Traição – Infidelidade: Como Confiar Novamente?

Superar-uma-traicao

 

 

A infidelidade é um fantasma cada vez maior nos relacionamentos monogâmicos, pois o medo de ser traído pelo parceiro (a) torna-se uma constante na vida de muitos casais nos dias de hoje. A traição no contexto do relacionamento amoroso ocorre com mais frequência em alguns traços específicos de personalidade do parceiro que trai.

 

traicao-1O sedutor

Um perfil de personalidade que é mais propício a ser infiel são aquelas pessoas egoístas, pois pensam somente em si e são indiferentes aos sentimentos do parceiro (a) na relação amorosa.

Apresentam dificuldade em tolerar as frustrações e preferem não “se arriscar” mantendo relacionamentos superficiais evitando o envolvimento sentimental.

Geralmente são sedutores, cuidam excessivamente da aparência física e quase não dão atenção às necessidades afetivas do parceiro (a).

Não sentem remorso ou culpa, pois estão agindo da forma como acreditam que é certo e o foco é cuidar de si e do seu próprio bem estar. Vivem quase que individualmente dentro de uma relação a dois e traem quando desejam. São indivíduos que tem como desejo principal a sedução e o relação sexual em detrimento de qualquer vínculo sentimental ou ideal de família.

imaturidade-emocionalImaturidade emocional x Infidelidade

Outro perfil de parceiro (a) infiel são aqueles indivíduos imaturos emocionalmente. Estes não sabem lidar com as crises do relacionamento: críticas, divergências, atritos, relações sexuais escassas e em meio a tanta turbulência sentem-se frustrados, indesejados, mal amados.

Geralmente são pessoas inseguras, com dificuldade de terminar a relação, medo de “perder” os filhos ou de enfrentar uma possível rejeição, sentem-se culpados e a infidelidade surge como o preenchimento de uma necessidade não atendida no relacionamento.

Sentem o desejo de trair, mas tentam se controlar para não magoar o parceiro (a), analisando e ponderando, ou seja, possuem certo nível de afetividade e sentimento em relação ao parceiro (a) atual e a traição somente ocorre quando a relação amorosa está muito abalada.

Pais_e_filhosHistórico Familiar

Muitos destes indivíduos (principalmente os homens) se desenvolveram em um contexto familiar onde tiveram a referência de pais infiéis ou “machistas” que incentivavam seus filhos a “provar sua masculinidade” estimulando o sexo desvinculado dos valores sentimentais.

Geralmente os adultos infiéis de hoje foram crianças e adolescentes que não tiveram limites em relação à sexualidade vivendo relações sexuais prematuras e inconsequentes quando o momento ainda era o de “brincar”.

É importante que os pais orientem seus filhos no sentido de vivenciar as fases da infância e adolescência da melhor forma possível auxiliando-os a amadurecer cerceados de limites e com noções de responsabilidades a respeito da constituição de relacionamentos como o namoro, casamento e estruturação de família.

Quando desprovidos desta base familiar o indivíduo provavelmente terá dificuldades em se envolver sentimentalmente numa relação a dois, pois a sexualidade, individualismo e insegurança ganham importância para ele impulsionando as relações extra conjugais para satisfação pessoal e satisfação sexual.

A Infidelidade para Homens e Mulheres

Os homens possuem um desejo sexual mais intenso e em função disso são mais susceptíveis a conceber relações amorosas desvinculadas de sentimentos visando somente a satisfação sexual. Já as mulheres dificilmente mantém uma relação amorosa a longo prazo somente por sexo, pois se envolvem emocionalmente nas relações. Para elas a relação sexual não é o ponto crucial do relacionamento, pois sentem a necessidade de se sentirem amadas, desejadas e admiradas.

Como e em que situação conseguiremos superar a traição?

terapia_de_casal1A traição não será a solução para os problemas do casal e na maioria das vezes é apenas uma “fuga emocional” para não enfrentarmos algum desajuste do relacionamento de frente.

A infidelidade traz muita dor para quem foi traído, mas pode ser a grande chave para que os parceiros possam resolver alguns problemas no contexto do relacionamento que sempre existiram, mas ambos não conseguiram resolver talvez pelas suas próprias inseguranças e dificuldades individuais.

Quando a infidelidade ocorre somente para satisfazer a si próprio sem motivação aparente, o resgate da relação é mais difícil, pois o indivíduo egoísta geralmente não quer mudar e acredita que está certo. Já no caso do indivíduo que se envolve sentimentalmente na relação, pode se estruturar psicologicamente para aprender a enfrentar seus medos e dificuldades de lidar com o parceiro (a) na relação.

É preciso procurar ajuda profissional. A psicoterapia de casal irá auxiliar no autoconhecimento dos parceiros provocando mudanças em relação às expectativas e necessidades de cada um, além de ser muito enriquecedor para o contexto da relação no futuro,

A infidelidade pode ser a oportunidade de auxiliar o casal a “se encontrar novamente” e a relação pode ser redimensionada se estiverem dispostos a tentar mudar algumas características individuais e conduzir de uma forma diferente a relação amorosa. E lembre-se que numa relação de casal a responsabilidade dos problemas inerentes à relação é sempre dos dois independente dos motivadores individuais.

3 Comments »

  1. descobrir que depois de 2 Dias de casada meu marido me traiu com uma mulher que tem um contrato de casamento ja a 7 anos,uma semana depois descobri que ele aqui em Portugal tem um relacionamento com outra mulher ja a 10 meses e nos so vivemos a 11 meses aqui,ele me disse ja a 4 anos esperava por uma oportunidade de esta comigo que eu sou a mulher da vida dele e bla bla bla,depois que eu descobri tudo ele passou a dormir todos os Dias em casa ja a 7 meses que ele nao dormia comigo dizia que tinha que trabalhar todos os Dias Mais eu sempre desconfiei que nenhum ser humano poderia trabalhar 30 dias por mes sem direito a discanso,agora que descobri tudo ele esta pianinho mais eu nao consigo superar isso me toi tanto pensar que deixei um casamento de 6 anos para ficar com ele,deixei todo o conforto que tinha e agora estou aqui traida da pior forma que uma pessoa pode ser traida,e quando pergunto pra ele por que? ele diz que nao sage pois nunca quid se casar com outra mulher mais comigo no segundo dia ja me propos casamento e que me ama ,mais eu nao sei o que fazer dia 07/11 faz um mes as vezes passo 3 Dias super bem nem me lembr do que ele me Fez mais dai descubro um pouco mais d que ele Fez ai Rico pior,Como semana passada descobri que ele fez uma viagem de 15 dias com ela e ainda toi nos mesmos lugares que me levou com ela e aida levou ela na casa da minha sogra que graças a deus botou eles para correm, ele diz que nao esta apaixonado e que depois que eu descobri ele caiu em si que me ama muito mais que ele pensava so que eu ja nao acredito em uma so palavra du que ele me dis pra mim tudo e mentira verdadeiramente nao sei o que fazer

    Comment by edy — 05/11/2016 @ 18:59

  2. Meu marido é o imaturo não soube lidar com as dificuldades. Me traiu eu descobri pediu perdão e continuou a mentir e eu sempre acabei descobrindo tudo e ele negando virou uma bola de neve, ele não aceita que eu desconfie mas continua mentindo a mulher não desiste dele isso faz dois anos quase, esses dias numa bebedeira peguei ele na casa dela … ainda tenho esperanças , mas não sei mais o que fazer estamos separados e ele sempre me culpa por tudo, não aceita o erro e viver aa consequências dele, não aceita as minhas condições quer que eu não desconfie mais e pronto.

    Comment by Caroline — 14/01/2016 @ 08:59

  3. Nossa estou perplexa, sou casada a 23 anos e nunca consegui ser feliz no meu casamento e agora esa insuportável, pois não quero mais aceitar certas coisas q deixei sempre acontecer e q agora não admito mais, no fundo não sabia e estou ficando tão desesperada em saber por que não consigo reverter isso, a relação está extremamente insuportável e por estar desesperada cheguei a esse site q por incrível q pareça me deu a resposta q eu a tanto anos eu precisava saber, com quem eu vivo, quem é essa pessoa q está comigo, q não me respeita, q arrisca seu relacionamento para q? Q só pensa em si próprio, q nada o sensibiliza…até mesmo aos filhos q nunca estão em prioridade, como não tivesse.
    Estou tão mal q choro por descobrir com quem vivi e vivo a tantos anos sofrendo sozinha e lutando por um casamento de ilusão. Ele é o puro sedutor. Me sinto inojada e muito arrasa pois esta vindo tudo q passei e vi acontecer nos meus olhos e permiti. Que dor é essa meu Deus.

    Comment by Simone — 27/07/2015 @ 16:55

Deixe o seu Comentário


© psicologaregina.com.br - Todos os direitos reservados