais conhecimento sobre essa fase e aprendam a lidar com suas parceiras.

    Abraço.

    Comment by Amanda — 05/08/2013 @ 11:57

  159. concordo com você ,Eu já não vivo mas em paz por causa da tensão pre menstrual

    Comment by leila celia pereira — 07/05/2013 @ 21:47

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados